Sempre descarte a primeira ideia

Eu sei, a sensação daquele momento “eureka” é indescritível! Nessa hora não importa o quê, como, onde e nem o porquê, a sua ideia é sensacional. Ponto.

Kaio Freitas
riosulvalley
3 min readDec 19, 2016

--

Ter ideias tem sido meu trabalho nos últimos 10 anos. Desde quando era programador, passando pela publicidade e agora trabalhando com inovação. Já tive muita ideia ruim, algumas "ok" e outras muito boas, mas se tem uma coisa que percebi nesse tempo é que 99% das minhas primeiras ideias não eram tão boas quanto eu pensei que fossem. Mas isso não é o pior.

Acredite, sua primeira ideia te deixará cego.

Hoje pela manhã me deparei com um estudo muito interessante. Nele, jogadores de xadrez foram submetidos a alguns testes enquanto jogavam. Em um dos testes, os pesquisadores monitoraram o nível de atividade cerebral e o foco de visão (pra onde eles olhavam).

O que eles descobriram é impressionante!!!

Antes de cada jogada, os níveis cerebrais dos jogadores eram super elevados, o que indicava maiores chances de se criar uma jogada criativa, inesperada, fora da caixa. No entanto, mesmo com todo esse nível cerebral, a visão do jogador sempre focava nas áreas do tabuleiro onde as jogadas mais óbvias estavam. É como se o cérebro quisesse evitar a fadiga, sabe? E não para aí.

A partir desse momento, o jogador agora precisa de um esforço muito maior para pensar outras jogadas. Sua mente foi "presa". Sua primeira ideia de jogada (a mais óbvia) literalmente o deixou cego para jogadas melhores.

Cientificamente falando, a presença de soluções óbvias reduz nossa habilidade de encontrar melhores ideias para resolver nossos problemas.

Diante disso, tentei pensar em algumas coisas que tenho aprendido com o tempo para não cair na armadilha da primeira ideia.

1 — Menos NÃO é mais

Não acredite quando dizem que ideias nascem de um surto criativo. Não tente ter a ideia de um milhão de dólares. Tenha um milhão de ideias. Muitos amigos me elogiam pelo nome do SempreQuis. Dizem ser simples, criativo e direto ao ponto. O que eles não sabem é que SempreQuis foi um dos 133 nomes que eu anotei no meu caderninho. rs

2 — Não trabalhe sozinho

Quando você está em grupo as chances de você ficar cego por sua primeira ideia diminui consideravelmente. Além disso, trabalhar com pessoas de diferentes backgrounds, experiências e conhecimento pode te ajudar a produzir ideias muito mais profundas e criativas.

3 — Teste suas ideias

Ideias no papel são apenas ideias. Elas ainda não valem nada. Uma ideia é apenas uma hipótese, algo que você acha que pode solucionar um problema. Então, antes de se apaixonar por suas ideias vá pra rua e teste. Como disse o Mike Tyson, "todo mundo tem um plano até tomar o primeiro soco na cara".

E você, como você faz para gerar ideias menos óbvias?
Deixe seu comentário aqui ou me procura lá no Twitter ;P

--

--

Kaio Freitas
riosulvalley

👨‍🎤 Design Strategist, Facilitator & Indie Maker. Working at the intersection of innovation and social impact. https://hikaio.com