Holofotes em: Dryntimy

Roblox Developer Relations
Roblox Developer Português
5 min readAug 28, 2019

O Dryntimy tem 16 anos, é pernambucano e desenvolve há mais de 5 anos na Roblox. Ele bateu um papo com a gente e compartilhou conosco como aprendeu a desenvolver, como é a sua rotina de trabalho e as suas experiências trabalhando em eventos oficiais da Roblox, como o Egg Hunt 2018.

1. Quando começou a se interessar por criação/desenvolvimento?

“Eu sempre fui um ótimo observador em gráficos e modelagens de jogos. Isso é algo meu que provavelmente irá permanecer em meu sangue eternamente. Essas observações me deram ideias que foram suficientes para ter a motivação de tentar construir/desenvolver algo na Roblox. No começo, tentei criar tudo que fosse possível para mim, como casas, árvores, coisas bem simples que se tornaram complexas ao longo do tempo.

2. Você fez algum curso ou aprendeu sozinho? Você tem algum mentor?

“Eu sempre fui self taught, nunca fiz cursos, sempre tentei aprender tudo sozinho. Eu tenho alguns mentores que são meus amigos e que também são devs, eles me ajudam sempre quando tenho dúvidas. Fui muito inspirado pelo mapa “Clouds” do Paratroopersoldier, esse mapa tem uma pegada bem artística e faz você sentir todo o ambiente do jogo.”

3. Que impacto a Roblox teve na sua vida?

“Bem, a Roblox teve um impacto enorme na minha vida, até hoje! Por causa da Roblox eu conheci pessoas e tive oportunidades incríveis, melhorei meu conhecimento sobre assuntos específicos que eu não tinha capacidade alguma de compreender e eu finalmente consegui o computador dos meus sonhos usando o método Devex. Eu também me diverti bastante durante todos esses anos, vão ser momentos inesquecíveis da minha vida conectada com a Roblox.”

4. Trabalhar como desenvolvedor é a sua principal atividade e o seu único trabalho? Se não, como você maneja/equilibra com as outras atividades?

“Atualmente ser desenvolvedor é minha principal atividade e também meu único trabalho. No entanto, também tenho que equilibrar essa atividade com todas as minhas outras atividades externas, como escola e trabalhos de casa. Com tudo isso, eu tento o meu máximo para me organizar e fazer tudo em seu perfeito tempo.”

5. Você trabalhou em alguns eventos oficiais da Roblox, como o Egg Hunt 2018. Como surgiu o convite e como foi a experiência? E como foi a sua experiência em outros projetos?

“Bem, esse foi um momento bem engraçado, pois eu estava trabalhando em uma showcase no momento em que meu amigo Younite me mandou uma mensagem perguntando se eu queria participar de um dos grupos que iriam competir para ser o time de desenvolvimento oficial do EggHunt 2018. Tivemos que aguardar por um tempo até que finalmente fomos aceitos e tudo começou. A experiência em si foi ótima, eu aprendi bastante coisa, pois foi uma das minhas primeiras experiências em um time. Ter de seguir regras e padrões diferentes do que eu estou acostumado foi uma tarefa bem difícil mas que valeu a pena!”

“Além desse projeto, também já participei de vários outros… No entanto, a maioria foram projetos pequenos, de curta participação. O meu trabalho se concentrou basicamente na colaboração em partes de construção, criando móveis, casas, árvores etc…”

6. Como é a sua rotina de trabalho?

“A minha rotina é bem simples. Geralmente eu tenho uma lista do que eu devo fazer ou ordens que tenho que seguir. No entanto, também existem momentos em que eu foco em melhorar as minhas habilidades/qualidades como desenvolvedor. Em relação ao tempo que eu demoro para finalizar projetos, quando tenho um trabalho requisitado, ele pode durar entre 1 a 2 semanas ou até mesmo um mês para ser terminado.”

7. Para você, qual a parte mais desafiadora de ser um desenvolvedor? E o que é mais recompensador?

“Para mim, a parte mais difícil/desafiadora de ser um desenvolvedor é se acostumar com os novos padrões e o tempo requisitado para finalizar trabalhos. Você, como dev, nem sempre vai ter o tempo livre exato para terminar tal projeto ou pedido… Além disso, sempre pode haver alguma inconveniência durante esse tempo. No entanto, é fato de que evoluímos durante esse processo. Seguindo para a parte recompensadora, ao trabalhar como desenvolvedor você aprende, você absorve informações/lições/conhecimentos e leva isso para a sua vida. Além disso, é recompensador você ver que trabalhou duro e no final recebeu o merecido por aquilo. Eu sempre me sentia muito feliz quando eu ficava horas criando alguma coisa e no final eu percebia que estava aprendendo e evoluindo ao mesmo tempo ou quando me convidaram para concluir um projeto. Quando eu recebi o meu primeiro pagamento, fiquei muito feliz! Foi um momento que eu senti que a recompensa por ser um desenvolvedor é incrível, além da parte que envolve inspiração e imaginação.”

8. Existem milhares de desenvolvedores ao redor do mundo. Quais estratégias você utiliza para se promover e ser reconhecido pelo seu trabalho?

“Geralmente eu tento ser eu mesmo, com meu próprio estilo e desejos. Eu nunca tentei criar alguma estratégia para receber reconhecimento, eu sempre tentei deixar as coisas fluírem livremente.”

9. Quais são os seus planos para o futuro?

“Eu planejo um dia trabalhar na Roblox, pois é algo que eu sempre sonhei em conquistar. Sinto que um dia isso se tornará real! Também desejo mudar de país, pois existem muitos locais por aí no mundo que são muito bonitos, e eu sempre tive vontade de conhecer.”

10. Que dicas você daria para outros desenvolvedores que estão começando?

“Eu recomendaria que esses novos desenvolvedores começassem criando o que eles gostam, o que fazem eles felizes. Recomendo que tentem inovar, criar coisas diversas, por exemplo, uma casa que possua asas de dragão ou uma arma que seja relacionada a ficção científica, que possua um design específico em aquilo que você goste. Inove, teste sua imaginação, crie desafios a si mesmo, que você chegará longe, eu te garanto. Você irá olhar para trás e se orgulhar de todo o seu esforço, pois foi assim que eu me senti, depois de tudo que passei, me esforçando e tentando o melhor de mim mesmo, cheguei a vários pontos da minha carreira como desenvolvedor que bateram minhas metas, mas metas não são para ficar estagnadas! Crie sempre mais metas, continue crescendo e se tornando um ótimo desenvolvedor, dê o melhor de si e continue tentando! Lembre-se que a imaginação é uma das ferramentas mais poderosas de um desenvolvedor!”

Dryntimy

Muito obrigado ao Dryntimy por compartilhar conosco as suas experiências e paixão pela Roblox. Se você quiser saber mais sobre ele, você pode segui-lo no Twitter: @Dryntimy.

--

--

Roblox Developer Relations
Roblox Developer Português

Empowering Roblox developers and creators to bring their imagination to life.