Mod para RGB no Pc Engine Core 2

Fabio Michelin
RGB Inside
Published in
3 min readJun 29, 2017

Pc engine apesar de não ter sido lançado no Brasil, é um ótimo console, estreou no japão no dia 30 de outubro de 1987, quando o Nes dominava o mercado, e o Megadrive ainda era um projeto!

O console apesar de ter uma CPU igual a do Famicom, ou seja, 8Bits conta com um processador de video de 16 Bits, que proporcionava gráficos bem além do concorrente da big N.

Tecnicamente era capaz de:

* Resolução: 256 x 256 e 320 x 256

  • Paleta de Cores: Total de 512 com 482 simultâneas
  • Número de Sprites 64
  • Tamanho de Sprite 16 x 16

Mas, vamos ao que interessa. Infelizmente o pc engine ou TurboGrafx 16 como era conhecido nos Estados Unidos não possuía nativamente a tão querida saída de vídeo RGB. Mas nada que um bom mod não posso corrigir! Escolhi um mod bem discreto, onde o rgb é tirado do console, passa por um amplificador, que também estabiliza os valores dos sinais e sai diretamente para o cabo RGB, é preciso trocar a saída de vídeo do console, por uma com mais vias, para comportar todos os sinais necessários.

Console e as modificações necessitarias para extrair RGB

Equipamentos utilizados na captura

Pc Engine core 2

Seletor Bandridge SVB7725

XRGB Mini Framemeister, usando perfil do FirebrandX 720P

Placa de captura AverMedia HD2

240p test suite, Ninja Spirit, Soldier Blade

Espero que gostem do resultado, pra mim, as cores ficaram muito bem equilibradas, a definição também ficou ótima, não percebi ruídos ou jail bars na imagem. Mod super recomendado, se você tem os equipamentos para trabalhar o sina RGB, é mais que obrigatório, o Pc engine merece essa crocância!

Teste 240p
Ninja Spirit e Soldier Blade

--

--

Fabio Michelin
RGB Inside

Fanático por games, moder GamesCare, redator, perseguidor da crocância!