A cultura pop em 2021: Uma retrospectiva

Os momento mais marcantes e relevantes do ano na cultura pop

Guilherme F. Cossich
ritvalclothing
6 min readDec 7, 2021

--

Todos os anos, um turbilhão de acontecimentos vem e vão. Contudo, alguns deles acabam deixando grandes marcas, mudando definitivamente o curso de nossa história e cultura popular. E nesse nosso Brasil de 2021, não faltaram momento memoráveis, sejam eles positivos ou alguns que preferíamos que caíssem no esquecimento.

Conforme fazemos todo ano aqui no Blog, listamos tudo aquilo que mais marcou e impactou nossa cultura ao longo desses últimos 12 meses. Boa leitura!

1 — Cultura do cancelamento

Karol Conká — Dilúvio (Foto: Divulgação)

Logo no início de 2021, o Brasil já foi palco de discussões incansáveis e exaustivas sobre o “cancelamento” de pessoas públicas. Em um primeiro momento visto como uma ferramenta de cobrança e prestação de contas, esse comportamento coletivo se tornou uma poderosa e perigosa arma nas mãos dos internautas, capaz de provocar verdadeiros linchamentos virtuais, arruinando carreiras (e vidas) de maneira definitiva, muitas vezes devido à apenas um erro ou deslize cometido.

Gloria Groove lança o videoclipe da canção "A Queda"

De Karol Conká até Marília Mendonça — inúmeros artistas passaram pelo imperdoável tribunal da internet e receberam inúmeras mensagens de ódio após condutas inapropriadas ao longo do ano. Uma obra que resume bem esse estranho momento que passamos é o videoclipe de “A Queda”, de Gloria Groove. Assista a seguir:

2 — O retorno e a partida das maiores

Foto: Marília Mendonça (esqueda) e Adele (direita)

Adele e Marília Mendonça. Duas gigantes nos palcos e nas plataformas de streaming. Poucas semanas antes da diva britânica fazer seu retorno triunfal ao mundo da música com o álbum "30", a jovem Marília Mendonça falece em detrimento de um acidente aéreo em Minas Gerais, tendo apenas 26 anos de idade.

Ambas sempre serão grandes vozes que marcaram toda uma geração. Os números de Marília Mendonça não são impressionantes apenas em território nacional. A cantora sertaneja é uma das artistas com o maior número de streams no mundo todo. São mais de 14 BILHÕES de visualizações no YouTube. No Spotify, é a artista mais ouvida do Brasil, com 12,1 milhões de ouvintes mensais e mais de 5 bilhões de streams.

Adele — 30

Já Adele, acumula cerca de 60 milhões de álbuns vendidos mundialmente tendo lançado apenas três discos em sua carreira ("19", "21" e "25"). Se somarmos as vendas de álbuns, downloads e streams, a cantora ultrapassa a marca de 93 milhões em vendas. Seu mais recente trabalho, "30", que inclui o já consagrado hit "Easy On Me", não decepcionou os fãs e estreiou direto em primeiro lugar nas paradas do mundo todo.

3 — Retomada dos shows

Harry Styles na turnê "Love On Tour" (Foto: Reprodução)

O momento que todos estávamos esperando chegou! Com o avanço do combate à pandemia da COVID-19 e uma significativa melhora de todos os indicadores sanitários, os eventos ao vivo começaram a ser flexibilizados já no meio do ano em alguns países como Estados Unidos, Austrália, entre outros.

Turnês remarcadas, festivais de música acontecendo… Pouco a pouco todo o setor entrou em uma retomada e pudemos voltar a ter aquele gostinho de ver nossos artistas favoritos ao vivo novamente. Aqui no Brasil, as medidas começaram a entrar em vigor apenas no final do ano. Em meados de outubro e novembro, nossos cantores começaram a marcar shows e os grandes festivais do país — Rock In Rio, Lollapalooza, Bananada e outros — já ganharam novas datas e estão com tudo pronto para acontecerem a partir de abril de 2022. Viva a música e a ciência!

NOVOS FESTIVAIS: A agenda já confirmada de 2022 vem aí e promete compensar todo esse tempo que fãs e artistas tiveram que permanecer afastados dos palcos.

O circuito dos megafestivais já ganhou, até o momento, três nomes de peso: The Town, o novíssimo festival de São Paulo — a ser realizado em 2023 e dos mesmos organizadores do Rock In Rio, MITA, sigla para "Music Is The Answer", com edições em SP e RJ e a edição brasileira do icônico festival espanhol Primavera Sound, que também ganhou datas nos Estados Unidos (Los Angeles), Portugal (Porto), Chile (Santiago) e Argentina (Buenos Aires) .

4 — Personalidades do Ano

Lil Nas X no tapete vermelho do Met Gala (Foto: Associated Press)

Jovem, negro, gay. E muito bem-sucedido. O rapper Lil Nas X é eleito a nossa personalidade do ano.

Após quebrar a internet e retornar com tudo com o hit "Montero (Call Me By Your Name)", o cantor entregou um dos videoclipes mais impecáveis e controversos do ano e, em seguida, um um álbum excepcional, provando que ele não é apenas um rostinho bonito ou um amador que emplacou somente "Old Town Road" em 2018. A contribuição social do trabalho de Lil Nas X ajuda a eliminar estigmas e esteriótipos não somente na indústria do Rap, abrindo discussões relacionados aos sentimentos, desejos, sonhos e visões de mundo sobre a arte e a comunidade Queer, essencialmente sob a ótica da negritude.

Marina Sena — De Primeira (Foto: Divulgação)

No Brasil, a estrela do ano não poderia ser ninguém menos do que Marina Sena. A mineira, proveniente do bem-sucedido grupo Rosa Neon, começou a dar as caras logo no início do ano ao participar da collab "+1 Minuto", presente em "Amanhã", o álbum de estreia de Jean Tassy — e melhor disco brasileiro lançado esse ano de acordo com quem vos escreve.

Leia: 2021: Os 10 melhores álbuns do primeiro semestre

Marina Sena e o primeiro single de sua carreira solo: "Me Toca"

Após lançar dois singles ("Me Toca" e "Voltei Pra Mim") no primeiro semestre e viralizar no TikTok com a faixa "Por Supuesto", veio “De Primeira”, seu primeiro álbum solo lançado em setembro. Cheio de personalidade, irreverência, composições contendo cômicas figuras de linguagens e misturando os mais diversos gêneros musicais, o desempenho do disco foi além do que se era esperado para uma artista do pop alternativo. Aliás, Marina Sena é literalmente um convite para ir além.

"Amor, eu te deixei
Pra ir atrás do que eu sonhei
Não tem mais nada a ver
Já tava tão na minha
Eu tenho o dom de ir além"

O single "Por Supuesto", faixa mais popular do álbum, alcançou em outubro o primeiro lugar da parada viral GLOBAL do Spotify. Isso mesmo, uma música brasileira foi a mais compartilhada do mundo inteiro na principal plataforma de streaming do mercado.

Coroando o ano de 2021, Marina recebeu em dezembro o certificado de platina para "Por Supuesto" (Foram mais de 28 milhões de execuções nas plataformas digitais) e o título de Artista Revelação no Prêmio Multishow. O mundo já deitou no seu sorriso, garota!

Abaixo, listamos as dez pessoas que mais impactaram a cultura popular no nosso país em 2021:

Lil Nas X
Marina Sena
Marília Mendonça
Adele
Demi Lovato
Mano Brown
Taylor Swift
Wagner Moura
Olivia Rodrigo
Britney Spears

Lil Nas X — "Montero (Call Me By Your Name)": O videoclipe do ano

--

--