O dia em que o Black Eyed Peas se declarou ao samba e ao Brasil

Relembre agora os momentos marcantes dessa relação de amor

Guilherme F. Cossich
ritvalclothing
3 min readAug 24, 2021

--

Sérgio Mendes, Gracinha Leporace e Fergie no palco do Rock in Rio em 2017 (Foto: Reprodução / Twitter)

Desde a internacionalização da Bossa Nova no início dos anos 60, os cartões postais da cultura brasileira para o mundo passaram a ser as belezas da Cidade Maravilhosa (Rio de Janeiro): O Corcovado, Cristo Redentor, a icônica "Garota de Ipanema" e o estilo de vida boêmio dos sambistas cariocas. Esse estilo de vida alegre e estereotipado, contudo, foi sendo reciclado e retratado em diversas obras audiovisuais durante as décadas seguintes. Do cinema brasileiro até os estúdios da Disney, a exportação brasileira ao mundo permaneceu essencialmente a mesma: Um paraíso tropical.

Com a globalização, a digitalização da indústria fonográfica no início dos anos 2000 e a febre dos videoclipes em uma era dominada pela MTV, alguns artistas explodiram mundialmente na cultura mainstream e viram em nosso país uma oportunidade de mostrar versatilidade, criatividade e inspiração em nossos estilos musicais.

Quem nunca escondeu sua fascinação pela cultura brasileira é o The Black Eyes Peas. O grupo de hip-hop norte-americano liderado por Will.I.Am surgiu no início dos anos 90 e, após dois álbuns lançados, convidou a vocalista Fergie para integrar a banda e, a partir de 2003 com "Elephunk", se tornou um dos principais ícones pop da década. Com milhões de discos vendidos mundialmente, o BEP começou a homenagear o Brasil com o videoclipe de "Don't Lie", o qual foi gravado no Rio de Janeiro" em 2005.

“Nós amamos o Brasil e eu pessoalmente amo muito o Brasil. Sempre foi um sonho meu ir ao Brasil desde que eu tinha 16 ou 17 anos e ouvia Jorge Ben Jor, Gilberto Gil, Tom Jobim e João Gilberto. Eu amava samba e bossa nova, amava! E agora com os novos sons como o funk, eu amo o Brasil ainda mais!” (Will.I.Am)

Mesmo já sendo febre entre fãs brasileiros, a partir do lançamento de "Don't Lie", o grupo criou uma conexão fortíssima com o nosso país. "Já nos convidaram para tocar no carnaval de Salvador, mas infelizmente a data não se encaixou em nossa agenda", contou Taboo. "Fizemos o nosso maior show da carreira no Brasil! Foi no ano novo no Rio e tinham milhares e milhares de pessoas, não dava para contar (…) Foi fantástico!"

No ano seguinte ao lançamento de "Don't Lie", surgiu outro momento icônico: A parceria com o pianista brasileiro Sérgio Mendes e sua esposa, Gracinha Leporace. Lançado em março de 2006, o aclamado álbum "Timeless" contou com uma regravação de uma das canções mais clássicas da cultura brasileira: O samba "Mas Que Nada" de 1963.

"Ele é um grande artista e também uma pessoa muito simpática. Lembro que, quando ele estava no estúdio, eu pensava: Ai meu Deus, estamos gravando com Sérgio Mendes!” (Will.I.Am)

O single recebeu certificado de Ouro no Brasil e "Timeless" venceu a categoria de Melhor Álbum Pop Brasileiro no Grammy Latino daquele ano. Em 2011, a canção fez parte da trilha sonora do filme animado "Rio" e, em 2013, entrou entrou para o Hall da Fama do Grammy.

Coleção Tropical Bliss: Camisetas incríveis para fugir do óbvio!

Quer mergulhar nas brasilidades e cultura brasileira? Conheça nossa linha Tropical Bliss: camisetas incríveis inspiradas no samba, bossa nova e tropicália!

Use o cupom BEMVINDO e ganhe 10% de desconto em toda a loja: www.ritval.com.br

--

--