Meditações em “O Peregrino” de John Bunyan

Guilherme Zamba
Rima Teológica (Blog)
3 min readOct 28, 2020

Por Podcast Rima Teológica(Guilherme Zamba)

Arte do primeiro episódio introdutório da série, falando a respeito sobre o autor da obra.

O livro “O Peregrino” foi por muito tempo o livro mais lido e impresso no mundo depois da Bíblia.

A história é sobre a fuga do Cristão da Cidade da Destruição e sua viagem à procura da cidade celestial, enfrentando perigos e inimigos mortais ao longo do caminho. É uma analogia da fé cristã, que por meio de metáforas e figuras, demonstram com maestria as lutas, dores e alegria indizível do cristão e de sua caminhada nesse mundo caído.

O Peregrino é uma alegoria, uma forma literária popular na idade média e que até o século o século XVII se manteve como um recurso narrativo bastante comum. Os locais e personagens das alegorias são personificações de características humanas(positivas e negativas), assim como ideias abstratas, como por exemplo o Sr Bajulador, o Caridade, O Hipocrisia, o Fiel, e demais personagens que o cristãos encontra pelo caminho.

O Evangelista apontando a luz para o Cristão.

Pela influência da obra em minha vida e na de muitos outros, decidi criar uma série devocional, meditando nessa obra, escrita por John Bunyan(um pregador puritano batista).

Os episódios são curtos, de 6 a 12 minutos, mas se Deus permitir, caminharemos meditando por toda a obra.

Porém, antes de entrar na obra propriamente dita, achei necessário 2 episódios introdutórios para que o ouvinte possa conhecer a história incrível do autor da obra, quanto também um pouco a respeito da obra literária e sua influência.

Abaixo, você encontrará os dois episódios introdutórios:

O Peregrino, é um bom livro pra ser lido com crianças(embora seja necessário explicar) para os pequenos os sentidos de muitas das analogias, mas é um bom recurso para ajudar a ensinar as crianças sobre a vida/fé cristã.

E abaixo, você encontrará os 2 episódios que já foram lançados, com uma meditação na obra propriamente dita:

A respeito do livro “O Peregrino”, certos homens comentaram…

Leia qualquer coisa escrita por Bunyan, e você verá que é quase como se você estivesse lendo a própria Bíblia. Afinal, ele leu as Escrituras ao ponto de todo o seu ser ficar preenchido com a Palavra. Seus escritos sãos elegantemente repletos de poesia e prosa, e sua obra principal, “O Peregrino”, a mais doce das alegorias, faz nos pensar e dizer: “Este homem é uma Bíblia viva”.

C. H. Spurgeon

Esta é certamente uma obra original e, como disse Dr Goodwin, é uma obra que cheira a prisão. “O Peregrino” foi escrito quando Bunyan estava confinado na prisão de Bedford, e pregadores nunca pregam ou escrevem tão bem do que quando sob a sombra da cruz ; quando isto ocorre o Espírito de Cristo e sua glória repousam sobre eles.

George Whitefield

“O Peregrino” é uma obra prima da genialidade e piedade. E, estejamos certos, será de contínuo uso do povo de Deus por tanto tempo enquanto durarem o sol e a lua.

A. M. Toplady

Pra você que gostou e deseja continuar acompanhando a série e ouvir também outros episódios, acesse o Podcast Rima Teológica no Spotify, Deezer e outras plataformas de podcasts. Todos esses são aplicativos gratuitos, mas o meu favorito é o Spotify, pela qualidade do app e por poder baixar o episódio pra poder ouvir os episódios offline no próprio aplicativo.

Clique aqui para acessar o Spotify.

Caso queira seguir o Rima Teológica no Instagram:

https://www.instagram.com/rimateologica.oficial/

Para doar para ajudar o Ministério Rima Teológica para que continue disponibilizando conteúdo gratuito(Músicas e Podcasts), clique no link(Donate) abaixo:

FIQUE ATENTO AOS NOVOS EPISÓDIOS. VALEU. PAZ.

--

--