Credo dos Apóstolos (Série-Podcast)

Podcast Rima Teológica

Guilherme Zamba
Rima Teológica (Blog)
5 min readJan 26, 2021

--

O Credo Apostólico é uma declaração de fé da igreja cristã. O credo mais conhecido da história. Deis dos tempos da igreja primitiva, as doutrinas essenciais da fé cristã têm sido professadas por meio do credo.

Por meio do credo apostólico nos deparamos com o cristianismo puro e simples, como vai dizer o professor Franklin Ferreira. Por meio do credo temos um encontro com os pilares da fé; a ortodoxia cristã.

De modo que, se alguém nega qualquer ponto do credo apostólico, não pode ser chamado de um irmão na fé. E se uma igreja nega um dos pontos cruciais do credo, também não pode ser chamada de uma igreja cristã, mas sim uma seita.

E inspirados pelas verdades do credo, eu(Guilherme Z), e o irmão Raul Santos, demos início a série sobre o Credo Apostólico no podcast Rima Teológica.

Foram quatro episódios; um episódio introdutório mais três episódios na meditação do credo propriamente dito…

Primeiramente, ouça o Credo Apostólico sendo cantado na voz de João Alexandre:

Álbum : É Proibido Pensar (João Alexandre)

ORIGEM

O Credo Apostólico, o mais conhecido dos credos, é atribuído pela tradição aos doze apóstolos.[1] Mas os estudiosos acreditam que ele se desenvolveu a partir de pequenas confissões batismais empregadas nas igrejas dos primeiros séculos. Embora os seus artigos sejam de origem bem antiga, acredita-se atualmente que o credo apostólico só alcançou sua forma definitiva por volta do sexto século,[2] quando são encontrados registros do seu emprego na liturgia oficial da igreja ocidental. De um modo ou de outro, parece evidente sua conexão com outros credos antigos menores; como os seguintes:

Creio em Deus Pai Todo-poderoso, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor. E no Espírito Santo, na santa Igreja, na ressurreição da carne.

Creio em Deus Pai Todo-poderoso. E em Jesus Cristo seu único Filho nosso Senhor, que nasceu do Espírito Santo e da virgem Maria; concebido sob o poder de Pôncio Pilatos e sepultado; ressuscitou ao terceiro dia; subiu ao céu e está sentado à mão direita do Pai, de onde há de vir julgar os vivos e os mortos. E no Espírito Santo; na santa Igreja; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo.[3]

O Credo Apostólico, assim como os Dez Mandamentos e a Oração Dominical, foi anexado, pela Assembléia de Westminster, ao Catecismo. “Não como se houvesse sido composto pelos apóstolos, ou porque deva ser considerado Escritura canônica, mas por ser um breve resumo da fé cristã, por estar de acordo com a palavra de Deus, e por ser aceito desde a antiguidade pelas igrejas de Cristo.”[4]

No episódio introdutório, falamos um pouco a respeito do contexto em que o credo foi escrito e utilizado pela igreja ao longo da história. E também sobre a importância dos credos e confissões. A palavra de Deus dá base para os credos e confissões? Nesse Episódio, Raul Santos apresentou e eu comentei…

Como o Credo Apostólico tem uma divisão trinitária, deixando claro a crença no Deus Triúno, confessando a divindade do Pai, a de Jesus Cristo e do Espírito Santo, fizemos os 3 episódios baseados nessa divisão trinitária.

Então, o primeiro episódio meditando no credo em si, é a respeito de Deus Pai Todo Poderoso, Criador dos céus e da terra:

No segundo episódio no credo propriamente dito, meditamos na pessoa do Filho — Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Céu; está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos.

Nesse episódio, além do Raul, tevê também a participação do John Fidelis(Teologicamente/Tcast Podcast) e do Thiago Vieira da Silva(Reforma Presbiteriana):

E depois de um bom tempo, conseguimos finalizar a série….

No último episódio, eu e o Raul seguimos com a meditação na terceira parte do Credo Apostólico, que trata a respeito do Espírito Santo — Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Universal; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida eterna. Amém.

Esta série foi feita com o objetivo de trazer edificação para o ouvinte, mas garanto pra você que eu fui bastante edificado e instruído em estudar o Credo Apostólico.Me aproximou de Deus.

Deixo pra você como mais do que uma recomendação: estude e medite no Credo Apostólico. Nada como o cristianismo puro e simples, o ABC da fé cristã para fortalecer a sua fé.

Agradeço ao Raul Santos, John Fidelis e Thiago da Silva Vieira pelas participações especiais…

Guilherme Zamba(Host) e Raul Santos
John Fidelis e Thiago Da Silva Vieira

NOTAS

* Extraído de Paulo Anglada, Sola Scriptura: A Doutrina Reformada das Escrituras (São Paulo: Os Puritanos, 1998), 178–79.

[1] Alguns chegaram a sugerir que cada apóstolo teria contribuído com um artigo.

[2] Schaff, Creeds of Christendom, vol.1, 20. Citado por A. A. Hodge, Outlines of Theology (Edinburgh, & Pennsylvania: The Banner of Truth Trust, 1991), 115.

[3] O primeiro desses credos provém, provavelmente, da primeira metade do segundo século. O segundo, conhecido como Credo Romano Antigo, provém da segunda metade do segundo século. Ver O. G. Oliver Jr., “Credo dos Apóstolos,” em Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã, vol. 1 (São Paulo: Vida Nova, 1993): 362–63.

[4] Citado por A. A. Hodge, Outlines of Theology, 115.

DIGITE NO SEU NAVEGADOR : t.me/rimateologica , ou busque no Telegram por Rima Teológica.

E pra encerrar o post, esse som(legendado) do Beautiful Eulogy.

Uma verdadeira Doxologia!

PAZ.

--

--