Holofotes em: CaioAlbarnBR

Roblox Developer Relations
Roblox Developer Português
8 min readMay 14, 2020

Estamos muito felizes em compartilhar nossa entrevista com um dos criadores brasileiros da UGC! CaioAlbarnBR foi vencedor do desafio de criação de chapéus, no qual elegemos 3 vencedores que foram premiados com acesso ao programa.

CaioAlbarnBR é brasileiro, desenvolvedor, membro do programa UGC com mais de 76 mil vendas de seus itens e jogador da Roblox desde 2010.

Caso você ainda não conheça, o programa UGC é atualmente limitado para um certo número de modeladores em que se é possível criar e vender seus próprios chapéus na Roblox. Você pode encontrar mais informações sobre esse programa no Fórum de Desenvolvedores.

Estão ansiosos? Então aqui vai a nossa entrevista:

1 — Como começou seu interesse pela modelagem 3D?

Pra ser sincero, eu não tinha interesse nenhum em 3D antes de começar. Eu gostava de desenhar, mas sempre fui muito ruim, e hoje eu falo que foi o destino que me apresentou o 3D. A fonte do meu computador tinha acabado de queimar, isso foi há 4 anos atrás, e para passar o tempo até o computador ser consertado, eu ficava o dia todo vendo vídeo no Youtube e assistindo séries pelo celular. Um dia, um vídeo foi recomendado para mim, se chamava The Secret Ingredient to Photorealism (O ingrediente Secreto para o Fotorrealismo) do canal Blender Guru, vocês devem conhecer.

O vídeo falava como o Blender (na época era a versão 2.78) não conseguia alcançar um nível alto de luminosidade, etc… O importante da história é, eu fiquei maravilhado. O que é Blender? 3D? Pera, aquilo ali não é uma foto? E por aí foi, meu interesse foi crescendo cada vez mais. Então, entrei no canal dele e comecei a procurar mais conteúdo, até que cheguei no famoso tutorial da rosquinha. Não preciso nem falar que assisti todos os episódios umas 4 vezes, só na expectativa do meu computador ficar pronto logo pra eu poder baixar e começar a produzir arte e fazer a minha rosquinha também.

2 — Como você aprendeu a modelar?

Bem, essa resposta se relaciona muito com a primeira. Eu comecei a aprender quando o computador finalmente ficou pronto, eu tinha 21 anos na época. Com o computador ligado, a primeira coisa que eu fiz foi procurar “Blender Download” no Google. Baixei, abri e mal conseguia me conter de excitação! Abri o Youtube e comecei a fazer a tão aguardada rosquinha, meu primeiro modelo e renderização 3D, este foi o resultado:

Desde então comecei a produzir mais alguns trabalhos, você pode conferir meu portfólio e ver algumas dessas renderizações que fiz na época.

Fica aqui uma dica de algo que demorei um pouco pra entender. Você aprenderá muito mais realmente fazendo e produzindo arte do que assistindo 20 mil tutoriais diferentes, não se apegue a ficar vendo tutorial de como modelar um machado ou um tutorial de como simular fluidos de diferentes viscosidades. Ache o que te interessa, seja personagens, carros, ambientes, plantas, rigging, animação, texturização, mas ache e foque nisso. Eu me prendi nesse loop de ficar assistindo diversos vídeos sobre diversas coisas ao invés de focar no que eu gosto de fazer.

3 — Quais foram seus primeiros projetos?

Como falei anteriormente, meu primeiro projeto foi a rosquinha. Tenho alguns outros projetos como “A Janela” (Nome criado agora porque não tenho nome pra ela), ela foi inspirada no menu do The Last of Us, o qual é um jogo que sou apaixonado, a inspiração veio de lá e queria fazer relacionado a ele, então o menu foi o que veio na mente. Peguei referências na internet e comecei a modelar. Coisa básica mesmo, cubos com bevel para janela, peguei uma textura no google, fiz uma simulação de tecido e voilà!

Um outro projeto que eu usei como um estudo mais aprofundado foi o da lanterna asiática, eu queria aprender Substance Painter e melhorar meu workflow, ou seja, melhorar a forma que modelava, texturizava, etc… Eu via essa lanterna japonesa em diversas fotos de ruas cyberpunk ou ruas do Japão, então foquei em fazê-la. Iniciei juntando várias referências em que via a lanterna (Dica: Baixem PureRef, é um programa pra juntar referências, é o melhor que existe). Eu andava na rua, via uma lanterna dessa em algum lugar, parava e tirava foto, cheguei no ponto de querer comprar uma só pra ter em mãos para analisar melhor a estrutura dela e poder recriar melhor. Lanterna japonesa era sobre o que eu falava o dia todo, todo dia, fiquei louco mesmo, mas eu acho que é esse nível de loucura que mostra que você ama o que faz. Enfim, consegui recriar a bendita após tomar uma surra aprendendo o Substance. Fiquei feliz com o resultado na época mas hoje olho pra trás com um olhar crítico vendo erros e acertos.

4 — Como a Roblox impactou sua vida?

Eu estou na Roblox faz muito tempo, mas nunca me envolvi seriamente na comunidade, apenas joguei por uns 2 anos e parei de jogar. Voltei recentemente (vai fazer 2 anos) com o Dungeon Quest, joguei que nem louco, todo dia, o dia todo. Esse jogo me inspirou a começar a ser um desenvolvedor também, vontade de fazer algo tão bom quanto, pura inspiração. Comecei a procurar tutoriais sobre o Studio e busquei entender mais sobre o que é necessário para fazer um jogo na plataforma, uma pessoa de grande ajuda foi o meu amigo Cnp1x, ele tem interesse em programação e se uniu a mim para tentar fazer um jogo. Infelizmente a gente não foi muito longe e paramos de desenvolver depois de 1 mês, foi quando eu comecei a voltar a focar em modelagem 3D e meu outro amigo Agentep352 veio falar comigo sobre o desafio UGC. Fiquei super interessado na hora e comecei a trabalhar no mesmo dia em conceitos que iriam agradar os jurados, fui modelando e texturizando até que enviei o arquivo e fiquei no aguardo.

Em um sábado, estava no meu curso de design com o Agentep352 e recebi um pedido de amizade, achei estranho na mesma hora porque geralmente só recebo pedido de amizade quando estou em algum jogo, também não costumo aceitar pedidos de amizade aleatórios, mas dessa vez por algum motivo eu aceitei, logo em seguida chega uma mensagem privada que dizia: “Parabéns por ganhar o concurso!”, fiquei meio perdido e disse “Como assim? kkkk”, foi então que ele disse “Ué, não viu o Twitter?”, rapaz… pensa numa pessoa que abriu uma nova aba e abriu o Twitter em menos de 1 segundo, e então, lá estava “Parabéns aos vencedores(…) CaioAlbarnBR e Agentep352”. Olha, vou ser sincero, consigo contar nos dedos momentos genuínos de pura felicidade e esse foi um destes momentos, com sorriso de orelha a orelha, comecei a balançar o Agentep352 falando alto “GANHAMOS, GANHAMOS!” e depois disso é história. Claro, a ficha não tinha caído ainda, mas quando tivemos a reunião, entramos no Discord e eu vi todos os nomes famosos lá dando as boas vindas, a ficha não caiu, despencou que nem um meteoro.

Hoje consigo ver as grandes vantagens que tenho por estar no programa UGC, reconhecimento, contato com pessoas de grande influência, contato direto com grandes e talentosos criadores, elogios de jogadores agradecendo por representar o Brasil. E agora nesse momento que o mundo está passando, eu fui convidado a produzir um item para ser vendido e todo o valor arrecadado será doado para ajudar no combate ao COVID-19, fico imensamente feliz em poder causar um impacto positivo na plataforma e na vida de muita pessoas. Só tenho a agradecer a Roblox pela grande oportunidade.

5 — Como é sua rotina de trabalho? Você foca na Roblox como atividade principal? Quais são as maiores dificuldades no dia a dia e na vida de um modelador?

Minha rotina é meio bagunçada, sou o tipo de pessoa que só consegue trabalhar na madrugada do dia que tenho que entregar os itens para revisão (Não façam, se organizem melhor). Ao decorrer da semana, eu abro o Blender, começo a fazer alguns conceitos, tento organizar as ideias e pensar em coisas novas e criativas. Um grande problema pra mim é o Twitter, ele consome muito tempo, fico postando sobre itens novos, lendo e respondendo as pessoas. Outro grande problema também é o Discord UGC, gasto muito tempo lá conversando com o pessoal. Tento trabalhar pelo menos 4 horas por dia em 3D, seja fazendo coisas pro UGC ou modelando coisas para um jogo que estou criando com alguns amigos. Querendo ou não, mídia social é algo muito importante hoje, então tento construir uma rede por lá, mas a minha maior dificuldade do dia a dia é driblar as distrações (que são muitas), outros jogos, assistir vídeos, animes, filmes, séries etc.. É muito tentador simplesmente não fazer nada ao invés de trabalhar, mas como disse, na madrugada eu me viro, o que não é nada saudável, consequentemente meu horário de sono está todo bagunçado.

6 — Você tem alguma dica para os novos modeladores/desenvolvedores em geral?

Não parem de tentar, essa é a minha maior dica. Eu sei que vai parecer bobo ou clichê, mas é sério. Eu sei o que é passar por um momento que parece que tudo que você faz é horrível, que você não é capaz, que você não tem criatividade ou que nunca vai ser bom. Motivação é algo complicado de manter, por isso que você precisa ter disciplina, não se apoie na motivação, tenha disciplina, acorde, ligue o computador, abra o Blender e modele algo, não importa o que seja, faça algo. Outra dica interessante é: Evite ficar vendo o trabalho de pessoas melhores que você, eu perdi muito tempo fazendo isso, eu ficava horas olhando outro portfólios, vendo o quão melhor do que eu as pessoas são, como eu nunca ficaria naquele nível, ao invés de me inspirar, me desmotivou, então, faça o seguinte, só olhe outro portfólios quando você tiver feito algo significativo no dia. Há uma dica master, a melhor de todas, e essa dica é: Se divirta! Não fique preso a coisas como padrões da indústria: programas, high poly, low poly, textura, simplesmente se divirta, abre o programa, faça uma coisa abstrata, jogue luz nela, renderize e fique orgulhoso, você está fazendo algo que alguns nem imaginam o que é, divirta-se!

Obrigado, CaioAlbarnBR, por essa entrevista e pelas dicas valiosas! Você pode conferir os itens que ele vende no catálogo da Roblox aqui, e o seguir no Twitter (@KuronoCabral) para conhecer mais sobre o trabalho dele.

Também, siga-nos no Twitter (@robloxdevrelptb) para saber de todas novidades do mundo de desenvolvimento da Roblox.

--

--

Roblox Developer Relations
Roblox Developer Português

Empowering Roblox developers and creators to bring their imagination to life.