Deixe de ser ocupado, seja produtivo

Como fazer mais em menos tempo

Cleiton Souza
Rocketseat
2 min readOct 17, 2017

--

Ser ocupado está se tornando culturalmente algo glamouroso, sinônimo de alguém importante e de valor. Mas essa ideia é totalmente errônea.

Você pode estar ocupado enquanto rola a timeline do facebook sem objetivo algum, ou enquanto participa de uma reunião para marcar uma reunião. Mas isso não traz exatamente nenhum resultado, seja para a empresa que você trabalha, pro seu próprio negócio ou para seu cliente.

Ser ocupado é o mesmo que correr em uma esteira esperando chegar em um destino.

Isso acontece quando você tenta ser multi tarefa, quando fica o tempo todo checando e-mails e outras notificações de contato, quando faz tudo de prontidão sem ordem alguma, quando busca agir o tempo todo independente do resultado da tarefa, de forma inconsciente, sem pensar.

É algo natural

Temos aversão natural à ociosidade, sempre estamos em busca de nos manter ocupados, preferimos a ação do que o planejamento, mesmo que seja inútil. Inclusive nos sentimos mal por não estarmos ocupados, mesmo se estivermos estudando ou planejando.

Eu sempre defendo a ação, mas essa ação precisa ter o mínimo de planejamento. Muitas vezes 15 minutos de planejamento são suficientes para não fazer coisas inúteis.

Seja produtivo

Consciência de trabalho é o que define alguém produtivo. Ser produtivo é ter consciência das ações visando sempre o resultado.

Se você realmente é produtivo, não vai precisar provar pra ninguém, seus resultados farão isso! Mas para isso é necessário que você planeje seu dia, coloque metas, prioridades, intenção! Você não precisa realizar 30 tarefas, você precisa realizar 3, mas que realmente tragam resultado, que façam o dia valer a pena.

Você não é tão ocupado a ponto de não ter tempo para ser produtivo!

Reserve um tempo para imprevistos, limite a quantidade de vezes que você checa seus e-mails ou vê as notificações do whatsapp. Remova distrações, delegue tarefas, mire resultados, tenha foco e consciência do que você está fazendo e que resultado está gerando.

E o mais importante: analise seu dia, perceba as coisas que você se comprometeu a fazer, as que realmente fez e que resultado foi gerado. Perceba o que te fez ser mais ou menos produtivo. Assimile tudo isso e aprenda, para que amanhã seja um dia ainda mais produtivo.

Ou seja

Não se preocupe em tentar mostrar resultados, em mostrar que está ocupado. Foque nas coisas que realmente geram resultado, tenha consciência das tarefas que você realiza, faça coisas realmente relevantes.

Quem sabe assim, sobra um tempo pra você fazer novos negócios, pensar em outras oportunidades ou mesmo relaxar, esfriar a cabeça :)

Seja reconhecido por ser alguém que faz a diferença, não por ser ocupado.

--

--