Valor

Magrinha Òkòtó
revistaokoto
Published in
3 min readApr 22, 2021

Tem um pessoal que adora falar que descende de reis e rainhas, que inclusive se coloca como rei ou rainha. Mas ai ta la, mendigando migalhas de branco. Qual a visão de rei e rainha que essa galera tem pra se colocar num papel desses?

Essa parada me lembra o Neymar que foi participar do programa do Silvio Santos e ganhou uns 200 conto. Tipo 200 conto é dinheiro de pinga pra Neymar kkkkkkk fica até cômico tá ali pra receber algo do tipo.

Isso acontece com os pretos que vivem falando de raça, mas só pra agradar brancos, tudo em busca de migalhas. Como alguém no alto de todas suas qualidades e riquezas precisa de outro (que é uma raça que só roubou coisas nossas) pra se validar?

Essa conta não bate.

Um exemplo disso é as palmiteiras de plantão, eu consigo até entender quem tem autoestima toda zuada e fica com uns branco mal configurado. Mas e a galera que se coloca como foda e empoderada? E as rainha de wakanda que falam de raça pra lá e pra cá, mas no final vão lá com seus palmitos?

Ou acreditam em uma nação preta foda ou palmitam, os dois num dá.

Somos ricos, somos a base da humanidade e da civilização, temos prova atrás de prova de que os brancos só roubaram nosso conhecimento (basta ler Cheikh Anta Diop). Quem sabe disso deveria estar fazendo por onde honrar tudo que já fomos. Pessoal que fala tanto que descendemos de reis e rainhas tinha que fazer o mínimo de tentar chegar onde tantos outros chegaram, não de trocar nossas riquezas, cultura, passes anti-racistas por moedinhas jogadas por brancos.

“Se você não tem confiança em si mesmo, você é derrotado duas vezes na corrida da vida. Com confiança você ganhou mesmo antes de começar.” Honorável Marcus Garvey

É muito fácil falar que tem valor, mas e mostrar isso? E de fato se portar como uma pessoa de valor? Se colocar como riqueza? Como realeza? Isso não é uma chave que se vira da noite pro dia, é a procura de cada vez ser melhor pra si e para nossa raça.

O valor que eu falo aqui não é esse valor branco, é ter valor pra nossa comunidade. Porque também tem muita gente querendo ostentar valor com as coisas que tem ou com qualidades que são reconhecidas por brancos. E isso não vai servir a nós, porque tudo que agrade a eles vai ser prejudicial a nós.

Não basta apenas o conhecimento de que somos uma raça superior, nossas ações devem refletir isso. Se hoje trabalho pra branco é mirando e fazendo por onde ter autonomia para mim e para os meus, nisso eu nem coloco os negrescos, mas quem também tá na mesma missão.

Cada vez menos depender deles, cada vez mais estar entre os nossos e ter valor para os nossos.

“Uma raça que dependa inteiramente de outra para sua existência econômica, cedo ou tarde há de morrer” Honorável Marcus Garvey

--

--