Tutor também é professor

Esta profissão ainda é tratada com inferioridade em relação aos professores?

Representação do auxílio de um tutor à um aluno./Créditos: Tainá Ariozi

Na modalidade do ensino a distância, os alunos, além de assistirem às aulas gravadas pelos professores, contam com a presença essencial do tutor para melhor assimilação do conteúdo. Segundo Maria Inês Castelani, tutora do polo de pedagogia em Astorga, tutor é aquele que guia o graduando em seu aprendizado. Mediando de forma didática, ele é responsável pelo diálogo com o discente, monitorando suas atividades, leituras e decorrentes dúvidas. É também de sua responsabilidade emitir um feedback ao estudante.

Porém, é um grande equívoco pensar que o tutor tem apenas o papel de orientar, corrigir, e não o de ensinar. Muitos se esquecem que o ensino é bem mais do que apenas difundir o conteúdo. Para o fundamento de uma compreensão completa, o aluno necessita ser apoiado, incentivado e ter a possibilidade de recorrer a novas formas de explicações para retificar suas falhas.

Apesar de toda essa importância tutorial, os profissionais não são convenientemente reconhecidos. Na verdade não podem nem sequer considerar este trabalho uma profissão. Os tutores têm apenas vínculo com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), sua remuneração se dá por meio de bolsas e sua legalização pela Universidade Estadual de Maringá não existe. Uma situação que merece um mínimo reparo.

Em suma, os atos de responsabilidade dos professores nas aulas presenciais são equivalentes aos dos tutores no ensino a distância. Os requisitos indispensáveis para ser um bom tutor são os mesmos dos docentes. Logo, a função do tutor deve ser repensada, superando a ideia de que apenas é considerado professor aquele que transmite diretamente o conhecimento. Um cargo que gera uma postura de interação e mediação fora das aulas é extremamente fundamental para a construção do saber e deve ser devidamente valorizado.

Escrito por Maria Carolina Moraes


Volte à página inicial do RISCO DE GIZ

Volte à página inicial do FURO NO MURO

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Risco de Giz’s story.