Astrologia, um atraso
Você tem 12 anos e assina capricho, ou é um adulto consciente?
O que é a Astrologia?
Todos ramos da astrologia se baseiam no seguinte princípio:
A personalidade e o destino de uma pessoa, grupo, ou nação, são governados pelas posições dos astros no momento em que essa pessoa nasceu.
A Astrologia é uma pseudociência segundo a qual as posições relativas dos corpos celestes poderiam, hipoteticamente, prover informação sobre a personalidade, as relações humanas, e outros assuntos relacionados à vida do ser humano. É, como tal, uma atividade divinatória, quando usada como oráculo.
Um praticante de Astrologia é chamado astrólogo.
(Wiki)
Como a Astrologia foi desbancada?
Bertram Forer
Em 1948, o psicólogo Bertram R. Forer deu a cada um de seus alunos um teste de personalidade. Depois, disse que cada aluno receberia uma análise única e individual baseada nos resultados dos testes, e que os alunos deveriam avaliar a precisão da análise em uma escala de 0 (muito ruim) a 5 (muito boa). Na verdade, todos os alunos receberam o mesmo texto:
Você tem uma necessidade de ser querido e admirado por outros, e mesmo assim você faz críticas a si mesmo. Você possui certas fraquezas de personalidade mas, no geral, consegue compensá-las. Você tem uma capacidade não utilizada que ainda não a tomou em seu favor. Disciplinado e com auto-controle, você tende a se preocupar e ser inseguro por dentro. Às vezes tem dúvidas se tomou a decisão certa ou se fez a coisa certa. Você prefere certas mudanças e variedade, e fica insatisfeito com restrições e limitações. Você tem orgulho por ser um pensador independente, e não aceita as opiniões dos outros sem uma comprovação satisfatória. Mas você descobriu que é melhor não ser tão franco ao falar de si para os outros. Você é extrovertido e sociável, mas há momentos em que você é introvertido e reservado. Por fim, algumas de suas aspirações tendem a fugir da realidade.
Em média as avaliações receberam nota 4,26, mas somente depois de receber essas notas Forer revelou que cada aluno recebera o mesmo texto, montado com frases de diversos horóscopos.
O efeito Forer (também chamado de falácia de validação pessoal) é a observação de que as pessoas julgam exageradamente corretas as avaliações de suas personalidades que, supostamente, são feitas exclusivamente para elas mas que na verdade são vagas e genéricas o bastante para se aplicarem a uma grande quantidade de pessoas. Este efeito explica parcialmente a grande aceitação obtida por certas crenças e práticas como astrologia, grafologia e alguns tipos de testes de personalidade.
(Forer, B.R. The fallacy of personal validation: A classroom demonstration of gullibility. Journal of Abnormal and Social Psychology. American Psychological Association. 1949.) [pdf]


Bernard Silverman
Em 1971, o psicólogo Bernard Silverman, da Michigan State University, estudou o casamento de 2978 casais e o divórcio de 478 casais, comparando com as previsões de compatibilidade ou incompatibilidade dos horóscopos e não encontrou qualquer correlação. Pessoas “incompatíveis” casam-se e divorciam-se com a mesma frequência que as “compatíveis”.
(Silverman, B.I. Studies of Astrology. The Journal of Psychology. 1971.)
Yuri Grecco
A astrologia é um grande e vacilante monumento à ingenuidade humana.
Carlton S. 1988.
Em aproximadamente 550 milhões de anos, a vida evoluiu da condição de primitivas bactérias até as incontáveis espécies atuais. Então como funcionaria a astrologia para as espécies que nos antecederam? Como seria a astrologia para os mais diversos seres vivos? Mosquitos, baratas, tatus, leões, gorilas, tubarões etc. têm mapas astrais?
Como a Astrologia prejudica as relações humanas?
- Moldar o comportamento ao conjunto de características de algum signo, conscientemente e/ou inconscientemente.
- Deixar de se relacionar com pessoas de signos incompatíveis.
Imagine as lindas histórias que essas pessoas deixaram de viver devido à credulidade. - Escusar o mau caratismo culpando as qualidades negativas do signo.
- Menosprezar as boas ações de pessoas cujos signos são considerados “pacifistas” porque a boa ação seria uma qualidade inerente a quem nasceu em tal período do ano.
- É fantasiosa a percepção que o astrólogo tem sobre a realidade, uma vez que não obedece critérios científicos para embasar sua argumentação.
Astronomia vs. Astrologia
por Carl Sagan, em Cosmos (1980)
Boicote a astrologia. Moldar suas atitudes ao que se espera de algum signo é literalmente ser escravizado por uma pseudociência.
Guilherme Pandini.
Referências e recomendações
- Ana Luiza Barboza de Oliveira. Astrologia. Projeto Ockham.
- Andrew Fraknoi. Astronomical Pseudo-Science: A Skeptic’s Resource List. Astronomical Society of the Pacific.
- Cicero Escobar. 12 perguntas céticas sobre astrologia.
- Douglas Rodrigues Aguiar de Oliveira.
— Astrologia não é ciência.
— Algumas pessoas pensam que astrologia é uma ciência — entenda o porquê.