A cultura pop em 2020: Uma retrospectiva

Os momento mais marcantes e relevantes do ano na cultura pop

Guilherme F. Cossich
ritvalclothing
4 min readDec 13, 2020

--

O ano está acabando, e como ele passou rápido! Chegou a hora de olhar para trás e refletir sobre os momentos mais importantes de provavelmente um dos anos mais atípicos em décadas. Muitos foram os acontecimentos relevantes. Enquanto o planeta passou (e ainda passa) pela pandemia do coronavírus, a arte e cultura pop registrou cirurgicamente esse importante momento em nossa sociedade.

Mesmo em tempos sombrios, nossos artistas e músicos conseguiram criar projetos que floreceram frente ao caos que nossa sociedade está enfrentando desde março. Esperamos que você relembre carinhosamente todos esses momentos. Também te convidamos a deixar nos comentários quais foram suas impressões de 2020 e qual momento/projeto mais te marcou ao longo dos últimos meses. Boa leitura!

1 — Canções inspiracionais e de protesto

“I Can’t Breathe” (Foto: Reprodução / YouTube)

Em um ano dominado pela pandemia de COVID-19, o isolamento social mudou drasticamente a dinâmica da indústria fonográfica. O cancelamento dos shows e a quarentena não impediram que a criatividade dos artistas se desenvolvesse. Nesse sentido, acompanhandos inúmeros lançamentos de canções com mensagens motivacionais e inspiracionais, refletindo esperança e gratidão por todos os profissionais da saúde que desde março continuam lutando diariamento contra a pandemia.

Outra importantíssima fonte de inspiração em 2020 foi a gigante onda de protestos contra o racismo e a violência policial que culminou no assassinato de George Floyd. A seguir, listamos a canções que mais brilharam nesse difícil e reflexivo período:

H.E.R. — I Can't Breathe
Beyoncé — Black Parade
Alicia Keys — Perfect Way To Die / Good Job
Anderson .Paak — Lockdown
Sia — Saved My Life
Weezer — Hero
Bon Jovi — Do What You Can

2 — Nostalgia & revival dos anos 70 e 80

“Future Nostalgia” e “After Hours” (Foto: Divulgação)

Uma tendência que definitivamente marcou 2020 foi a onda de projetos influenciados pela dance music e todo o movimento cultural e estético dos anos 70 e 80. A extravagância e glamour da disco music dominou todos os charts mundialmente e os maiores hinos do ano saíram de artistas como The Weeknd ("Blinding Lights") e Dua Lipa ("Don't Start Now").

Confira a seguir os registros que nos colocaram em uma máquina do tempo esse ano, nos convidando para dançar:

The Weeknd — After Hours
Dua Lipa — Future Nostalgia
Jessie Ware — What’s Your Pleasure?
Tame Impala — The Slow Rush
Kylie Minoge — Disco
Lady Gaga — Chromatica

3 — Black Is King

"Black Is King" (Foto: Reprodução / Disney+)

Ressignificando a tradicional história do filme "O Rei Leão", Beyoncé e seu filme "Black Is King" foram um dos assuntos mais comentados do ano. Entregando uma poderosa obra audiovisual, a artista celebra suas origens e cria um impecável e inspirador projeto afrofuturista, enaltecendo sua cultura e pagando tributo aos seus ancestrais.

Leia nossa review de "Black Is King" clicando aqui.

4 — Folklore

"Folklore" (Foto: Divulgação)

A produtividade de Taylor Swift em isolamento social foi absurda. Lançando 2 (dois!!!) álbuns de surpresa, a cantora resgatou suas raízes na música country e, em um movimento de "volta pra casa", imergiu no universo folk, introspectivo, minimalista e fantasioso com "Folklore" e "Evermore", uma era centrada em contar fábulas e histórias profundamente sentimentais com apenas violão e piano.

Crua, acústica e despida de qualquer roupagem pop, Taylor, Jack Antonoff, Bon Iver e Aaron Dessner (The National) deram luz a um dos projetos mais inesperados, belos e aclamados do ano. Leia nossa resenha de "Folklore" clicando aqui.

5 — Personalidades do Ano

"AmarElo: É Tudo Pra Ontem" (Foto: Divulgação / Netflix)

O Brasil de 2020 não seria o mesmo ser o rapper Emicida, portanto ele é a nossa personalidade do ano. Lançando "AmarElo" no final do ano passado, o artista entregou um projeto extremamente sensível e socialmente relevante, indo além de apenas música. O paulistano produziu podcasts e conteúdos em seu canal do YouTube, além de um impecável documentário para a Netflix ("AmarElo: É Tudo Pra Ontem") que registra seu show no icônico Theatro Municial de São Paulo, trazendo representatividade e colocando a cultura afro em seu devido lugar: no pilar central na construção da cultura e identidade brasileira.

A contribuição de Emicida e outros artistas nacionais deixaram relevantes marcas em nossa atual sociedade. Confira abaixo dez dos mais importantes nomes do ano:

Emicida
Beyoncé
The Weeknd
George Floyd
Cardi B
Taylor Swift
Dua Lipa
Rico Dalasam
Pabllo Vittar
Manu Gavassi

Ouça a seguir nossa playlist com os melhores momentos do ano. Feliz 2021!

--

--