UMOJA: Unidade

Nicole Reis
revistaokoto
Published in
3 min readDec 28, 2020

Kwanzaa é uma celebração feita pelo povo preto que dura 7 dias, de 26 de dezembro a 1 de janeiro. Foi criada nos Estados Unidos em 1966 pelo Dr. Maulana Karenga.

Como toda festa nossa, tem que ter gente, comida, bebida, música, dança. É sobre festejar o fato de estarmos vivos, sobre planejar o nosso bem estar coletivo e individual para os próximos meses. Não é religioso, mas é sobre um ritual. Ou seja, tem um propósito.

É uma celebração que o passado, presente e futuro estão juntos. Porque é sobre o resgate cultural africano, que é celebrado no presente porém está sendo pensado no futuro também.

Para lutar e manter a unidade na família, comunidade, nação e raça

Em cada dia, um princípio é celebrado. Umoja é o primeiro e significa união. Para mim é uma palavra forte e que a todo momento tá sofrendo ressignificações. Porque união não é apenas sobre estar junto. Depende muito de quem se está do lado e como esse laço é formado.

“Ninguém solta a mão de ninguém”, só que não.

Antigamente eu acreditava que todo preto é amigo, que temos que nos abraçar e ficarmos juntos. Hoje acredito que não é bem assim.
Umoja é sobre andar em bonde, sobre tá com os seus. Saber que quando mexe com um, mexe com geral.

“Atravesse o Rio em grupo e o crocodilo não lhes comerá”

É estar unido perante os mesmos ideiais e propósito. Sobre construção, porque união não é algo estático. Acordos são selados constantemente para que a união seja cada vez mais envolvente.

“Esforçar-se e manter a unidade da família, comunidade, nação e raça.”

A União é sobre quem você pode contar, quem vai chegar junto. Quem vai tá contigo pra da sermão e pra te abraçar.

Você precisa escolher e saber quem vai tá do seu lado, quem é sua família, sua comunidade, quem é membro da sua nação e quem representa sua raça.

Quando você pensa em união, você pensa em algo grande? Em muita gente junta? Porque não é sobre o tamanho, é sobre a força. É sobre ser consolidado ou não. É sobre conexão, é a parada de ter liga.

Com quem você tá unido? Você confia? Porque pra você tá junto precisa de troca, precisa de confiança. Precisa de intimidade, por isso é a base e acredito que por isso tenha sido escolhido pra ser o primeiro dia.

Uma vez unidos, é mais fácil se auto definir, seguir um propósito, trabalhar de modo coletivo, realizar trabalhos econômicos, criar e ter fé.

--

--