RH 4.0: uma realidade transformacional

O futuro chegou! Já ouviu falar em RH 4.0?

O conceito surgiu da Quarta Revolução Industrial de Klaus Schwab em seu livro que apresenta o conceito. O livro apresenta a sociedade e as organizações que se deparam com novos desafios impostos pela tecnologias e pela transformação digital.

Assim, a era 4.0 chega a área de Recursos Humanos. A gestão de pessoas enfrenta uma realidade transformacional, diante de quebras de paradigmas e de mudanças exponenciais, não apenas nos métodos e ferramentas, mas também na forma de lidar com o trabalho. O futuro está chegando, agora em realidade aumentada!

Inclusão, engajamento, multimeios, colaboração, diversidade, criatividade, compartilhamento… Ágil e digital são muito mais que conceitos, são mudança de cultura. Deixar um mundo de crenças, preconceitos, exclusão, domínio de conhecimento para um mundo aberto, conectado e exponencial exige um RH preparado! Estamos?

O novo mundo do trabalho

Muito além da operação e controle…os postos de trabalho estão se modificando, mais ainda, a maneira como lidamos com o trabalho. Antigamente ficávamos presos a um empresa, hoje somos andarilhos organizacionais. E o que há de errado nisso? Em um futuro próximo, nosso trabalho incluirá robôs e programas de inteligência artificial.

Neste cenário, RH’s conectados e preparados serão estratégicos para enfrentar a nova era digital com papel chave, abrindo mundos!

Recrutar e selecionar versus Inspirar e Desenvolver

Por anos tratamos o recrutamento e seleção e a retenção de pessoas com algo mecânico. Os perfis profissionais estão mudando e a entrada no mercado de trabalho de uma gerações multiconectada e veloz faz com que o processo de atração mude.

Para o RH , conhecer o perfil destes jovens, suas escolhas e suas conexões , e ir além, se relacionando com eles, criará novas formas de atração para a empresa. Seremos escolhidos por eles. Desejados como empresa.

As funções mudarão, a automação, flexibilidade e novas carreiras irão impactar as formas de contratações (para algumas, não temos nem legislação), na carga horária e desenho de funções.

Nessa linha, teremos que preparar organizações para receber novas posições e criar uma cultura que ainda não conhecemos. Aliás, construiremos este novo cenário!

O digital

A gestao e os processos organizacionais serão virtuais. Se por um lado, reduzirá a burocracia e trara mais sustentabilidade, por outro, pessoas estarão multialocadas.

Folhas de pagamentos, contratos, homologações e outros procedimentos não serão mais registrados em papel. Máquinas farão os cálculos e o processo de rescisão será um flag no seu e-mail. Sua homologação será digital e seu registro na empresa um arquivo em nuvem.

Liderança 4.0

Os líderes aprenderão que compartilhar é melhor do que mandar. Aprenderão a lidar com novas mentalidades, muito mais conectadas ao tecnológico. Com equipes virtuais, com robôs a com o ciberespaço.

Os resultados não virão mais do poder do domínio, mas sim, da cultura colaborativa e transformadora que gere resultados tanto para empresa, quanto para os funcionários.

Uma revolução esta acontecendo. O RH como conhecemos não existirá! Prototipar um novo modelo exige sair da caixa, derrubar barreiras e evoluir. Adaptação e abertura para o novo criará um RH 4.0 fortalecido e direcionador da Transformação Digital.

RHlab

A necessária injeção de oxigênio nas rodas de conversa sobre RH. Experimentação, Employee Experience e Futurismo.

Kettyplyn Sanches Franco

Written by

RHlab

RHlab

A necessária injeção de oxigênio nas rodas de conversa sobre RH. Experimentação, Employee Experience e Futurismo.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade