IoT - Internet das Coisas

Diego Rampim
Jul 6, 2017 · 3 min read

Fala pessoal, tudo certo?

Hoje não vamos ter um tutorial, mas sim um bate-papo sobre IoT, da onde veio e qual as perspectivas, o que é IoT e o que constitui um equipamento IoT. Como deu para perceber vamos falar bastante, então vamos começar.

O que é IoT (Internet das Coisas ou Internet of Things)?

IoT é um novo cenário onde não somente os computadores e as pessoas se conectam, mas sim os objetos entram nessa conta. Os caixas eletrônicos bancários (ATM) são considerados os primeiros equipamentos IoT que estão online desde 1974, desde então estamos adicionando mais e mais equipamentos a esta lista, agora temos animais, luzes, vagas de estacionamento, geladeiras, fornos e por ai vai, tudo conectado, hoje já são diversos equipamentos conectados e a tendência é crescer cada vez mais.

Para termos uma ideia de números, segundo a Forbes Magazine (Bernard Marr), em 2008 já haviam mais coisas conectadas do que pessoas e em 2015 já tínhamos aproximadamente 5 bilhões de coisas conectadas. Para 2020 existem previsões que teremos cerca de 50 bilhões de coisas conectadas.

E agora falando de alguns valores a Cisco acredita que o IoT pode gerar 4,6 trilhões de dólares nos setores públicos e 14,4 trilhões no setor privado nos próximos 10 anos, um bom dinheiro, não é?

O que caracteriza um equipamento IoT?

Basicamente um equipamento IoT pode ser dividido em três partes, parte física, inteligente e conectada. A parte física está ligada aos itens físicos do equipamento, como atuadores, roupas, cases de proteção e sensores passivos. A parte inteligente é onde encontramos os sensores ativos, microcontroladores e microprocessadores, regras de negócio, web services e aplicativos, toda a parte de gerenciamento e controle. Por fim e mais importante a parte conectada, parte na qual é responsável por trocar informações com a internet ou outros dispositivos, como conexões WI-FI, Bluetooth e Ethernet.

Agora você deve estar pensando porque o Bluetooth está nesta lista se ele não tem conexão direta com a internet, um equipamento IoT vai além da conexão com a internet, utilizando o Bluetooth você conecta seu equipamento a outros equipamentos e aí está o IoT, no momento em que seu dispositivo se conecta a outro ele vira um dispositivo conectado, sendo assim faz parte de mundo IoT.

IoT no mundo.

Hoje em dia se ouve muito sobre IoT, são cidades, carros, casas tudo conectado, tudo a um toque de distância e como vimos ainda se tem muito espaço a explorar, áreas como a da saúde estão sempre de braços abertos para esses equipamentos, já pensou em fazer um acompanhamento do seu ritmo cardíaco ou a qualidade do seu sono com um relógio, isso é possível e está a nossa disposição. E se sua casa soube que você está chegando e já liga-se seu ar-condicionado ou a sua panela, ou ainda se quando estivesse no caminho a sua geladeira te avisasse que acabou o leite, isso tudo é possível graças ao IoT e ainda tem muito espaço para suas ideias e projetos.

Muito além das soluções para o dia a dia das pessoas, a IoT começa a ser um ingrediente poderoso nos processos produtivos das empresas. Indústrias e setores como o agrícola têm muito a ganhar com a conectividade dos dispositivos, capazes de melhorar a produtividade, enxugar custos e reduzir o risco da falha humana.

Estamos em um mundo cada vez mais conectado, então se acostume, crie e aproveite todos os benefícios da tecnologia, até a próxima pessoal.

O que você achar de montar seu primeiro projeto conectado? Temos um post sobre Conexão Bluetooth com Arduino e Android, corre lá e dá uma olhada e monte seu equipamento!

Até a próxima!

Roboino

Arduino e muito mais…

Diego Rampim

Written by

Roboino

Arduino e muito mais…