Gamla Stan

Conferência internacional de RH, vale a pena?

Lud Pimenta
Jan 9 · 5 min read

Para 2018 eu estabeleci algumas metas muito claras para a minha carreira e para o RHlab e uma delas era participar de uma conferência internacional de um tema de meu interesse. Foi com certeza um investimento, mas valeu cada centavo gasto! Por isso, trago para vocês um pouco do que foi essa experiência e quais foram os critérios que levei em consideração para escolher uma conferência “tiro certo”, caso você queira se aventurar estabelecer essa meta também para seu 2019.

A escolha da conferência não foi nada fácil. Pensa bem no tamanho que é o mundo? Agora pense na quantidade de eventos oferecidos em cada cantinho histórico, exótico e extraordinário?

Por isso, estabeleci critérios para uma pesquisa dos eventos oferecidos em 2018 e eis que em Abril peguei meu passaporte e fui para terras nórdicas participar do Employee Experience Nordics uma conferência intimista de Heads de Gestão de Pessoas e RH (aproximadamente 80 pessoas) dos países nórdicos sobre temas que permeiam os projetos e estudos do RHlab: estratégias de Employee Experience, transformação do RH, compreender e impulsionar engajamento e atração de melhores (e maior quantidade) talentos.

Diante das possibilidades, estabeleci critérios para fazer minha pesquisa. Depois de estabelecer o meu orçamento para a viagem, optei por conferências na América do Norte, Europa e Oceania, principalmente pela transmissão das palestras em inglês (mesmo na Espanha e Portugal a língua predominante é o inglês em conferências maiores) e pela diversidade de culturas em um mesmo local. De forma isolada, busquei também conferências na Índia principalmente por seus avanços em Gestão de Pessoas e tecnologias para este fim.

Depois da língua, o critério que mais levei em consideração foi o conteúdo. Fui criteriosa com relação a isso, e sinceramente, foi bem difícil encontrar conferências com o mesmo foco (pasmem!). Por começar pelo fornecimento e apresentação da agenda do evento. Vejo acontecer com frequência também aqui no no Brasil, colocam um nome que chama atenção, realizado por um nome que também chama a atenção, mas e a agenda? Não tem agenda ou ainda não está definida. Cuidado! Muitas conferências são bem caras e estão aí para vender seus patrocinadores e softwares de serviços (o que não era meu foco).

Procurei então conferências que forneceram a agenda do evento e que estivessem dentro dos temas foco do RHlab: Experiência do Colaborador (Employee Experience), Futuro do trabalho e tendências, Inovação e transformação do RH, e temas híbridos como Experiência do Consumidor (Customer Experience), Design de Serviços e metodologias centradas no usuário (people-centric).

Depois de escolher as conferências com melhores conteúdos, olhei o custo e o que contemplavam. De forma geral não são eventos baratos. A que eu escolhi estava entre uma das mais caras, mas como eu disse, foi realmente um investimento. Nesta conferência de Estocolmo, todas as alimentações estavam inclusas (café da manha, almoço, lanche e coquetel pós evento) para 2 dias de evento e com a opção de um terceiro dia de workshop (focus day). O valor para o primeiro lote foi de £699 + taxas, o que convertido em reais foi aproximadamente R$3500,00 reais. O valor está em Libra pois o organizador do evento é uma empresa sediada em Londres.

Vista do local da Conferência

Sobre a experiência da conferência

Sobre os benefícios em participar de uma conferência internacional, acho que nem preciso gastar muito tempo aqui te convencendo, não é? Além de conhecer uma cultura diferente, treinar a língua (a conferência foi toda em inglês e sem tradução simultânea), voltei para o Brasil com outra perspectiva sobre o tema Employee Experience (que aqui no Brasil estão abordam de forma completamente diferente do que vivenciei) e expandi o hall de questões vivenciadas no dia a dia da vida de um profissional ou líder de RH. A quantidade de pessoas na conferência permitiu um networking com propósito e que gerasse de fato conexões. Não é qualquer conferência que oferece a oportunidade de almoçar e trocar ideias com speakers como o Finlandês Niklas Nordling, atual Head de Transformação, Cultura e Desenvolvimento Organizacional da Nokia e que esteve a frente de toda a mudança cultural passada pela Nokia com a aquisição da Alcatel-Lucent.

E o conteúdo?

Tive a oportunidade de conhecer o desafio da Telia Company (uma organizacional internacional de Telecom) em criar e implementar uma estratégia única de Marca Empregadora (Employer Branding) e transversal aos colaboradores e suas culturas e países. Desafio também compartilhado pela Head da Bonava (organização de construção civil) que apresentou a estratégia de criação de uma cultura e integração única, a dos Bonavianos, presente hoje em 8 países: Suécia, Alemanha, Finlândia, Dinamarca, Noruega, São Petersburgo, Estônia e Letônia.

Além deste tema também tivemos cases sobre a transformação do RH da Scandic Hotel (rede de hotéis bem conhecida nos países escandinavos); case de engajamento e motivação dos colaboradores apresentado pela Diretora de Pessoas e Desenvolvimento da Lego e cases sobre como a experiência do colaborador pode aumentar a experiência do consumidor (Customer Experience) das organizações Finnair (compania aérea) e Postnord (empresa de serviços postais, tipo nossos Correios).

Sobre Estocolmo: é uma cidade incrível, com belas ruas e paisagens. Possui várias opções de passeios, museus, excursões andando e passeios em ilhas próximas. O metrô e outros meios de transporte funcionam muito bem. As opções de alimentação e hospedagem também são variadas. Desde hostel a dormir em barco (vale a pena a experiência!). Não é o objetivo deste email mas se você quiser dicas de lá, pode me mandar um email lud@rhlab.com.br

Imprevistos da conferência: os organizadores da conferência alteraram a agenda de última hora e por conta disso, perdi metade de um dia de palestras. Por isso, recomendo que cheguem alguns dias antes da conferência :)

Futuras conferências

A mesma conferência acontece em Londres e eles possuem uma forte frente de eventos sobre Customer Experience, portanto, se este for seu interesse, vale ficar ligado na agenda deles.

E se você se interessou e quer viver uma experiência de aprendizado internacional, veja a curadoria de Conferências (seguindo os mesmos critérios acima) que fizemos para você dar um passo também na sua carreira em 2019.

RHlab

A necessária injeção de oxigênio nas rodas de conversa sobre RH. Experimentação, Employee Experience e Futurismo.

Lud Pimenta

Written by

RHlab proud founder :) buscando caminhos para @umnovorh.

RHlab

RHlab

A necessária injeção de oxigênio nas rodas de conversa sobre RH. Experimentação, Employee Experience e Futurismo.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade