Ficar parado é mais arriscado que inovar

Rio Sul Valley
riosulvalley
Published in
2 min readJun 29, 2016

--

Texto por Carnelutti Alencarino

Com certeza você já ouviu falar de inovação. Inovar é modificar antigos costumes, manias, legislações, processos; É efeito de renovação ou criação de uma novidade. O conceito de inovação é bastante utilizado no contexto empresarial, ambiental ou mesmo econômico.

Neste sentido, inovar é a necessidade de criar caminhos ou estratégias diferentes, aos habituais meios, para alcançar determinado objetivo. Inovar é inventar, sejam ideias, processos, ferramentas ou serviços.

A ideia de inovação, no entanto, não deve ser praticada apenas à invenção de novos produtos, serviços ou tecnologias, mas também ao valor ou conceito de determinada demanda, como o modo de organizar uma empresa por exemplo e proporcionar ganhos qualitativos e quantitativos aos seus clientes.

Nos dias atuais, a inovação pode ser considerada um sinônimo de adaptação e, para que as empresas possam obter resultados e continuar na “batalha no mercado corporativo”, as inovações são essenciais para se adaptarem às mudanças que acontecem nas estruturas sociais e econômicas.

Estamos vivendo a consolidação da Sociedade da Informação, expandindo nosso acesso ao conhecimento e intensificando nossa participação, transformando a maneira como nos relacionamos com as empresas, às marcas e o mercado de consumo em geral.

Como já dizia Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna; nos dias de hoje… “mais arriscado que mudar é continuar fazendo a mesma coisa”.

Elencamos 5 pontos que corroboram com a teoria de Drucker e que nos força a repensar nossas estratégias, sejam corporativas ou profissionais.

  1. Os próximos 100 anos trarão o impacto de inovação equivalente aos últimos 20.000 anos. (Ray Kurzweil, um dos maiores futuristas de nosso tempo)
  2. Estima-se que 60% das profissões que dominarão os próximos 10 anos ainda não existem. (Thomas Frey, do DaVinci Institute)
  3. A CBRE Institute publicou uma pesquisa dizendo que 50% das profissões de hoje se tornarão obsoletas até 2025.
  4. Aposta-se que 40% das empresas existentes não estarão mais no mercado ao fim dos próximos 10 anos. (CEO da Cisco John Chambers, antes de sua anunciada aposentadoria.)
  5. Há menos de 40 anos atrás a expectativa de vida para homens ficava próxima dos 60 anos. Atualmente, já se fala de 80 anos. Foram quase 20 anos em quase 40 anos

Segundo Karl Fisch, estamos “preparando” estudantes para empregos que ainda não existem, para resolver problemas que ainda não surgiram, usando tecnologias que ainda nem foram inventadas.

Que futuro podemos esperar ou construir, se nem sabemos para onde vai o mundo em que vivemos?

--

--