A Preocupação Proibida

Por Fabrício De Marque, do “Pensando as Escrituras”.

Guilherme Zamba
Rima Teológica (Blog)
5 min readDec 12, 2020

--

A ansiedade é semelhante à cadeira de balanço. Ela dá a sensação de estarmos fazendo alguma coisa, mas não nos leva a lugar algum.

Vivemos preocupados demasiadamente porque esquecemos das promessas de Deus quanto ao nosso cuidado. Jesus nos apresentou motivos suficientes para abandonarmos a preocupação e apontou o caminho que devemos trilhar a fim de desfrutarmos o descanso de coração proporcionado por Deus.

A preocupação proibida está registrada em Mateus 6:25–34.

Antes de prosseguir, sugiro que você faça uma pausa para ler os versículos que orientarão este artigo. Não pretendo ser demorado. Portanto, a nossa reflexão terá duas partes. Na primeira parte, tentarei apresentar os motivos bíblicos e lógicos que fazem da preocupação um absurdo, e na segunda parte darei alguns conselhos práticos para você vencer a ansiedade toda vez que ela tentar entrar pelas aberturas do nosso coração.

Ficar preocupado é algo tão comum que muitos cristãos tendem a encarar a ansiedade como um sentimento não pecaminoso. Raramente veremos um irmão abrindo o seu coração e dizendo: “Por favor, ore por mim. Eu pequei contra o Senhor. Fiquei o dia inteiro ansioso”.

Alguns até concordam que ficar ansioso não é nada bom, afinal, a ansiedade traz perturbação mental e sentimentos ruins. Todavia, temos uma compreensão muito limitada acerca desse pecado. Não só isso. Também temos uma compreensão muito limitada acerca do Deus que prometeu cuidar do Seu povo.

A ansiedade é pecado e ofende ao Senhor. Sendo a ansiedade um pecado, ela precisa ser confessada e abandonada em Cristo. A vontade de Deus é que o Seu povo troque o pecado da ansiedade pelo descanso em Suas promessas.

O ABSURDO DA PREOCUPAÇÃO

Talvez alguns pensem que ignorar a preocupação é, na verdade, relaxo de gente não responsável. Não é bem por aí. Ser cuidadoso com as coisas não é o mesmo que ser preocupado e ansioso. Todo cristão deve ser cuidadoso e responsável com os seus deveres, porém, sem incorrer em ansiedade. Sendo assim, por que não devemos viver demasiadamente preocupados com as necessidades da vida.

(1) Porque somos mais importantes do que as nossas necessidades.

Observe as palavras de Jesus: “Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?” (v. 25).

Em outras palavras, Jesus está perguntando de maneira retórica: “Será que Deus criaria e salvaria vocês para abandoná-los?”. É Claro que não! No entanto, Jesus prossegue em sua lógica apresentando o segundo motivo para abandonarmos qualquer preocupação.

(2) Porque somos mais importantes do que a criação do universo.

Nesse segundo ponto, observe que Jesus lança mão de duas criações de Deus e, logo depois, Ele utiliza o próprio rei Salomão como exemplo máximo só para enfatizar o cuidado de Deus por nós.

Primeiro, Jesus pede que olhemos para as aves do céu (v. 26). Com isso, Ele quer dizer: “Veja! As aves voam de um lado para o outro sem preocupação quanto à próxima refeição. Elas sabem que o Criador delas proverá a comida. Ora, não é evidente que vocês são mais valiosos do que elas?”.

Segundo, o Senhor Jesus utiliza os lírios do campo como exemplo para falar de suas lindas vestes (v. 28). Salomão, o rei mais sábio e mais rico de toda a história de Israel no Antigo Testamento, não chegava aos pés dos lírios (v. 29).

Ora, não é evidente que o Senhor cuidará de nossas roupas, de modo que não nos falte o que vestir? Sim, Ele cuidará! Além de toda essa argumentação paternal apresentada por Jesus, o Senhor caminha um pouco mais e apresenta a terceira razão para abandonarmos a preocupação.

(3) A preocupação não pode melhorar a vida.

Observe, mais uma vez, as palavras de Jesus: “Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?” (V. 27). Isso é muito sério! Além de não melhorar a vida, a preocupação estraga o dia de hoje com preocupações desnecessárias; muitas das quais, jamais acontecerão. George Müller disse: “O começo da ansiedade é o fim da fé”.

VENCENDO A ANSIEDADE E A PREOCUPAÇÃO.

Tudo o que foi dito até aqui é muito edificante, mas ainda precisamos lidar com o aspecto prático da situação. Quando a preocupação tentar assaltar o teu coração, o que é preciso fazer, segundo as orientações do Senhor Jesus?

(1) Dedique tempo às coisas de Deus, e não à preocupação.

Essa lição está evidente no versículo 33: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas”. Em outras palavras, se o tempo for dedicado às coisas do Senhor, não sobrará espaço para as preocupações. À medida que estivermos ocupados em dar glória ao nome de Deus, Ele se empenhará em cuidar de nós. Mas atenção! Esse versículo é uma promessa condicional, isto é, receberemos as bênçãos descritas anteriormente se primeiramente buscarmos o reino de Deus de todo o coração.

(2) Viva um dia de cada vez.

Você é alguém que se pré ocupa? A data está marcada para daqui trinta dias, mas você já está angustiado, sem paz. Viva um dia de cada vez.

Deus disponibiliza a Sua graça diariamente, e não tudo de uma só vez. Por que vivenciar os problemas de um dia que ainda nem chegou? Um provérbio judeu diz: “Não se preocupe com os males de amanhã, porque você não sabe o que lhe pode trazer no dia de hoje.

Amanhã talvez você não esteja vivo, e então você terá ficado preocupado pelos males de um mundo que não lhe pertencerá.”

Saia da sua cadeira de balanço chamada ‘ansiedade’. Levante-se para viver aquilo que Deus prometeu para você em Cristo Jesus.

O mundo vai mal, mas você não precisa caminhar na maré do mundo. Você está presente no mundo, mas quem está presente em você é aquele que é maior do que o mundo (1 Jo 4:4)

Texto escrito por Fabrício De Marque, do blog “Pensando as Escrituras”, e gentilmente cedido para ser compartilhado no blog do Rima Teológica.

Para acessar o blog do Fabrício, clique no link abaixo:

PAZ.

--

--