Sua cultura é seu sistema imunológico!

Kafunji Mahin
revistaokoto
Published in
2 min readJun 29, 2022
Por Diego Nunes

Depois de ontem, essa frase tem um significado muito mais forte e poderoso! Ontem não foi um dia comum…firmamos o fim de ciclo e demos o início a um novo, cheio de trabalho, novos desafios, novas ambições e a certeza de que a gente é capaz de tudo!

Ontem rolou uma roda de “até logo” no Valongo, e a energia produzida ali, o jogo do jogador, o canto do cantador, o movimento de cada um na roda e mesmo os de fora dela, fizeram tudo fluir e expandir como só Exu sabe fazer!!

Eu nunca senti Bará, o Senhor do Corpo, senhor do meu corpo, meu Bará, tão vivo e gerando energia em mim, como ontem. E isso foi fundamental pro que aconteceu após.

O depois, foi o oposto do que rolou antes…na volta pra casa, eu e Akinwunmi sofremos um tentativa de assalto com arma branca. Mas não foca nisso não, porque a frase lá de cima foi e é nossa resposta ao susto.

A reação ao assalto foi pensar rápido e correr o máximo que a gente pôde …(Aí aquele papo que a gente sempre tem na casa, sobre as respostas que damos à violência que sofremos….se for possível responder no diálogo, dialogue, se for possível trocar no soco, troque, se a única alternativa for correr, corra!) E corremos. E eu, particularmente, descobri que meu corpo sustentou o pique que demos até chegar em casa.

E mais do que isso, todo o papo dado ontem na roda no Valongo, veio em mente…sobre um proteger o outro, um estar pelo outro, um guardar o outro, foi feito! E ao chegar em casa, falamos a respeito e logo usamos as lembranças de como foi a energia da roda no Valongo, pra não deixar a energia baixar, nem entrar naquela onda bad.

Dia seguinte, tamo aqui…digerindo a situação, e com a absoluta certeza de que nossa reação teve tudo a ver com a espiritualidade, com o axé da casa, com conseguir manipular a energia a nosso favor.
O que eu tiro de lição nisso tudo é que o Okoto me deu a possibilidade de ser Exu, e ter meu corpo fechado pelo que aprendo aqui! A lição é que eu me sinto forte e não é qualquer energia que me atravessa. A lição é que a cultura construída pelo Okoto, é o sistema imunológico e espiritual que me mantém suavona diante do caos.
Pq afinal, Exu ri, Exu dança, Exu sempre estará vingado!

--

--