Holofotes em: @devSparkle

Hoje estamos felizes em compartilhar com vocês a história de um desenvolvedor português chamado [@devSparkle]. Nós tivemos a oportunidade de conversar um pouco com ele e fazer algumas perguntas sobre a sua trajetória na Roblox.

[@devSparkle] é o primeiro desenvolvedor de Portugal a participar do nosso projeto “Holofotes”. Ele trabalhou na criação do [Area-14] e do [Site-17]. Este último, atualmente se encontra na lista dos 1000 jogos mais populares da Roblox.

A trajetória

[@devSparkle] tem 20 anos e mora no Porto, Portugal. Ele faz parte da comunidade da Roblox desde 2008 e as suas atividades como desenvolvedor começaram alguns anos atrás quando tentou, juntamente com um amigo, criar o seu primeiro jogo. Ele nos contou que nessa primeira experiência “não utilizou uma única linha de código”, mas que com o tempo se aperfeiçoou através de estudo e trabalho duro.

Quando você começou a se interessar por criação/desenvolvimento e como aprendeu a programar?

“Comecei a ter interesse em Pascal por volta dos 7 anos. Dois anos depois, descobri a Roblox e aqui estou eu. Nunca fiz nenhum curso, mas acredito que o ‘bichinho’ da programação veio do meu pai, que é engenheiro informático. Foi com ele que aprendi a usar o computador. O resto foi com muita paciência, muitos bugs e muitos erros.

Que impacto a Roblox teve na sua vida?

“O impacto da Roblox na minha vida é curioso. Quando entrei aqui, nunca pensei que isto poderia vir a ser o meu trabalho! Agora, só faço jogos e não escolheria qualquer outro emprego. Não a nada como fazer o que mais gostamos!”

Você trabalha integralmente na criação de jogos?

“É o meu único emprego e a maneira como pago pela faculdade. Atualmente estudo Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos.”

Como é fazer parte da comunidade de desenvolvedores de Portugal?

“Eu acho que a Roblox está a ganhar tracção em Portugal ultimamente. Já não é a primeira vez que eu vejo gente no telemóvel ou no PC a jogar os meus jogos (mesmo que não saibam que fui eu que os fiz). A disponibilidade da comunidade de desenvolvedores da Roblox para adicionar o Português aos seus jogos foi definitivamente um grande empurrão para trazer mais jogadores a bordo! É sempre bom ter as ferramentas para alargar a base dos nossos jogadores e tornar os nossos jogos mais inclusivos!”

Você ajudou a criar os jogos Site — 17 e Area — 14. Como você colaborou nesses jogos? Qual foi o seu papel?

“No Site — 17, o meu trabalho foi restrito a escrever alguns sistemas em Lua, até porque não estava na equipe quando este foi criado; no entanto a Área 14, que segue o mesmo gênero, é um projecto que eu liderei desde o início e que foi lançado recentemente. Tenho a já algum tempo o prazer de liderar as equipes de desenvolvimento para este grupo.”

Qual foi a parte mais desafiadora de trabalhar nesses projetos?

“Para mim, foi sempre complicado ficar motivado para fazer as tarefas mais difíceis ou trabalhosas. Mas agora que tenho uma base de seguidores que estão sempre a me puxar para verem mais conteúdo meu, o maior desafio é manter a equipe inteira organizada, de maneira a que todos consigam adicionar o seu contributo ao jogo.”

Um dos jogos que você trabalhou está entre os 1000 jogos mais populares da Roblox, você ficou surpreso?

“Eu não fazia a mínima ideia até ter recebido um update que só se aplicava aos jogos mais jogados na plataforma. Bem que me apanhou de surpresa!”

Qual estratégia você utiliza para promover os jogos que você trabalha?

“Há muitas peças a mexer quando se trata de criar e manter uma comunidade ativa num jogo. Nós temos sempre em mente que “a primeira impressão é a que conta”, e portanto nunca lançamos nada que não esteja 100% pronto para ser recebido pela nossa comunidade. Além disso, garantir que o jogador tenha sempre experiências novas, mesmo quando já correu o jogo todo, é o nosso maior foco atual. Quando construímos uma boa experiência para o jogador, já sabemos que ele aparece!”

Quais são os seus planos para o futuro?

“Tenho dois jogos completamente diferentes de algum que eu tenha feito até agora. Estou para lançar no Verão! Espero passar os próximos tempos a trabalhar neles.”

Quais dicas você daria para outros desenvolvedores que estão começando?

“Para quem quer começar na área dos jogos, é importante definir tarefas pequenas, em vez de saltar imediatamente para um projecto grande! Assim, é mais fácil mantermo-nos motivados e ver o nosso progresso e a evolução das nossas capacidades. Sempre que nós concretizamos um objectivo, um novo aparece a frente para nos desafiar. No desenvolvimento, às vezes pode parecer como se o sucesso tivesse sempre fora de alcance. Gosto de lembrar a todos que de vez em quando, devemos olhar para estes pequenos objectivos, e ver quão longe já andamos.”

Há algo que você gostaria de acrescentar?

“Queria agradecer a toda a equipa do MaD, a todos os beta testers, e a toda a comunidade, sem a qual eu não estaria aqui hoje. Queria também agradecer em especial ao @PancakeCommand, que tem trabalhado comigo em todos os meus projetos, por mais malucos que eles sejam.”

Muito obrigado ao [@devSparkle] por ter compartilhado conosco as suas experiências e a sua paixão pela Roblox. Se você quiser conhecer mais sobre ele, pode segui-lo no [twitter]. Não se esqueça também de dar uma olhada em seu último jogo, o [Site-17].

--

--

Roblox Developer Relations
Roblox Developer Português

Empowering Roblox developers and creators to bring their imagination to life.