Sua procrastinação pode ter relação com a forma que você vê sua liberdade!

Ahangbé Ainá Ehioze Òkòtó
revistaokoto
Published in
2 min readMay 4, 2022

Geralmente, pessoas com o hábito de deixar pra depois são também aquelas que conseguem terminar a tarefa no último momento, na maioria das vezes. O problema é que quando isso não dá certo e essas pessoas não conseguem realizar a atividade na última hora, elas sentem uma frustração enorme além de muita culpa.

Mas por que fazemos isso? Pra além de entender sobre a procrastinação, precisamos entender o envolvimento das suas emoções com esse hábito.

Quando se tem o costume de deixar pra última hora, você entendeu que é capaz de fazer aquilo mesmo sob pressão e em um prazo curto, e isso te dá a sensação de que você é foda!

Note, quando essa situação de procrastinar e resolver em cima da hora acontece, você sempre comenta o fato com alguém com ar de “ Menina, ontem eu fui dormir às 3 horas da manhã porque eu estava terminando um trabalho, estou morta!!” e a pessoa te olha como quem diz : “ Caramba! você é tão atarefada, você dá conta de fazer coisas muito difíceis e ainda tá aqui? GUERREIRAH!!!”

Nesse momento, você tem o retorno que você precisava para burlar o seu sentimento de culpa por não ter se organizado melhor. E mais, esse “reconhecimento” do outro te faz sentir em posição de destaque, te faz sentir fodão e reforça esse seu comportamento. OU SEJA você vai fazer de novo buscando essa sensação.

Nessa altura do texto, você já identificou que o problema não desapareceu e que você só maquiou ele pra se sentir confortável em procrastinar de novo. Mas o que esse problema aponta sobre você? Aponta a sua dificuldade em administrar sua liberdade (o tempo que você teve pra resolver essa tarefa tranquilamente) e a transferência do seu controle emocional para os outros.

O fato de você não saber lidar com a sua liberdade está diretamente relacionado com a expectativa que você tem que o outro te compreenda, te elogie, te ache foda. Quando isso acontece você se vê preso à reação da outra pessoa, ou seja, você entrega a essa pessoa indiretamente (ou nem tanto) o direito de te controlar. Quando isso não acontece, você fica dias sofrendo por não ter se organizado melhor e se sente a pior pessoa do mundo.

Nessa lógica, você só vai se movimentar quando você for cobrado pelo outro de alguma forma e não porque você está no controle das suas tarefas.

A pergunta que fica é: Como você vai adquirir autonomia enquanto pessoa preta se você não sabe lidar com a sua liberdade? Hum?

--

--