“Você cultua Orixá ou santo católico?”

Samuel Elias
revistaokoto
Published in
3 min readMar 9, 2021

..Vai cuida de sua vida, diz o dito popular
Quem cuida da vida alheia da sua não pode cuidar
Negro falava de umbanda, branco ficava cabreiro
Fica longe desse nego, esse nego é feiticeiro
Hoje negro vai à missa e chega sempre primeiro.
O branco vai pra macumba e já é babá de terreiro..

Como já dizia Geraldo Filme, temos que cuidar da nossa vida, das coisas que dizem respeito a nossa negritude, o branco conseguiu estudar a fundo e colocar em prática a demonização da nossa prática espiritual, os nossos costumes, nossos corpos e nós temos caído de forma que abraçamos a “religião”, os gostos e costumes deles, enquanto eles, depois de deturparem e fazerem a gente perder o interesse no que nossos ancestrais deixaram como herança, eles vem e se apoderam como se eles fossem os pioneiros no assunto, branco é tudo ladrão, destruidor e pilantra, quando eles falam na bíblia deles que o diabo veio pra roubar, matar e destruir, eles estão falando deles mesmos.

Hoje nós estamos nas religiões evangélicas, católicas e tal, e eles tomaram de assalto os terreiros dizendo que tem Orixá e tudo.

Há um tempo venho pensando sobre a forma que se deu o sincretismo na umbanda, embora sabemos que ela é uma religião criada aqui no Brasil, e é falado sobre a forma que nossos ancestrais usaram as imagens católicas na época pra enganar os senhores de engenho fazendo eles acreditarem que estavam cultuando os “santos” deles quando na verdade era uma forma de cultuar os Orixás e até aí tudo bem né, tinha a parada dos branco não deixarem os escravizados cultuar seus Orixás e tal mas, mano, hoje já não precisamos mais disso, se estamos de fato buscando a tal da liberdade religiosa, o ideal não seria começar por dar lugar às imagens que realmente representam os Orixás, imagens pretas?

Um tempo atrás eu olhava pra imagem de são jorge e não ligava muito, mas é aquela parada né, quando a gente começa a racializar as coisas na nossa vida na intenção de colocar raça primeiro, é igual quando a gente se descobre, se entende como preto, quando alguém fala, pensa em falar ou tem algum gesto racista, é como se a gente pegasse no ar, não dá pra fingir que não ouviu, não viu, aquilo incomoda e é necessário falar, porque se a gente não falar nada, aquilo vai continuar acontecendo.

Teve um dia que eu tava pensando e.. poh Oxóssi na umbanda é são sebastião né.. mas pera.. a imagem de são sebastião é branca e ele tá crivado de flechada e Oxóssi é o caçador que usa um arco e flecha.. a mente buga, não faz sentido isso.

Aí a gente começa a olhar as imagens que representam os Orixás nos terreiros de umbanda, tudo branca rs.

Ilustração: Izaias Oliveira

Racializar nossa prática espiritual é a gente aceitar que quem guia nossos caminhos é a nossa imagem e semelhança, preto. O embranquecimento é tão fdp que através das imagens brancas, eles fazem a gente criar valores de santidade, benevolência, e salvação através dos branco, vc já parou pra se perguntar o por que dificilmente existem imagens de santos da igreja católica pretos? Até chejus eles criaram uma imagem branca kkk
Tudo isso é propaganda pra vender a imagem deles como “divindades, salvadores, santos e os carai, e fazer a gente assimilar os brancos a coisas boas”. Mas esse é um papo pra outra hora, fui…

--

--