Umoja é coisa de preto!

Olàmidê Òkòtó
revistaokoto
Published in
2 min readDec 29, 2021

Pra trazer o primeiro princípio do kwanzaa, eu vou falar é do I Festival é coisa de preto.

Arte: Talita Queiroz

UMOJA, significa UNIÃO, estar unido como família, comunidade e raça, ótima definição pro que aconteceu nos dias 26,27 e 28 de novembro.

O primeiro dia do Kwanzaa, é celebrado no dia 26 de dezembro, onde o “lider” ou matriarca da família, convida todos a se juntarem e os cumprimenta com a pergunta oficial: “Habari gani?” (O que está acontecendo?), ai eles respondem com o nome do primeiro princípio: “umoja”. O ritual é repetido em cada dia de celebração do Kwanzaa, mas a resposta muda para refletir o princípio associado àquele dia.

A vela preta é acesa e o dia gira em torno da reflexão e o esforço para manter a unidade na família, comunidade, nação e raça.

No I Festival É coisa de preto rolou roda de capoeira, rolou oficina de maracatu, teve dança Maracatu, teve um momento pra falar e ensinar a importância dos primeiros socorros, rolou tambem bate papo sobre noções de economia, teve Roda sobre o nosso Ilê Ifé, a nossa Oja D’oya PRESENCIAL, muita gente linda e muita comida gostosa…

Agora quer falar de beleza e axé, foi aquela abertura, cê tá maluco… só quem viveu pra saber..

Detalhe que o festival uniu pretos de diversos locais desse brasil, teve gente nos corre autônomo vendendo seus produtos, fazendo a nossa economia se fortalecer e o nosso dinheiro circular cada vez mais entre a gente, fora as roda de conversa, os aprendizados e muita mas muita risada!

Quem planta tâmaras não colhe tâmaras, mas confesso que com esse bonde esse processo de plantio tem sido muito gostoso, a militância não adoece se tu tá pelo certo… aqui é só alegria e muita firmeza, aqui é COISA DE PRETO, aqui é família …eu posso provar..

temos muuuuuiiitooos registros, que Ceis vai ver por esse mês todinho…

--

--