Uma Familia é uma dinastia, um futuro

Vitória Camilly
revistaokoto
Published in
2 min readFeb 14, 2023
Misha Òkòtó

Há tantos flashes na nossa cara quando o assunto é criar uma família preta, queremos seguir em frente e fazer o que deve ser feito e fazemos sim, não há nada que nos tire isso/ou deveria tirar. Mas tem pessoas que são levadas por conversa fiada que colocam na nossa cabeça, seja palavras ou até uma representação na TV/imagem que faça deturpação dos pretos e pretas em família e comunidade. Lembro da minha primeira ida ao papanicolau, não sei, mas não estava ansiosa ou com medo apenas queria fazer aquilo e ir embora, sem papo, sem conversinha, eu faço o meu e o médico o serviço dele… Quem disse que isso ocorreu como eu queria, em plena 8h da manhã. Depois de preencher a ficha com perguntas normais de um exame daqueles veio a pergunta crucial pra dar o gatilho “Você usa anticoncepcional?” Eu disse “Não”. Inclusive foram as únicas coisas que disse não e sim, e com a cabeça. Dali já veio, “mas você quer ficar grávida?”, “Tem um relacionamento bom com sua mãe?”, “Você estuda?”, “Seu namorado trabalha?”, “Já pensou você chega grávida em casa? Pra onde você vai? Você acha que seu namorado vai te ajudar mas ele vai sair com os amigos pro futebol e você vai ficar em casa fazendo comida e sozinha, ele, vai voltar bêbado”. “Não é melhor você fazer uma faculdade? Com 22 terminar e conseguir um emprego, ganhar 6mil, ter sua casa, estrutura e aí ter filho? Não depender de homem.. não acha?” Só respondi não com a cabeça e não aceitei novamente a pílula. Ele pediu teste de gravidez também depois de eu falar que eu sei que não estou grávida.

Nessas tantas perguntas me vem tanta coisa na cabeça. A imagem do homem preto sendo retratada de maneira ridícula. Quando na verdade estão retratando o homem branco. Um lado é como levam as mulheres negras com ideias totalmente fora da realidade e que não cabem a nós, não nos faz bem estar pra lá e muito menos deixarmos os homens pretos pra obviamente ficar com um branco, já que você iria pra faculdade, onde os pretos não estão. Separar duas forças que juntas destroem o branco. Sinceramente, não apenas deixei de ouvir o branquelo mas tenho ainda mais certeza de que quero uma família, uma família preta linda e muito grande, sempre quis e sei que tudo tem seu tempo, sou inteligente e espirituosa, não deixo qualquer zoto entrar e fazer alarme e se sentir folga na minha própria casa.

Para Ilé Ìfẹ́

--

--