Como você pode aprender a programar

Pelo menos foi assim que eu aprendi

Kaio Freitas
riosulvalley
4 min readJun 22, 2016

--

Piratas de Computador (1995)

Em 1995 lançaram o filme Hackers: Piratas de Computadores com a ainda desconhecida (pelo menos pra mim) Angelina Jolie. Não sei ao certo quando o filme chegou às locadoras do Brasil, mas sei que ao assistir esse filme por volta dos meus 10/12 anos, minha cabeça explodiu!

A partir daquele dia meu sonho era ser um hacker!

Obviamente, eu nunca me tornei um , na verdade eu nem cheguei perto. Mas aprendi programação por hobby, transformei em profissão e durante algum tempo ganhei a vida com isso. Daí fui cursar Publicidade e acabei me identificando com áreas mais estratégicas, como o planejamento.

No meu último post eu falei sobre alguns motivos pelos quais eu acho que você deveria aprender a programar, principalmente se você quer empreender na internet. Com isso, tive a recebi a mensagem do Márcio:

Boa noite Kaio, tudo beleza?
Eu li o texto de hoje, que você postou falando sobre aprender a programar e eu achei incrível, pois é uma das vertentes que quero explorar agora. Gostaria de saber se você tem alguma indicação de por onde começar, ou algum curso a indicar.

Bom, estão vamos lá!

Por que você quer aprender a programar?

Existem diversas linguagens de programação e embora muitas delas sejam bem flexíveis, sempre existirá algumas particularidades. Então vou tentar dividi-las nas temáticas mais comuns hoje em dia e dar minhas sugestões baseadas no que estudei, na experiência de amigos e no que já pesquisei.

1) Não sei ao certo o que quero fazer. Nunca programei antes e pretendo começar do zero para entender a lógica.

Minha sugestão: Python.
Python é uma das linguagens mais completas e mais fáceis de se aprender. Universidades de renome como Harvard e Stanford usam Python para ensinar programação a seus alunos e empresas como Google, Facebook, Netflix, Instagram e muitas outras utilizam a linguagem em seus produtos.
Mesmo que você nunca tenha programado, começar com Python definitivamente é a melhor escolha.

2) Quero aprender a programar para desenvolver sites.

Minha sugestão: HTML, CSS e JavaScript
Tudo que você vê na web é fruto de códigos HTML e CSS. HTML é a estrutura, o esqueleto, o corpo de uma plataforma web. CSS são as roupas, os estilos, as cores, fundos e fontes. Juntos, são fundamentais para criar qualquer coisa online. Mais tarde, aprender JavaScript vai te fornecer recursos para deixar suas páginas bem mais interativas e funcionais. Com esses três você será capaz de desenvolver praticamente qualquer site.

3) Quero criar aplicativos para iPhone/iPad/Mac

Minha sugestão: Swift
Swift
é uma nova linguagem de programação desenvolvida pela Apple para a criação de apps para iOS e Mac. Ela é muito poderosa e fácil de usar. Se você quer se aventurar no mundo dos apps da Apple, esse é o caminho.

4) Quero criar aplicativos para Android

Minha sugestão: Java
Apesar de os aplicativos feitos para Android usarem Java como a principal linguagem de programação, se você nunca programou antes, começar com Java não é uma boa ideia. Então, talvez seja melhor começar com Python, até você se sentir confortável com esse universo.

Ok, entendi! Mas como eu aprendo tudo isso?

Existem infinitos sites, cursos, livros e tutoriais sobre programação na internet. No entanto muita coisa (as melhores) está em inglês.

Abaixo vou tentar listar um pouco do que eu já fiz e recomendo.

Codecademy
Pra mim é o melhor lugar para quem quer ter o primeiro contato com programação. A plataforma deles é dividida por áreas e a metodologia é super interativa. Você aprende fazendo. É gratuito e o conteúdo é em inglês.

TreeHouse
Segue a linha do Codecademy porém muito mais completo. Lá você encontra tracks de diversos assuntos que podem ser acessados de forma ilimitada mediante a uma mensalidade de $19. Pra mim, é a plataforma de cursos online mais completa na área de programação.

Origamid
Criada e administrada por um brasileiro, a plataforma oferece um curso completo de desenvolvimento web todo em português. Não fiz o curso deles, mas é muito bem recomendado.

Casa do Código
Se você gosta de livros, a Casa do Código é um prato cheio. Eles oferecem uma coleção bem completa de materiais de diversos assuntos como desenvolvimento web, aplicativos e games.

EDX e Coursera
As duas maiores plataformas de ensino online oferecem dezenas de cursos. Alguns que já fiz e gostei:

Introduction to Computer Science and Programming Using Python
Programming for Everybody (Getting Started with Python)

Stack Overflow
Quando você tiver alguma dúvida é provável que a resposta esteja lá. Esse site é o melhor fórum sobre programação que conheço. Salve esse link!

Espero que esse post possa esclarecer um pouco as coisas pra você que está pensando em aprender a programar.

*Esse post é um trabalho em progresso e pode ser atualizado constantemente

--

--

Kaio Freitas
riosulvalley

👨‍🎤 Design Strategist, Facilitator & Indie Maker. Working at the intersection of innovation and social impact. https://hikaio.com