Holofotes em: Duelan_BR

Treacherous Tower

Quem não gosta de um desafio? Fases com mudanças constantes e aleatórias, que propõem obstáculos insanamente difíceis, e que a cada 60 segundos proporcionam uma nova experiência. Este é o jogo Treacherous Tower, criado por Duelan_BR, desenvolvedor brasileiro que atualmente possui quase 500 milhões de visitas em seu jogo.

Tivemos a oportunidade de saber um pouco mais sobre sua trajetória, inspirações e dicas para se tornar um desenvolvedor de sucesso. Confira:

Quantos membros estão no seu time de desenvolvimento atualmente? Como se organizam?

No momento, em relação a desenvolvimento principal, sou o único responsável da minha equipe. Entretanto, tenho amigos que ajudam a administrar as redes sociais do meu Studio, como Discord e Twitter, e outros que me auxiliam em alguns projetos. Em relação a organização, geralmente fazemos pequenas reuniões para tratar de assuntos relacionados ao Studio em si.

Como você acha novos ajudantes para sua equipe? Quais habilidades você considera como essenciais em um desenvolvedor?

Na questão de recrutamento, nossa equipe faz um formulário e separa um grupo para analisá-los, e em seguida marcamos uma entrevista. Geralmente realizamos esse processo de 3 em 3 meses. Em relação às habilidades que acho essenciais em um desenvolvedor, seriam: foco, inspiração (creio que ele deve gostar do que está fazendo ou não alcançará um bom resultado), perseverança (nunca desistir do que está fazendo, mesmo acreditando que não vai dar certo, ou porque acha muito difícil, pois desenvolvimento é um processo demorado e que requer paciência) e sempre buscar melhorar.

Quais são as maiores dificuldades com a sua equipe atualmente? O que você faz para superá-las?

Meu maior problema com o desenvolvimento hoje em dia é que a maioria dos projetos que eu faço, desenvolvo sozinho, geralmente procuro a ajuda de alguns desenvolvedores, mas a maior parte das coisas eu mesmo crio. Para superar isso, gosto de pensar que trabalhar sozinho é um desafio, e gosto de desafios, também não sou de desistir fácil, então quando quero e acredito que posso fazer algo, eu faço de tudo para tornar isso possível.

O que incentivou você a criar perfis nas redes sociais para os seus jogos? Como isso influenciou na divulgação?

No começo era apenas o grupo FunNetwork Studio na Roblox, mas muitas pessoas pediam para que criássemos uma comunidade para avisar sobre atualizações relacionadas aos jogos, e me perguntei porque não? Então criei, e hoje temos mais de 7.500 membros no servidor do Discord e quase 10.000 seguidores no Twitter, o que me ajudou a conquistar um público mais ativo. Fico muito feliz com isso!!

Você tem planos de parcerias com outros desenvolvedores da comunidade?

Sim, inclusive já fiz uma parceria com um desenvolvedor que é meu amigo, coloquei uma placa no meu jogo, o que fez com que o jogo dele subisse de 20 para 3000 pessoas online. Sempre gostei de ajudar o próximo, fico feliz em ajudar quando um amigo me pede, assim aprendemos mutuamente. Gosto de ver isso como novas oportunidades para melhorar.

Como surgem ideias para novos jogos? Qual é o primeiro passo para criar um título de sucesso?

Novos jogos estão por vir e estou muito ansioso com eles. Um deles desenvolvi em parceria com meu amigo (Guga028), e o outro estou criando com a ajuda do meu amigo (Neko_Altz), que está cuidando das construções do jogo. Para ambos os jogos, não tive uma ideia base para começar, fui criando o que vinha na minha cabeça e com um pouco de inspiração, o que acontece na maioria dos meus projetos. Em relação ao que deve ser feito para alcançar o sucesso nos seus jogos, não desistir é a base de tudo, pois se você não terminar o que começou, nunca saberá o resultado final.

Como o desenvolvimento de jogos mudou sua vida?

O desenvolvimento de jogos na Roblox mudou minha vida de uma forma muito grande. Hoje consigo dar aos meus pais o que sempre quis, consigo pagar uma ótima faculdade e fazer um intercâmbio para o país que sempre sonhei em ir. A Roblox basicamente abriu uma porta para mim, e só tenho a agradecer por isso.

Você tem alguma dica para desenvolvedores iniciantes? Como você acha que é possível conquistar mais espaço e atingir um maior público em seus jogos?

Se você é iniciante, assim como um dia eu fui, e não acredita que você pode fazer algo que agrade as pessoas e a você mesmo, não pense por esse lado, nunca desista do que você acredita. Se eu tivesse desacreditado por algum momento ou dado ouvido a pessoas que não se importavam com meu trabalho, hoje não teria o que conquistei. Então continue fazendo o que você gosta, não se desmotive com o que os outros vão dizer, e quem sabe um dia seu jogo seja um dos mais jogados da Roblox.

Duelan_BR

Obrigado Duelan_BR pelas ótimas dicas e por compartilhar conosco um pouco da sua trajetória como desenvolvedor na Roblox. Visite também o FunNetwork Studio e Twitter (@Duelan_BR) para conhecer um pouco mais sobre ele e suas criações.

Também não se esqueça de seguir nosso perfil no Twitter (@robloxdevrelptb).

--

--

Roblox Developer Relations
Roblox Developer Português

Empowering Roblox developers and creators to bring their imagination to life.