Holofotes em: DavidArtz e GabrielCidade

Hoje estamos felizes em compartilhar com vocês o papo que tivemos com dois desenvolvedores brasileiros chamados DavidArtz e gabrielcidade. Eles são os responsáveis por criar um dos jogos brasileiros mais populares na Roblox, o Paper Ball Simulator. Criado há menos de 2 meses, o jogo se encontra na aba Popular da Roblox e já teve mais de 5 milhões de visitantes. Ambos compartilharam conosco o processo criativo do jogo, as estratégias que utilizaram para populariza-lo e os seus planos para o futuro.

Como vocês conheceram a Roblox e como vocês começaram a se interessar por desenvolvimento?

DavidArtz: “Eu tenho 17 anos e conheci a Roblox há um tempo. Gostava muito de jogar Murder Mystery e Zombie Rush. Na época que comecei a jogar, logo tive vontade de criar um jogo mas não tinha os conhecimentos necessários para isso. Comecei fazendo thumbnails para outros desenvolvedores e fui aprendendo a desenvolver sozinho aos poucos. Aprendi tudo sozinho, desde construir a criar artes. Quando conheci o Gabriel, decidimos trabalhar juntos nesse projeto”.

GabrielCidade: “Eu tenho 16 anos e conheci a Roblox há 3 anos atrás assistindo um canal no Youtube chamado Cazum8. Na época eu adorava jogar os famosos obbys e tycoons e comecei a me interessar por desenvolvimento graças a alguns jogos como o Lumber Tycoon 2. O meu impulso inicial era criar os meus próprios tycoons e como o meu foco no desenvolvimento de jogos é a programação, aprendi a programar olhando vídeos no youtube sobre LUA. Comecei praticando e estudando coisas prontas para então entender como elas funcionavam”.

Que impacto a Roblox teve na sua vida?

DavidArtz: “A Roblox teve um impacto muito grande na minha vida porque me ajudou em momentos difíceis. Quando eu estava triste, eu jogava algo e esquecia dos meus problemas. A Roblox também teve um impacto na minha vida no sentido de que vi nela uma oportunidade de trabalhar no que eu gosto e pretendo fazer disso uma forma de ganho de vida no futuro. Eu também fiz muitos amigos aqui e conheci várias pessoas como o HeadlessHorror, o Avectus, o ValueKing e vários outros”.

GabrielCidade: “A Roblox teve um impacto muito grande na minha vida. Na parte pessoal acabou me ajudando a ficar menos tímido. Fiz vários amigos que me ajudam a fazer jogos até hoje assim como alguns contatos profissionais e que também me ajudam muito hoje em dia! Quis começar a fazer jogos na Roblox por causa da simplicidade e para alguém que não sabia nada de desenvolvimento ou programação foi extremamente fácil fazer coisas mais simples no começo e ir me desenvolvendo aos poucos ao longo do tempo”.

Como foi o processo criativo do Paper Ball Simulator? Qual foi a melhor parte e o que foi mais desafiador?

GabrielCidade: “O processo criativo foi difícil em algumas etapas. Alguns sistemas do nosso jogo foram inspirados em sistemas de outros jogos, mas não chegamos a nos inspirar em um único jogo. A melhor parte durante o processo criativo foi terminar a primeira versão do jogo e ver que tudo estava funcionando do modo como deveria. A parte mais desafiadora provavelmente foi polir o jogo e deixá-lo sem grandes bugs. Às vezes pensamos em desistir, mas o que nos fez esquecer desses pensamentos foi que acreditávamos no jogo e que deveríamos terminar ele”.

DavidArtz: “No meu ponto de vista o processo não foi muito complexo. Nós fizemos vários testes e o jogo passou por diversas mudanças. A ideia do jogo surgiu quando eu estava jogando bolinhas de papel na minha lixeira depois de várias ideias frustrantes. A parte mais desafiadora foi o mapa porque não sabíamos qual estilo seguir. Não pensamos em desistir definitivamente mas as vezes nos questionamos se todo o nosso esforço e todo o tempo de trabalho valeria a pena e se teríamos um reconhecimento por isso. O que nos fez continuar foi o apoio das pessoas que acreditavam na gente”.

Quais recursos vocês acharam úteis durante o processo de desenvolvimento?

DavidArtz: “Eu usei muitos recursos do Studio.. Union, part, mesh, textura… Usei também alguns recursos adicionais, como o grupo do Discord para obter ajuda para ideias, usei o c4d para modelar algumas coisas e o plugin f3x”.

GabrielCidade: “Eu usei bastante o DevFórum para me ajudar em algumas dúvidas que eu tinha. Eu acho que é legal citar que, apesar de falar português, utilizei a ferramenta de tradução do Studio. Traduzi boa parte do jogo utilizando ela”.

Vocês construíram o jogo em dupla. Como vocês se conheceram e como é trabalhar em equipe?

DavidArtz: “Eu conheci o Gabriel por um amigo em comum enquanto estava procurando trabalho. Eu gosto bastante de trabalhar em equipe e trabalhar com o Gabriel tem sido ótimo! Ele sempre dá um jeito de me ajudar quando eu não estou podendo ou não estou bem”.

GabrielCidade: “O David estava procurando um programador para um outro jogo que ele estava pensando em criar e acabou me encontrando. Trabalhar em equipe tem sido ótimo, pois tira vários pesos das nossas costas. Cada integrante pode fazer a sua parte, o que faz o trabalho ser mais rápido e otimizado. Nós sempre tivemos em mente que a nossa ideia de jogo poderia dar certo, mas não pensei que daria tão certo como deu. Mesmo trabalhando juntos, demoramos alguns meses para terminar a primeira versão do jogo e deixá-la bem polida”.

Vocês ficaram surpresos com o sucesso do jogo? Como tem sido a recepção do público?

DavidArtz: “Fiquei muito surpreso. Fico feliz que o nosso esforço valeu a pena, pois passamos noites e dias trabalhando e testando. A recepção está boa e estamos confiantes e ansiosos pelo que está por vir. A comunidade brasileira vem nos ajudando bastante, jogando o nosso jogo, dando ideias e nos motivando”.

GabrielCidade: “Eu fiquei muito surpreso com o sucesso do jogo. Ele cresceu de uma maneira que não sei descrever. A recepção tem sido ótima e o público tem nos dado vários feedbacks de como melhorar o jogo. A comunidade brasileira da Roblox está sendo ótima, principalmente a de desenvolvedores e ela tem nos dado muito apoio”.

Por que você acha que o seu jogo se tornou tão popular? Quais estratégias vocês utilizaram para populariza-lo? Vocês tem noção de que estão sendo pioneiros entre os desenvolvedores brasileiros a lançar um jogo com uma receptividade tão boa?

GabrielCidade: “O motivo dele ter ficado popular é algo que não sei explicar até hoje, mas provavelmente foi por causa da divulgação que fizemos. A estratégia de divulgação que mais utilizamos foram os Youtubers e acredito que é graças a eles que o jogo ficou tão popular! Ficamos felizes em saber que somos pioneiros em algo assim e é simplesmente incrível”.

DavidArtz: “Acredito que boa parte da popularidade pode estar relacionada aos Youtubers que gravaram. Nossa estratégia inicial eram os Youtubers, a utilização de Códigos e também Sponsors. No entanto, nós somente usamos Youtubers e Códigos e deu certo! Estou bem feliz que nossas noites e dias de trabalho estão sendo recompensados”.

Quais são os seus planos para o Paper Ball Simulator e para o futuro?

GabrielCidade: “Os meus planos envolvem continuar aprendendo e continuar sempre melhorando. O meu plano para o Paper Ball Simulator é continuar aperfeiçoando o jogo e trazendo conteúdo novo a ele. Pretendo lançar novos jogos e já tenho a ideia de um novo, mas ainda não saiu do papel por falta de tempo, mas irá sair!”

DavidArtz: “Nós estamos no começo do Paper Ball Simulator, por isso ainda não começamos a trabalhar em nenhum outro jogo. O meu sonho é ver o Paper Ball atingir 25k de jogadores ao mesmo tempo e os meus planos para o futuro é fazer da Roblox um meio de vida”.

Quais dicas você daria para outros desenvolvedores que estão começando e querem fazer um jogo de sucesso?

DavidArtz: “Nunca desistir! Sempre focar em seu trabalho e nunca usar ou se comparar aos outros. Aprenda com os seus erros e tente procurar motivação. Sempre procure novas ideias e seja inovador. Para quem quer começar a criar artes, a minha sugestão é se inspirar e tentar aprender ao máximo cada área, como desenhar, modelar, renderizar, criar luz e criar texturas. Para quem quer construir eu sugiro que tente também estudar, vendo mapas e desenhando. Para criar algo terá que pensar e estudar muito mesmo e fazer vários e vários testes. É importante lembrar que você vai errar muitas vezes para então acertar!”

GabrielCidade: “É o mesmo de sempre, não desista e finalize os seus jogos. Vários jogos promissores foram cancelados e hoje em dia estão abandonados. Foque em um jogo e não desista dele, ele pode vir a ser um novo grande jogo!”

Muito obrigado ao David e ao Gabriel por terem compartilhado conosco as suas experiências e a sua paixão pela Roblox. Se você quiser conhecer mais sobre eles, pode segui-los no twitter: @DavidArtzRBLX e @PinguRBLX. Não se esqueçam também de se divertir com o Paper Ball Simulator.

Roblox Developer Português

Roblox Developer Português

Roblox Developer Relations

Written by

Empowering Roblox developers and creators to bring their imagination to life.

Roblox Developer Português

Roblox Developer Português