Um lembrete da nossa grandeza

Arokin Akasia
revistaokoto
Published in
2 min readMay 11, 2021
Ilustração: Izaias Oliveira

‘Essa pele que a gente carrega está cheia de história, axé, é o símbolo de poder da nossa nação!’

Dos vários papos sinistros que Garvey deixou pra quando estivermos em tempestade ele deixou como ensinamento que “a pele preta não é uma medalha de vergonha, mas sim um símbolo da grandeza da nação”.

Na época em que o cara manou essa há um século e bráulios atrás a autoestima do negro estava escancaradamente minada de mentiras brancas sobre nós mesmos, muitas que sobreviveram até hoje passando pelas gerações de brancos e infelizmente também de famílias negras, que perderam a capacidade de se exaltar, de exaltar a beleza (não só estética/física) do próprio povo! Sem estima suficiente pra exaltar a si próprios.

No livro “Melanina: A Chave Química Para a Grandeza” de Carol Barnes é explanado e demonstrado como a melanina (ou melatonina) é algo intrínseco a qualquer corpo por ser

“…peça fundamental no controle da memória, motivação, maturação e organização mental, integração de sensação, sonho, emoção(…).”.

Ou seja, é o que bota ordem no bagulho.

Mostra como foi escondido de nós o quanto essa substância, vista com evidência em pessoas de pele escura por ser a forma visual como aparece esse hormônio em nosso corpo, é fundamental não só para o funcionamento do indivíduo, mas de todo um povo.

A melanina é o que nos faz ser preto, ser africano!

E ela não ta presente só na gente não, todas as coisas da natureza também a possuem em suas composição, é uma parada que nos (re)une a natureza, que nos dá poder de cura, de movimento, de criar…

Voltando ao brabo, o cara levou esse papo a sério e fazia sempre questão de fazer com que valorizássemos a nossa melanina, a nossa pele.

Essa pele que a gente carrega está cheia de história, axé, é o símbolo de poder da nossa nação! A melanina é tão poderosa que os brancos fazem de tudo pra apagar a história dos povos melaninados e vem genocidando o nosso povo desde que esses fudidos perceberam que eram mais fracos por não ter melanina!

E ainda tem gente que acha suave perpetuar o genocídio botano filho em barriga de branco!

Garvey já mandou o papo: nossa pele é um lembrete da nossa grandeza, da que já foi e da que construiremos!, da que já foi e da que construiremos!

--

--