Vovó deu o papo.

Olàmidê Òkòtó
revistaokoto
Published in
2 min readFeb 18, 2021
Arte Visual: Izaías Oliveira

Recebi uma intimação outro dia da minha avó.
Estávamos na cozinha tomando uma gelada e do nadão ela me solta: “ Mayarinha quando é que tu vai me dar um bisneto?”
Eu com a cara no chão depois desse intimato da vó respondi: “ Então vó, sei não, criança é uma parada bem séria né?!”
A vó não deixou nem eu terminar de falar: “ É sério sim, mas você é a neta mais velha e eu quero conhecer meu bisneto!!”
Eu toda sem jeito com essa fala de minha avó, porque naquele momento eu fui encubada de duas responsa: A do bisneto e a de gestar uma criança.

Fiquei em silêncio por uns minutos, bebi uns gole de cerveja e disse pra minha avó segurar mais uns anos que o bisneto ia chegar. Detalhe que a minha vó tá com setenta e lá vai…

Esse assunto de criança e mais velho, meche muito comigo por lembrar de tudo que vivi com minha avó materna. Lembrei de como é gostoso ter a oportunidade de crescer com vó, com vó pode tudo, come tudo, o tempo todo, tem tempo ruim não, mas também quando apronta com avó. Era eita atrás de vixe.
Mas cara, era e é uma parada gostosa tê vó perto tá ligado?
Agora imagina minha avó sendo bisavó?! Pensando em todo significado da chegada de uma criança carrega.
E eu que eu nunca quis nem parar pra pensar na possibilidade dessa responsa, desse compromisso e muito menos me organizar pra isso.
Tendo em vista que gerar uma criança não só até a página 2, é papo de um livro todo e ainda volumes adicionais.
Olhando pra mim hoje, pra comunidade que eu tô e pra família que eu tenho vai ser sucesso um erezinho correndo aqui no quintal…
Não faço a mínima ideia do dia a dia de uma mãe.
Mas estou me esforçando diariamente pra um dia ser a melhor…
Se liga nessas foto aqui, e mano, eu tenho ótimas referências.

Foto de arquivo pessoal.

--

--