Outro Evangelho (Alisa Childers/Ed.Fiel)

Guilherme Zamba
Rima Teológica (Blog)
5 min readDec 27, 2022

Uma resposta ao cristianismo progressista.

Os cristãos da Galácia deixaram o apóstolo Paulo admirado. Não por algo positivo, mas extremamente decepcionante, como se Paulo estivesse sentindo novamente as dores de parto (Gl 4:19), pelos filhos na fé que ele tinha gerado por meio de sua pregação, mas que se desviram depressa para “outro evangelho”; o que de fato não é evangelho coisa nenhuma.

Estou muito surpreso em ver que vocês estão passando tão depressa daquele que os chamou na graça de Cristo para outro evangelho,
o qual, na verdade, não é outro Gálatas 1:6–7a

Pois evangelho significa boa notícia; a boa notícia de Deus para nós por meio de Jesus Cristo.

E um falso evangelho que nos desvia de Jesus Cristo, não pode ser considerado um evangelho de boa notícia, mas sim um evangelho anátema, que significa amaldiçoado (Gálatas 1:10).

Falsos mestres não é só problema que a igreja primitiva teve que combater, mas ao longo de toda a história da igreja, eles estão presentes, semeando um outro evangelho, contrário a fé cristã histórica.

E contra esses, uma mulher chamada Alisa Childers resolver escrever uma resposta, uma resposta para o cristianismo progressista, que é um falso evangelho em nossos dias.

Outro Evangelho, de Alisa Childers, foi publicado pela Ed. Fiel; e nesse livro ela traz um testemunho pessoal, de como ela que era uma cristã fervorosa, porém sem compreender de fato o que ela cria, ou seja, sem uma base sólida doutrinaria, e sendo assim, ela acabou, sendo levada a incredulidade, não por um professor ateu de faculdade que atacou sua fé, mas por um pastor liberal, progressista, de fala mansa, um intelectual, apegado a obras sociais, mas também com uma missão infernal de ressignificar a fé, com uma postura crítica e revisionista da tradição cristã.

O cristianismo progressista, está fundamentado no liberalismo teológico, e em linhas gerais, eles negam que a Bíblia é a Palavra de Deus, negam os pilares, nascimento virginal de Cristo, ignoram a realidade do pecado e o sacrifício expiatório e substitutivo de Cristo na cruz, ressurreição corporal, milagres. Trindade.

Muitos nem creem em Deus…

mas estão infiltrados na igreja, e motivados pela ideologia de uma Nova Esquerda; que é de fato o ídolo que eles carregam, e assim defendem pautas como aborto, liberação das drogas, ideologia de gênero, marxismo cultural, etc… Um outro evangelho.

O livro conta com uma apresentação de Franklin Ferreira, sobre o tema e sobre a importância da obra de Alisa. Separei(eu, Guilherme), alguns trechos desta apresentação rica, esclarecedora e introdutória sobre o assunto, escrita pelo prof. Franklin:

Tristemente, há no Brasil várias faculdades teológicas e instituições que também disseminam tal incredulidade. Deve-se deixar claro que os cristãos progressistas não estão questionando questões secundárias ou não essenciais à fé. Eles romperam, como escreveu Vicente de Lérins, com “aquilo que foi crido em todo lugar, em todo tempo e por todos [os fiéis]”.

O cristianismo progressista conduz seus adeptos à incredulidade. Pois, no fim, os cristãos progressistas se submetem a uma Ideia, não à Revelação. Por isso, não podem ser considerados evangélicos ou cristãos.

Esta obra é leitura obrigatória nos tempos que vivemos. Alisa deixa claro o que está em jogo e nos desafia a levar a fé cristã a sério. Assim, leia e releia essa preciosa obra, escrita com humildade e amor, e que oferece aos cristãos razões intelectuais para perseverarem na fé, ao mesmo tempo que os ajuda a identificar as falsificações do evangelho, que intentam seduzir e confundir os cristãos. A igreja cristã no Brasil precisa entender que o mesmo adversário que parasitou e predou a igreja cristã na América do Norte e na Europa está presente no Brasil. Portanto, que lembremos do alerta do apóstolo Paulo: “Há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregue um evangelho diferente do que já vos pregamos, seja maldito. Conforme disse antes, digo outra vez agora: Se alguém vos pregar um evangelho diferente daquele que já recebestes, seja maldito” (Gl 1.7–9).

Franklin Ferreira é pastor da Igreja da Trindade e diretor-geral e professor de teologia sistemática e história da igreja no Seminário Martin Bucer, em São José dos Campos (SP).

Francis Shaeffer em seu livro “A morte da razão”; escreveu que os cristãos de cada geração tem que estar preparados para responderem questões honestas de sua própria geração. Esse é um desafio para a igreja de nossos dias, e devemos estar preparados.

Deixo aqui embaixo algumas indicações de livros, além do livro apresentado nesse post, com excelentes descontos na Amazon, que pra mim é o melhor lugar para se comprar livros com descontos. E se você comprar por meio desses links que deixo aqui, você estará me ajudando com uma pequena comissão; lembrando que você não estará pagando nada a mais por isso.

Documentário produzido pelos irmãos da Coalizão Pelo Evangelho (TGC Brasil) :

Neste bate-papo, Franklin Ferreira e Wilson Porte conversam sobre a relação entre teologia e política e o papel do cristão no cenário brasileiro:

Franklin Ferreira responde essa questão pertinente e suas implicações:

Por fim, pra encerrar com uma música como de costume, deixo uma música. Música essa em que eu participo junto com o 95 Versos e o Rodrigo D´Cristo no album Post Tenebras Lux, de Kami Kam:

--

--