Terno Rei — Violeta

Um frágil e melancólico mergulho em retratos da rotina urbana

Guilherme F. Cossich
ritvalclothing
2 min readJan 18, 2021

--

Foto: Divulgação

Lançado no início de 2019, o terceiro álbum de estúdio do Terno Rei é uma trilha sonora que definitivamente tem o poder de transportar o ouvinte para outras dimensões. “Violeta” contém estruturas tradicionalmente influenciadas pelo rock nacional dos anos 80, porém imerso em uma roupagem moderna e vocais incrivelmente polidos.

Orientado por uma intensa e gostosa linha de baixo, o projeto é recheado de riffs distorcidos/vintage de guitarra, os quais se fundem harmonicamete quase como em um uníssono com syths e conectando toda essa atmosfera nostálgica com composições ultra sentimentais, melancólicas e frágeis.

"Você me pergunta sobre como foi meu dia
E eu te respondo somente à meia-noite
Mas pelo menos ofereço a sinceridade
De quem está caindo e eu estou"

Toda essa receita da banda paulistana resultou em um projeto não somente coeso, mas transcendental. A produção sintetizada cria com sucesso uma etérea e cósmica atmosfera sonora, enquanto o conteúdo lírico que a banda trouxe acerta ao tocar em sensíveis partes da identidade humana (tristeza, solidão, amor, liberdade, medo) e a experiência em sociedade — leia-se aqui essencialmente os relacionamento românticos.

A canção mais tocante e profunda dentre as onze é, na minha opinião, "Medo" (Quem não tem mais medo sou eu / E eu sou você / Quem não tem mais medo é rei ). Poética, a produção lo-fi imerge completamente em uma nostálgica e inacabável caminhada, uma jornada em busca de uma libertação íntima.

“Andando a pé eu vi os céus mudarem cores
Do branco para o azul, do rosa para o roxo
Faz tanto tempo que já tanto faz
O tempo já não é nada demais
Eu já não tenho medo de voar”

"Violeta" definitivamente é um convite para desafiar nossa noção de tempo e espaço, propondo uma conexão íntima, profunda e honesta com nossas emoções.

"Acelerar, o que restou
A marca que você deixou
Acelerar, onde é que vou
Perdido no meio da multidão"

Violeta (2019)

🎙️Destaque: Yoko, Dia Lindo, Medo, Luzes de Natal
Nota: 📀📀📀📀📀

--

--