BAIÃO DE 2: Música para inclusão além dos muros

Traços Digital
Revista Traços
Published in
3 min readNov 19, 2021

Por Ariadne Ribeiro
Fotos: Arquivo da banda

Grupo “Baião de 2”

A Baião de 2 é uma banda que existe em Brasília desde 2012. Criada com o intuito de auxiliar e dar visibilidade para pessoas que fazem parte do circuito da APAE — Associação de Pais e Amigos de Excepcionais em Brasília — conta com o auxílio de profissionais de diversas áreas de atuação, no desenvolvimento pedagógico e social de seus integrantes.

A professora e idealizadora Karla Taciana Jorge — mais conhecida como Kaká — conta como tudo começou: “Eu usava muita música no teatro. E aí, nesse ano de 2012, a gente não tinha professor de música. Então, eu falei: já que não tem professor de música… vamos fazer um trabalho? Já tinha a sala de música e eu montei um repertório, assim, de 12, 15 músicas e peguei os meninos que tinham mais ritmo. Aí, a gente fez outro repertório e começamos a nos apresentar em escolas etc.”.

Já Flávio Leão, também integrante do projeto, é professor de música pela Secretaria de Educação e ensina aos alunos sobre técnica, instrumentos, musicalização, performance e repertório. “Nossa intenção é levar essa inclusão para fora da APAE, né? A inclusão além muros, você levar a vida para fora da sala de aula e a sala de aula para fora da escola, né? E é isso que a gente faz com a banda! A gente apresenta nas escolas porque ali que acontece a inclusão…”, conta.

A Baião de 2 é composta por doze pessoas, vindas de realidades diversas e bagagens sociais amplas. Isso pode ser sentido na enorme variedade de gêneros musicais trabalhados. Samba, rock, forró e outros ritmos fazem parte do cenário de diversidade construído pelo projeto. A participação da banda é mais voltada para eventos que prezam pela inclusão, mas o conjunto também atua em festas, escolas públicas e particulares, além de confraternizações.

Para Kaká, a música proporciona momentos em que os alunos se sentem realmente valorizados como pessoas. “A gente viu que teve uma mudança na vida deles muito grande, de autoestima, de compromisso. Eles viraram outras pessoas. Não só pra eles, como para as próprias famílias… Os familiares sentiram um retorno”, comemora.

No projeto, os professores ensinam, mas também aprendem. “Eu acredito que eu viva no planeta terra, mas em outra sintonia. Em uma redoma. Uma redoma de pessoas especiais, ligadas pelo amor, pela música, e pelo amor ao próprio amor. São pessoas que têm uma sintonia muito maior e discrepante da nossa sociedade, né? Então, o que aprendi? Que graças a eles, os meus sentimentos, a minha vida, tem ideias melhores, forças melhores, porque eu vejo a superação, a alegria deles”, emociona-se o professor Leão.

QUEM É QUEM NA BAIÃO DE 2?

Alunos

Aline — bateria

Ercílio — agogô

Rafael — ganzá

Maria Zenilde — triângulo

Sabrina — zabumba

Mônica — backing vocal

Marco Antônio — vocal

Arthur Dias — Percussão e animação

Professores

Kaká — Vocal e violão

Leão — Bateria

Músicos

Claudio Bello — Guitarra

Daniel Assunção — Baixo

Saiba mais pelo Instagram @baiaode2apae

--

--