Holofotes em: Pvm_Lucas

Roblox Developer Relations
Roblox Developer Português
4 min readApr 30, 2019

Hoje estamos felizes em compartilhar com vocês a história de um desenvolvedor brasileiro chamado @Pvm_Lucas. Nós tivemos a oportunidade de conversar um pouco com ele e fazer algumas perguntas sobre a sua trajetória aqui na Roblox.

Resolvemos convidá-lo para ser o primeiro desenvolvedor falante de língua portuguesa a participar do nosso projeto Spotlight por ele ter criado uns dos jogos brasileiros mais populares em nossa plataforma: o Big Blox Brazil. A primeira versão do jogo foi criada em 2017 e teve mais de 7 milhões de visitantes. Lucas compartilhou conosco algumas dicas para novos criadores, como a Roblox impactou a sua vida e o que fez para tornar o seu jogo popular.

A trajetória

Pvm_Lucas nos contou que tem 17 anos e que conheceu a Roblox em 2010. Inicialmente, como jogador, ele sempre sonhou em ver a Roblox se tornando popular no Brasil e, ao longo do anos, participou da criação de diversos grupos e eventos na Roblox visando criar uma comunidade brasileira dentro da plataforma.

Dentre esses eventos, ele criou um que gerou uma grande visibilidade para ele, o seu grupo e para os eventos posteriores criados por ele. Motivado por este sucesso, em 2016, Pvm_Lucas decidiu começar a estudar desenvolvimento para posteriormente criar um jogo na Roblox inspirado neste evento e automatizado por scripts.

Qual o impacto da Roblox na sua vida?

Pvm_Lucas: “Muito grande! Hoje estou na faculdade e aprender programação na Roblox está me ajudando muito em conteúdos de programação! A Roblox foi uma iniciativa que eu nunca me arrependerei. Me ajuda financeiramente agora que estou morando sozinho e me trouxe amizades que apesar de serem virtuais são muito importantes para mim”.

Como foi o processo para aprender a programar?

Pvm_Lucas: “Linguagem de programação envolve muito raciocínio lógico e matemática, coisas que eu sempre amei durante a minha vida. Eu até aprendi rápido o básico e como teste inicial eu decidi que iria fazer esse jogo e realmente FIZ. Fiquei um bom tempo jogando e a cada update, ia aprendendo mais e mais”.

Como foi o processo de criação do seu jogo? Qual foi a melhor parte e o que foi mais desafiador?

Pvm_Lucas: “O processo criativo foi bem árduo! Um simples sistema de votação era muito complexo para mim, então eu fazia coisas bem trabalhosas e de baixa eficiência. Depois eu fui aprendendo e consertando… A melhor parte é no momento em que depois de fazer 1000 testes, eu vi que não tinha mais nenhum bug.. é um super alívio. A parte mais desafiadora, acho que é construir um shopping em um jogo, já que envolve uma parte sensível (a parte financeira) e tem muitos e inúmeros detalhes, desde a interface do usuário ao salvamento de dados e a integração com o jogo…”

Você trabalha junto com alguém nos seus jogos? Como é trabalhar em equipe?

Pvm_Lucas: “Eu já trabalhei com o junioroakley. Ele me ajudou a construir a maior parte do meu jogo. Eu prefiro sempre trabalhar em equipe, tem menos trabalho e você aprende muito com os outros, pois são duas mentes funcionando juntas.”

Por que você acha que o seu jogo se tornou o jogo brasileiro mais popular em nossa plataforma? Quais recursos você colocou em seu jogo para torná-lo mais divertido, ter mais engajamento dos jogadores e usuários fiéis?

Pvm_Lucas: “Eu realmente não sei o porquê exato, mas eu tenho um lema de que quando é para acontecer, acontece. Lógico que tenho de falar dos meus amigos que me ajudaram muito na divulgação (Godenot, Dudu Betero, Biano Betero, Kapolar, Sleghart, Uzerk, RicoFox, Mattham, Nix, Flamingo e outros), mas a questão do engajamento é algo que eu não consigo explicar até hoje… Quanto aos recursos, a competição é um ponto principal no meu jogo, desde rankings até a chegada na final após inúmeros paredões realmente te tornam fissurados em ser o vencedor.”

Como você gerencia o feedback da comunidade? Você utiliza alguma forma de indicador para medir o crescimento do seu jogo? Você utiliza alguma estratégia de marketing para tornar o seu jogo mais popular (anúncios pagos, etc)?

Pvm_Lucas: “O feedback é incrível! Ter o seu trabalho reconhecido é o melhor pagamento que existe! Continuo ainda fazendo os meus eventos para que eu mantenha o contato direto com as pessoas, então é desse modo que eu converso com os seguidores. O indicador que eu uso é sempre os Stats que a Roblox me manda mensalmente, eles são completos e bem detalhados. Fica a dica para vocês que querem ver um resumo mensal do seu jogo de forma precisa e prática! Eu já utilizei anúncios pagos, mas a maior divulgação vem da plataforma de vídeos mesmo.”

Você tem planos de lançar um novo jogo? Está trabalhando atualmente em algo?

Pvm_Lucas: “Eu tenho alguns planos mas ainda não estou trabalhando em nada. A universidade tem tomado muito o meu tempo. O tempo que me resta, eu trabalho nos updates do meu jogo atual mas pretendo lançar algo em breve.”

Quais dicas você daria para outros desenvolvedores que estão começando e querem fazer um jogo de sucesso?

Pvm_Lucas: “Pode parecer clichê mas: não desistam! Às vezes o seu gosto não se resume ao gosto da maioria mas nunca desista. Continue sempre melhorando a qualidade dos seus games que uma hora ou outra você vai ter o reconhecimento merecido.”

Muito obrigado ao Pvm_Lucas por ter compartilhado conosco as suas experiências e a sua paixão pela Roblox. Se você quiser conhecer mais sobre ele, pode segui-lo no twitter. Não se esqueça também de dar uma olhada em seu jogo, o Big Blox Brasil .

--

--

Roblox Developer Relations
Roblox Developer Português

Empowering Roblox developers and creators to bring their imagination to life.