Holofotes em: Guga028 e Phoenix_RDN

Roblox Developer Relations
Roblox Developer Português
5 min readJul 24, 2020

Você já ouviu falar dos jogos Corridor of Hell e King Simulator? São grandes sucessos internacionais da comunidade brasileira. Fizemos uma breve entrevista com os dois principais desenvolvedores desses jogos, Guga028 e Phoenix_RDN, confira!

Como vocês conheceram a Roblox e se interessaram por desenvolvimento?

Guga028: “Conheci a Roblox faz 4 anos, um amigo de escola me apresentou na época o Lumber Tycoon 2, e gostei muito. Decidi começar a jogar e até gravar, mas depois de um tempo comecei a entrar em outros jogos da plataforma, desde então, jogo Roblox a maior parte do tempo em que estou no computador.
Eu conheci o Phoenix_RDN há 2 anos atrás, na época ele estava fazendo o Rio de Fevereiro. Começamos a conversar, e no início íamos fazer um jogo de cidade, mas começamos outro projeto, o King Simulator. Eu não estava na equipe da RedNeon Studios na época, mas ajudava a achar pessoas para trabalhar no jogo. Depois de todo o sucesso do King Simulator, o Phoenix_RDN me chamou para um projeto, o Corridor of Hell, e foi aí que comecei a entrar no studios pra ajudar diretamente no desenvolvimento.”

Phoenix_RDN: “Eu conheci a Roblox durante uma viagem, um amigo estava jogando no celular um jogo no estilo Tycoon, e quis tentar também. Eu não lembro muito bem como me interessei por desenvolvimento, mas comecei fazendo um jogo de cidade, usando a toolbox, foi bem maneiro e continuei assim, focando em programação.”

Como é a rotina de trabalho? Vocês dedicam a maior parte do tempo para desenvolvimento na Roblox?

Guga028: “Não tenho uma rotina certa de trabalho, a maior parte das coisas são por metas. Atualmente, por causa das aulas on-line, não dedico a maior parte do meu tempo, entretanto, ainda sim consigo focar bastante em desenvolvimento.”

Phoenix_RDN: “Procuro trabalhar a maior parte do tempo possível, mesmo com diversos obstáculos, indo até noite adentro se necessário.”

Como começaram a trabalhar juntos? De que forma vocês dividem o trabalho?

Guga028: “Comecei ajudando o Phoenix no King Simulator, já no Corridor of Hell eu realmente me dedico ao jogo. O Phoenix faz os scripts, interface do usuário e a maior parte das decisões. Eu fico responsável pela área administrativa, procurando pessoas para trabalhar no desenvolvimento caso precise, e na divulgação do jogo em geral.”

Phoenix_RDN: “Nós começamos a trabalhar juntos em um projeto público, o Corridor of Hell, antes disso ele ajudava com a divulgação. Eu não lembro muito bem de como aconteceu, mas foi a partir disso. Eu tomo conta da programação e das decisões, além de fazer os investimentos. O Guga fez a divulgação, entrou em contato com artistas e construiu várias fases no início.”

Como foi a experiência de criarem o Corridor of Hell?

Guga028: “Foi uma coisa muito legal e divertida de fazer, o meme mais usado durante o desenvolvimento foi “Stonks”, pois sempre fomos confiantes que o projeto ia dar certo, e quando lançamos, foi uma sensação de dever cumprido, mas estamos sempre buscando melhorar o jogo e ter mais jogadores.”

Phoenix_RDN: “Sendo honesto, foi “Stonks” o tempo inteiro. Foi o Guga colocando coisas na minha lista de afazeres, eu e ele discutindo sobre vários tópicos sobre desenvolvimento e etc. Também foi satisfatório quando o projeto finalmente começou a andar. Nada aconteceu de início, mas o Guga conseguiu um bom contato, que nos ajudou muito. Eu não sei dizer, mas é um sentimento muito bom, você pensa algo como “eu quero mais do que isso” e sempre busca maiores objetivos para finalmente conseguir mais jogadores.”

Como é o processo de idealizar um projeto de sucesso?

Guga028: “É um processo complicado no início, pois quando você está começando, é difícil conseguir divulgação, mas depois que consegue alguns jogadores, fica mais fácil conquistar outros.”

Phoenix_RDN: “Idealizar um projeto de sucesso pode ser fácil, mas é importante ter originalidade. Pense no motivo pelo qual alguém gostaria de jogar seu jogo, é algo que você tem que ter em mente.”

Quais foram os principais desafios que vocês encontraram? E o que fizeram para superá-los?

Guga028: “Para mim foi a divulgação, até porque ela é muito importante no início, mas eu consegui ajuda de outro desenvolvedor, que nos ajudou muito a conquistar novos jogadores.”

Phoenix_RDN: “É a divulgação, porque é algo que não depende de você. Nós pedimos ajuda para outro desenvolvedor e então acabamos trocando favores.”

Quais são as suas dicas mais valiosas para iniciantes na plataforma?

Guga028: “Tente sempre aprender e se aprimorar, assim você sempre dará seu melhor, e seus jogos ficarão incríveis. Não pense que será fácil no começo, pois na maioria das vezes não é. Você pode não ter conseguido na primeira vez, mas se persistir e ir melhorando suas habilidades, você conseguirá fazer seu projeto. A divulgação é uma das partes mais importantes, então crie um plano de divulgação pro seu jogo, para ter certeza que será um sucesso.”

Phoenix_RDN: “Eu sei que você não vai desistir de algo que realmente quer fazer, não pense que desenvolvedores sejam pessoas perfeitas que trabalham o tempo todo ou que tiveram sorte. Eu sou uma pessoa que não acredita em sorte, isso significa que o resultado depende das suas ações, resumindo, é importante tomar atitude. Tenha uma boa equipe e, principalmente, se divirta.”

Guga028

Muito obrigado, Guga028 e Phoenix_RDN por compartilharem as sua experiências com a gente. Caso queiram saber mais sobre os desenvolvedores, você pode achá-los no Twitter (@Guga_028 e @Phoenix_RDN).
Também não deixem de conferir os jogos Corridor of Hell e King Simulator.

Phoenix_RDN

Siga-nos no Twitter (@robloxdevrelptb) para ficar dentro de todas as novidades sobre desenvolvimento na Roblox.

--

--

Roblox Developer Relations
Roblox Developer Português

Empowering Roblox developers and creators to bring their imagination to life.