Holofotes em: DavidArtz e GabrielCidade

Roblox Developer Relations
Roblox Developer Português
7 min readMay 20, 2019

Hoje estamos felizes em compartilhar com vocês o papo que tivemos com dois desenvolvedores brasileiros chamados DavidArtz e gabrielcidade. Eles são os responsáveis por criar um dos jogos brasileiros mais populares na Roblox, o Paper Ball Simulator. Criado há menos de 2 meses, o jogo se encontra na aba Popular da Roblox e já teve mais de 5 milhões de visitantes. Ambos compartilharam conosco o processo criativo do jogo, as estratégias que utilizaram para populariza-lo e os seus planos para o futuro.

Como vocês conheceram a Roblox e como vocês começaram a se interessar por desenvolvimento?

DavidArtz: “Eu tenho 17 anos e conheci a Roblox há um tempo. Gostava muito de jogar Murder Mystery e Zombie Rush. Na época que comecei a jogar, logo tive vontade de criar um jogo mas não tinha os conhecimentos necessários para isso. Comecei fazendo thumbnails para outros desenvolvedores e fui aprendendo a desenvolver sozinho aos poucos. Aprendi tudo sozinho, desde construir a criar artes. Quando conheci o Gabriel, decidimos trabalhar juntos nesse projeto”.

GabrielCidade: “Eu tenho 16 anos e conheci a Roblox há 3 anos atrás assistindo um canal no Youtube chamado Cazum8. Na época eu adorava jogar os famosos obbys e tycoons e comecei a me interessar por desenvolvimento graças a alguns jogos como o Lumber Tycoon 2. O meu impulso inicial era criar os meus próprios tycoons e como o meu foco no desenvolvimento de jogos é a programação, aprendi a programar olhando vídeos no youtube sobre LUA. Comecei praticando e estudando coisas prontas para então entender como elas funcionavam”.

Que impacto a Roblox teve na sua vida?

DavidArtz: “A Roblox teve um impacto muito grande na minha vida porque me ajudou em momentos difíceis. Quando eu estava triste, eu jogava algo e esquecia dos meus problemas. A Roblox também teve um impacto na minha vida no sentido de que vi nela uma oportunidade de trabalhar no que eu gosto e pretendo fazer disso uma forma de ganho de vida no futuro. Eu também fiz muitos amigos aqui e conheci várias pessoas como o HeadlessHorror, o Avectus, o ValueKing e vários outros”.

GabrielCidade: “A Roblox teve um impacto muito grande na minha vida. Na parte pessoal acabou me ajudando a ficar menos tímido. Fiz vários amigos que me ajudam a fazer jogos até hoje assim como alguns contatos profissionais e que também me ajudam muito hoje em dia! Quis começar a fazer jogos na Roblox por causa da simplicidade e para alguém que não sabia nada de desenvolvimento ou programação foi extremamente fácil fazer coisas mais simples no começo e ir me desenvolvendo aos poucos ao longo do tempo”.

Como foi o processo criativo do Paper Ball Simulator? Qual foi a melhor parte e o que foi mais desafiador?

GabrielCidade: “O processo criativo foi difícil em algumas etapas. Alguns sistemas do nosso jogo foram inspirados em sistemas de outros jogos, mas não chegamos a nos inspirar em um único jogo. A melhor parte durante o processo criativo foi terminar a primeira versão do jogo e ver que tudo estava funcionando do modo como deveria. A parte mais desafiadora provavelmente foi polir o jogo e deixá-lo sem grandes bugs. Às vezes pensamos em desistir, mas o que nos fez esquecer desses pensamentos foi que acreditávamos no jogo e que deveríamos terminar ele”.

DavidArtz: “No meu ponto de vista o processo não foi muito complexo. Nós fizemos vários testes e o jogo passou por diversas mudanças. A ideia do jogo surgiu quando eu estava jogando bolinhas de papel na minha lixeira depois de várias ideias frustrantes. A parte mais desafiadora foi o mapa porque não sabíamos qual estilo seguir. Não pensamos em desistir definitivamente mas as vezes nos questionamos se todo o nosso esforço e todo o tempo de trabalho valeria a pena e se teríamos um reconhecimento por isso. O que nos fez continuar foi o apoio das pessoas que acreditavam na gente”.

Quais recursos vocês acharam úteis durante o processo de desenvolvimento?

DavidArtz: “Eu usei muitos recursos do Studio.. Union, part, mesh, textura… Usei também alguns recursos adicionais, como o grupo do Discord para obter ajuda para ideias, usei o c4d para modelar algumas coisas e o plugin f3x”.

GabrielCidade: “Eu usei bastante o DevFórum para me ajudar em algumas dúvidas que eu tinha. Eu acho que é legal citar que, apesar de falar português, utilizei a ferramenta de tradução do Studio. Traduzi boa parte do jogo utilizando ela”.

Vocês construíram o jogo em dupla. Como vocês se conheceram e como é trabalhar em equipe?

DavidArtz: “Eu conheci o Gabriel por um amigo em comum enquanto estava procurando trabalho. Eu gosto bastante de trabalhar em equipe e trabalhar com o Gabriel tem sido ótimo! Ele sempre dá um jeito de me ajudar quando eu não estou podendo ou não estou bem”.

GabrielCidade: “O David estava procurando um programador para um outro jogo que ele estava pensando em criar e acabou me encontrando. Trabalhar em equipe tem sido ótimo, pois tira vários pesos das nossas costas. Cada integrante pode fazer a sua parte, o que faz o trabalho ser mais rápido e otimizado. Nós sempre tivemos em mente que a nossa ideia de jogo poderia dar certo, mas não pensei que daria tão certo como deu. Mesmo trabalhando juntos, demoramos alguns meses para terminar a primeira versão do jogo e deixá-la bem polida”.

Vocês ficaram surpresos com o sucesso do jogo? Como tem sido a recepção do público?

DavidArtz: “Fiquei muito surpreso. Fico feliz que o nosso esforço valeu a pena, pois passamos noites e dias trabalhando e testando. A recepção está boa e estamos confiantes e ansiosos pelo que está por vir. A comunidade brasileira vem nos ajudando bastante, jogando o nosso jogo, dando ideias e nos motivando”.

GabrielCidade: “Eu fiquei muito surpreso com o sucesso do jogo. Ele cresceu de uma maneira que não sei descrever. A recepção tem sido ótima e o público tem nos dado vários feedbacks de como melhorar o jogo. A comunidade brasileira da Roblox está sendo ótima, principalmente a de desenvolvedores e ela tem nos dado muito apoio”.

Por que você acha que o seu jogo se tornou tão popular? Quais estratégias vocês utilizaram para populariza-lo? Vocês tem noção de que estão sendo pioneiros entre os desenvolvedores brasileiros a lançar um jogo com uma receptividade tão boa?

GabrielCidade: “O motivo dele ter ficado popular é algo que não sei explicar até hoje, mas provavelmente foi por causa da divulgação que fizemos. A estratégia de divulgação que mais utilizamos foram os Youtubers e acredito que é graças a eles que o jogo ficou tão popular! Ficamos felizes em saber que somos pioneiros em algo assim e é simplesmente incrível”.

DavidArtz: “Acredito que boa parte da popularidade pode estar relacionada aos Youtubers que gravaram. Nossa estratégia inicial eram os Youtubers, a utilização de Códigos e também Sponsors. No entanto, nós somente usamos Youtubers e Códigos e deu certo! Estou bem feliz que nossas noites e dias de trabalho estão sendo recompensados”.

Quais são os seus planos para o Paper Ball Simulator e para o futuro?

GabrielCidade: “Os meus planos envolvem continuar aprendendo e continuar sempre melhorando. O meu plano para o Paper Ball Simulator é continuar aperfeiçoando o jogo e trazendo conteúdo novo a ele. Pretendo lançar novos jogos e já tenho a ideia de um novo, mas ainda não saiu do papel por falta de tempo, mas irá sair!”

DavidArtz: “Nós estamos no começo do Paper Ball Simulator, por isso ainda não começamos a trabalhar em nenhum outro jogo. O meu sonho é ver o Paper Ball atingir 25k de jogadores ao mesmo tempo e os meus planos para o futuro é fazer da Roblox um meio de vida”.

Quais dicas você daria para outros desenvolvedores que estão começando e querem fazer um jogo de sucesso?

DavidArtz: “Nunca desistir! Sempre focar em seu trabalho e nunca usar ou se comparar aos outros. Aprenda com os seus erros e tente procurar motivação. Sempre procure novas ideias e seja inovador. Para quem quer começar a criar artes, a minha sugestão é se inspirar e tentar aprender ao máximo cada área, como desenhar, modelar, renderizar, criar luz e criar texturas. Para quem quer construir eu sugiro que tente também estudar, vendo mapas e desenhando. Para criar algo terá que pensar e estudar muito mesmo e fazer vários e vários testes. É importante lembrar que você vai errar muitas vezes para então acertar!”

GabrielCidade: “É o mesmo de sempre, não desista e finalize os seus jogos. Vários jogos promissores foram cancelados e hoje em dia estão abandonados. Foque em um jogo e não desista dele, ele pode vir a ser um novo grande jogo!”

DavidArtz e GabrielCidade

Muito obrigado ao David e ao Gabriel por terem compartilhado conosco as suas experiências e a sua paixão pela Roblox. Se você quiser conhecer mais sobre eles, pode segui-los no twitter: @DavidArtzRBLX e @PinguRBLX. Não se esqueçam também de se divertir com o Paper Ball Simulator.

--

--

Roblox Developer Relations
Roblox Developer Português

Empowering Roblox developers and creators to bring their imagination to life.