Ilustração: Tiago Palma

Cultura em tempos de coronavírus

Confira a lista de iniciativas culturais online para aproveitar na quarentena

Traços Digital
Revista Traços
Published in
8 min readApr 6, 2020

--

Por Maíra Valério
Colaboração: Marianna França e Tiago Palma

A cantora e compositora Zélia Duncan é a incrível entrevistada da edição deste mês da Revista Traços. No começo do ano, ela viralizou com um poema de própria autoria, intitulado Vida em Branco, onde faz um potente exercício imaginativo: pensar em um mundo sem cor, sem vida, sem arte. A ideia surgiu quando a área cultural começou a ser atacada e inferiorizada por pessoas que alegam que artista não vale nada e o que importa mesmo é só médico ou advogado — entre outras afirmações do tipo.

Não é de hoje que a cultura enfrenta batalhas diversas no Brasil. Seja pela desvalorização de trabalhos na área, seja pela escassez de espaços acessíveis e que possam receber espetáculos, peças teatrais e afins, seja pelos cortes em políticas públicas que subsidiam manifestações artísticas, seja, seja, seja… A lista de obstáculos é imensa.

Foto: Thaís Mallon/Revista Traços

Contudo, os tempos atuais mostram como, mais uma vez, artistas são essenciais em todos os momentos: alegria, tristeza, angústia. O mundo inteiro está enfrentando a batalha contra um vírus que tem uma enorme capacidade de propagação e, por isso, atitudes drásticas estão sendo tomadas, como distanciamento social e isolamento.

Embora a arte possa existir por inúmeros motivos e não tenha a obrigação de ter uma função imediata e utilitarista, é inegável que, em momentos ruins, é ela que acalenta corações em chamas. É ela que afaga a alma, restaura esperanças ou até mesmo auxilia na prospecção de cenários futuros.

Para quem pode ficar em casa, cumprindo as recomendações que visam diminuir a disseminação do coronavírus, as companhias mais próximas estão sendo livros, filmes, músicas, jogos ou séries, por exemplo, como é possível notar pelas redes sociais.

Porta-Voz da Cultura Priscila do Carmo (Foto: Caetano Maia)

Precisamos de contato humano

A ideia de se trancar em casa, no entanto, não é assustadora apenas pelo receio da economia do país parar de girar, pela ameaça do tédio, pela convivência forçada e constante consigo mesmo, pela solidão ou pelo medo do que vai acontecer daqui pra frente. A impossibilidade de ir e vir livremente não permite que a gente possa realizar uma das coisas mais importantes do nosso cotidiano, e que nem sempre damos o devido valor: contato humano.

Por meio da arte, podemos nos deparar com a vida que pulsa e vai além de números, dados e estatísticas que toda hora são mostrados em sites e noticiários em ausências tão frias de rostos e histórias, e que apenas empilham seres humanos como se fossem mera carne sem recheio. A arte salva e nos lembra da beleza de nossa própria existência em tempos de terror.

Lista com iniciativas culturais online

Para divulgar o trabalho de artistas e ajudar você a encontrar iniciativas, grandes ou pequenas, que faça companhia nesse necessário período de isolamento — se esse for o seu caso (e a gente espera que sim, mas sabemos que não é possível para todo mundo), a Traços fez o mapeamento de algumas manifestações culturais online. Aproveite!

Confira a lista ao final da matéria!

Cuidem-se e vamos juntos &juntas

Informe-se no site da OMS sobre o Covid-19 e aproveite para seguir as recomendações e protocolos de saúde da organização. Lave sempre as mãos, busque fontes de informação confiáveis, cubra o rosto com o cotovelo dobrado quando for tossir ou espirrar, evite contato com pessoas doentes e não toque olhos, boca e nariz sem as mãos estarem higienizadas! Dias melhores virão, é o que desejamos profundamente.

Foto: Thaís Mallon

Revista Traços nº 38: agora estamos online

Aproveite e garanta já a edição digital 38 da revista, que conta com artistas incríveis como Zélia Duncan, Josafá Neves e Vix Russel. Conheça a história da editora Avá, mergulhe no forrobodó eletrônico do Forró RED Light, entre outras matérias maravilhosas. Clique aqui e compre no conforto do seu lar e garanta que os Porta-Vozes da Cultura, que estão seguros e assistidos, não voltem a uma possível situação de vulnerabilidade.

E para quem quer continuar recebendo a versão impressa, saiba como se tornar Embaixador(a) da Traços e ajude a levar a revista para quem quiser.

A Traços é uma publicação dedicada à promoção das iniciativas culturais do Distrito Federal e, sobretudo, uma ferramenta social que promove a reinserção de pessoas em situação de rua na sociedade. Nossos Porta-Vozes da Cultura, como são chamados os vendedores da Traços, são responsáveis pela venda da revista e ficam com 70% do valor de capa de cada exemplar vendido.

Iniciativas culturais de Brasília

Playlist Toca Raul

A Revista Traços disponibiliza playlist com artistas que já passaram pela revista.

Ossobuco Na Sua Casa

O Ossobuco é uma iniciativa de Brasília. O evento convida sempre 3 pessoas para compartilhar histórias diversas. Agora também é possível assistir online.

Teatro de Concreto

A atriz Maria Carolina Machado, do Teatro do Concreto, vai fazer leitura de textos literários.

Letícia Fialho

A cantora apresenta programação musical no Instagram às terças (live com convidados) e quinta (live solo). Sempre às 20h.

DJ Índios

O Coletivo lança playlists semanais no Instagram.

Riot INK

O estúdio de tatuagem apresenta desafios diários de produção de desenhos, flash. Cada dia um dos tatuadores do estúdio propõe um tema de desenhos e divulga os trabalhos no Instagram.

Litieh

A cantora se apresenta em lives no Instagram. Quartas às 21h e as sextas às 16h. Conversa com os seguidores e muita música.

Biff — Brasília International Film Festival

Em 2020, o festival será gratuito e on-line. Entre os dias 21 e 26 de abril.

Cursos online de graça

Cultura Popular Brasileira

O historiador Luiz Antônio Simas oferece vídeo-aulas sobre cultura popular no IGTV (Instagram)

Rock Content

Cursos sobre marketing de conteúdo e ferramentas da comunicação.

Casa do Saber

Instituição de São Paulo focada em debates e disseminação de conhecimento, está oferecendo alguns cursos gratuitos.

SENAI

A instituição liberou 12 cursos online gratuitos com certificado. Cursos de TI, finanças empreendedorismo e outros.

FGV

São 55 cursos gratuitos em várias áreas.

Olhar de Cinema

Todos os vídeos de insights, cineclube e transmissão ao vivo grátis por 30 dias. Visam a formação de público, a capacidade e a integração de profissionais do audiovisual.

Notorium Play

Cursos de direito grátis por 30 dias (novos assinantes). Congressos online, minicursos e outros.

Stoodi

Acesso gratuito a todas as videoaulas e bancos de exercícios. A ação tem duração inicial de 30 dias.

Universidade de Harvard

Cursos gratuitos em uma das mais renomadas universidades do mundo,

Udemy

40 cursos gratuitos da área de programação e tecnologia.

A Escola de São Paulo

A instituição está disponibilizando todos os seus cursos por R$3,99.

Streaming

GloboPlay

Liberado por 30 dias -para não assinantes.

Spcineplay

Conteúdo gratuito por 30 dias. Programação cultural da cidade de São Paulo, shows, espetáculos, palestras e performances.

Vivo Play

Diversos canais liberados. Confira a programação no app Vivo Play.

Bibliotecas

Domínio Público

Biblioteca digital com obras literárias que já estão em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

Revista Forbes

Acesso gratuito a algumas edições no app Forbes Brasil Prime.

Companhia das Letras

A editora disponibilizou vários eBooks de graça no site da Amazon, que podem ser lidos com o aplicativo Kindle para celular.

Museus

Louvre (Paris)

Um dos museus mais conhecidos do mundo. Além da famosa Monalisa, o acervo conta com obras de todo o mundo. Entre elas, uma galeria dedicada ao Egito Antigo.

Prado (Madrid)

O museu Del Prado foi construído em 1819 com o propósito de abrigar pinturas e esculturas de vários artistas ao longo dos séculos. No catálogo online você encontra obras de Goya y Lucientes, Madrazo e Agudo, Real Establecimiento Litográfico de Madrid, entre muitos outros.

Pinacoteca de Brera (Milão)

A coleção online da Pinacoteca de Brera possui peças com temas, principalmente, religiosos contemplando principalmente o meio do século passado.

Galeria Uffizi (Florença)

Essa galeria italiana contém obras muito famosas como O Velado (de Rafaello Sanzio), Nascimento de Vênus( de Sandro Botticelli), Sagrada Família (Michelangelo) e muitas outras obras de igual peso histórico. Todas disponíveis para visitação no catálogo online do site.

Museus do Vaticano (Roma)

O catálogo on-line dos museus do Vaticano apresenta informações essenciais relacionadas às obras de arte exibidas ao longo da rota da visita. Entre eles estão: Museu Gregoriano Egípcio e Museu Etrusco Gregoriano (parcial).

Museu Arqueológico (Atenas)

O Museu Arqueológico Nacional é o maior museu da Grécia e um dos mais importantes do mundo. Suas coleções oferecem ao visitante um panorama da cultura grega antiga desde o início da pré-história até a antiguidade tardia.

Museu Britânico (Londres)

O Museu Britânico abriga peças de até mais de dois mil anos de história. A plataforma online disponibiliza algumas galerias do museu, entre elas você encontra peças da áfrica, esculturas egípcias e asiáticas.

Coleção da Google

A galeria online do Google oferece várias categorias de pesquisa de imagem para os exploradores da arte: artistas, matérias, movimento de arte, eventos históricos e assim por diante. Além de também disponibilizar tópicos de pesquisa, destaques semanais e coleções de arte de todas as partes do mundo.

Galeria Nacional de Arte (Washington)

O site oficial da galeria oferece tours online de exposições com peças que passam da renascença até os dias atuais.

Teatro

Stanisloves-me

A produtora Halegoria Cultural disponibiliza a íntegra do premiado espetáculo brasiliense. O solo é interpretado pela atriz Bruna Martini e tem direção de Simone Reis.

Grupo Tripé

O grupo de teatro disponibiliza três espetáculos no YouTube.

--

--