Holofotes em: Streeteenk

Roblox Developer Relations
Roblox Developer Português
4 min readNov 23, 2019

Streeteenk é um jovem brasileiro, está na Roblox desde 2017, e já faz sucesso na comunidade de desenvolvedores brasileiros da Roblox. Hoje estamos felizes em compartilhar a entrevista que tivemos com ele sobre sua trajetória como desenvolvedor na Roblox.

Para começar, poderia nos contar um pouco sobre você, e como conheceu a Roblox?

“Conheci a Roblox em 2017, na casa de um primo enquanto ele jogava Roblox. Ao passar do tempo eu fiquei entediado de um jogo, e tentei fazer o meu próprio jogo. Aos poucos fui crescendo na Roblox e conhecendo usuários populares, até me tornar importante na comunidade. Isso mudou meu modo de pensar e me fez descobrir o que eu realmente gosto de fazer, que é criar entretenimento.”

Quando você começou a desenvolver na Roblox e o que motivou você?

“Alguns meses antes de iniciar o meu jogo “M.A.F.I.A.” (meados de 2018) eu descobri um canal no youtube que ensinava a desenvolver na Roblox e de lá resolvi fazer meu primeiro jogo com os conceitos adquiridos. Eu gostava muito de jogos de mundo aberto, e esse também foi um dos motivos por eu gostar de construir. Com 1 mês sendo desenvolvedor eu fiz a minha primeira venda, por 5 Robux! Com 5 meses, eu comecei a ganhar 5,000 Robux por comissão, e hoje em dia, estou ganhando quase 100,000 Robux por mês. Passei por muitas humilhações em muitos lugares, mas sempre mantive a minha integridade.”

Quais tipos de trabalho você faz na Roblox? Qual é a sua área de foco atualmente?

“Atualmente eu faço de tudo um pouco, arte 2D e 3D, programação básica, gerenciamento de equipe e também sou investidor; particularmente adoro fazer o design das coisas, gosto de explorar as cores, as formas, os ângulos, tento reproduzir tudo que eu imagino, dentro dos meus limites. Durante o desenvolvimento dos meus jogos, eu sempre fui o Líder, e junto com as minhas comissões, aprendi muito sobre administração. Como resultado de tudo isso, eu comecei a ganhar dinheiro, e de acordo com experiências passadas, resolvi aplicá-lo em investimentos para equipes de desenvolvimento.”

Todos os dias eu estou realizando artes 3D, seja um mapa ou um modelo, é muito bom treinar mesmo quando está descansando. Dessa forma, você se torna bom no que faz. Isso é exatamente o que faço, atualmente estou focado em design 3D para jogos.”

De todos os projetos, qual é o seu preferido? Poderia nos contar um pouco sobre ele?

“Já participei de mais de 30 projetos ao todo, alguns deles estão entre os populares há meses, só que o meu favorito vai ser sempre o que eu mais sonhei, o Hit Simulator. Esse foi o primeiro jogo completamente feito por mim e amigos próximos, sem ajuda de terceiros. A experiência obtida não tem valor, aprendemos muito juntos. O nosso primeiro jogo durou 6 meses, mas foi descontinuado porque não progredia, o segundo durou 4 meses e também foi descontinuado, até que resolvemos olhar de atentamente e melhorar; Adquirimos experiência e na terceira tentativa, foi um sucesso imediato.”

Você segue algum estilo específico em seus projetos?

“Eu gosto muito de trabalhar com o estilo low-poly e coisas fofas. Antes de fazer qualquer jogo ou construção, eu peço ao cliente a idade do público-alvo, e por aí vou decidir qual estilo usar. Crianças não se importam muito com a realidade, gostam de coisas mais coloridas, chamativas e confortáveis. Agora os jovens, prezam mais pelo realismo, e isso é algo muito difícil de conseguir reproduzir, pois sempre haverá críticas nesse estilo, mas não há o que fazer a não ser usá-las ao seu favor!”

Poderia nos contar um pouco sobre o processo de construção e modelagem?

“Quando um cliente vem fazer um pedido para mim, eu já peço todos os detalhes, e também muitas imagens de referência. Tendo isso em conta, eu começo a desenhar o mapa num papel, lá eu planejo o formato e os objetos presentes nesse mapa. Gosto de chamar esse processo de “Sketch”, geralmente demora um dia para fazer. No próximo dia eu começo a fazer o design dos objetos já que eu sempre uso coisas únicas para cada cliente. Após terminar essa etapa, eu começo a montar o mapa, como um quebra-cabeça, e quase sempre usando plugins.”

Você tem algumas dicas para novos desenvolvedores?

“Claro! Direi algo original e motivador em resumo: Se você gosta de modelar, modele, se gosta de programar, programe, se gosta de criar, crie. Não se abata por algo que não deu certo, apenas pare e olhe de cima, a solução vai aparecer eventualmente. Limites? Não existem limites para o que você quer criar. A experiência será obtida com o tempo, e o retorno de todo o seu suor também. Haverá momentos de queda, tristes. E haverá momentos de euforia, alegria. Pratique incansavelmente, e quando menos imaginar, haverá uma equipe te acompanhando. Só há uma coisa que eu quero deixar bem claro: Sua dignidade e caráter devem ser íntegros e incorruptíveis. Se quer algo lute por aquilo. Enquanto dezenas lutarão contra você, lembre que toda ação tem uma reação.”

Muito obrigado ao Streeteenk por compartilhar sua trajetória e suas dicas motivadoras conosco. Você pode conhecer um pouco mais sobre esse desenvolvedor no Twitter, @StreetRBLX. Também não se esqueça de conferir seu jogo Hit Simulator na Roblox.

--

--

Roblox Developer Relations
Roblox Developer Português

Empowering Roblox developers and creators to bring their imagination to life.