Vamos Plantar? Planejamento: de olho no céu

Dada Adjoa Òkòtó
revistaokoto
Published in
3 min readApr 14, 2021

As plantas, assim como todos os seres vivos, têm suas atividades influenciadas pelo céu. As estações, o regime de chuva, a umidade do ar, a temperatura, a lua e a posição dos planetas interferem nas atividades da terra. Cada coisa tem seu tempo para ser plantado, cada coisa tem seu tempo para ser colhido e seu tempo para ser manejado e os mais velhos sabiam bem disso.

O SOL:

A luz é essencial para a realização da fotossíntese, e embora haja como realizar com luzes artificiais (em estufas indoor, por exemplo), não tem “lâmpada” melhor que o sol. Para um bom desenvolvimento da planta, é necessário garantir que ela receba, diariamente, um mínimo de 4 horas de luz solar.

Existem plantas que são mais de sombras, plantas que são mais de sol direto, então é bacana dar uma olhada. De uma forma geral, planejar no espaço de 4 a 6 horas de sol vai garantir uma produtividade boa.

A LUA:

A lua exerce muita influência sobre as atividades na terra e na vida, como o regime das marés, ou o momento certo de cortar o cabelo (os mais velhos já diziam — só em lua crescente, para ele poder crescer, ok?). Com as plantas funcionam da mesma forma. Quem mora em roça, já ouviu um mais velho falando que a lua tava ou não boa pra plantar milho, etc? Então…

Seguindo as fases da lua, podemos dividi-las em duas: Crescentes (lua nova, crescente, quarto crescente e lua globulosa (aquela quase cheia) e Decrescentes ( lua cheia, lua minguante, quarto minguante e também a balsâmica (aquela quase lua nova)). Durante as fases crescentes, as plantas utilizam sua energia principalmente para desenvolver folhas, caules, flores, ou seja, aquelas partes que ficam acima do solo. Já nas fases decrescentes,os recursos são direcionados para as raízes e as partes que ficam no subsolo como raízes.

Assim, de acordo com as fases:

LUA NOVA — PREPARO DO SOLO: Nessa fase a planta está com a menor quantidade de água do ciclo. Aqui, precisamos tomar cuidado com as doenças e pragas que surgem pelo solo, por isso, não é aconselhado plantar neste período, a não ser cultivo de folhosas que não formam cabeça (como repolho, brócolis, couve etc). A lua nova é um bom momento para fazer a manutenção de jardins, preparo da terra e manutenção dos canteiros.

Como a planta tá com pouca água nesse período, a colheita resulta numa secagem e cura mais rápidas.

O QUE PLANTAR: Coentro, espinafre, cebolinha, alface…

O QUE COLHER: milho, arroz, feijão, lentilha…

LUA CRESCENTE — FASE DE PLANTIO, FASE DOS RAMOS E FOLHAS: Quando a lua passa para a sua fase crescente a seiva fica concentrada no caule, nos ramos e nas folhas. Por isso, este é um bom período para fazer enxertia, para plantar e semear tudo aquilo que se desenvolve acima do solo. É nessa fase que as sementes germinam com mais velocidade também.

O QUE PLANTAR: Tomate, feijão, abóbora, pimenta-do-reino…

O QUE COLHER: Coentro, orégano, espinafre, rúcula…

LUA CHEIA- FASE DOS FRUTOS: Nessa fase, a água do solo é atraída para a parte de cima da planta e a seiva fica concentrada nos ramos e folhas. Os frutos colhidos nessa fase são mais suculentos e doces. Aqui também as pragas e doenças da parte aérea estão mais ativas e podem comprometer a saúde da planta. Os vegetais que nascem neste período são mais resistentes à seca.

O QUE PLANTAR: Brócolis, couve-flor, repolho, alface…

O QUE COLHER: Abacaxi, tomate, laranja, pimentão…

LUA MINGUANTE — FASE DAS RAÍZES E TUBÉRCULOS: Esse é o momento em que a planta mais absorve água e nutrientes, pois as atividades estão concentradas nas raízes e parte inferior, então é hora de ter bastante atenção e garantir que ela esteja recebendo nutrição e hidratação adequadas. Por conta disso, tudo aquilo que se desenvolve dentro do solo possui mais força, cresce e se desenvolve melhor. Este é um ótimo momento para germinação de sementes, desenvolvimento de raízes e tubérculos.

A poda e remoção de ervas daninhas podem ser realizadas na fase balsâmica ou quando metade da lua está visível. Isso porque essas fases são consideradas as de descanso da planta antes do início do próximo ciclo de crescimento.

O QUE PLANTAR: Rabanete, nabo, morango, uva, cenoura…

O QUE COLHER: Beterraba, mandioca, batata, cenoura…

Imagem retirada da internet

--

--