É realmente melhor trabalhar à noite?

Você deveria repensar suas madrugadas

É comum, principalmente entre programadores, ter o costume de trabalhar à noite. Inclusive existe a premissa de que se tem uma maior produtividade na madrugada, e que essas pessoas são, de fato, pessoas noturnas.

Na realidade tudo isso não passa de hábito e não, você não é uma pessoa noturna. A verdade é que no fim do dia, mesmo que você não tenha passado ele todo trabalhando, sua energia está baixa e o correto a se fazer é dormir, pois além de ser lógico, existem diversas questões hormonais envolvidas.

Claro que não estou falando de quem encerra às 20h, e sim de quem passa disso. Me refiro a quem se aventura pelas madrugadas ou vai dormir quando as pessoas “normais” estão acordando.

Se você é um desses, provavelmente tem a impressão que é mais produtivo à noite, e até pode ser, pois você é menos propício a se distrair nesse período.

A explicação é simples: como seus níveis de energia estão bastante baixos, seu cérebro precisa concentrar a pouca energia que tem na tarefa principal que você está realizando. Ou seja, coisas simples não vão conseguir chamar sua atenção.

Então é mais vantajoso trabalhar a noite?

Imagine a performance do seu cérebro como uma barra de energia, no fim do dia está praticamente esgotada. Com isso, sua criatividade, a qualidade das suas decisões e o seu raciocínio lógico (entre outros atributos) estão fortemente afetados.

Com essas informações, você já pode concluir que a qualidade do serviço que você está realizando vai ser muito superior pela manhã, sendo por questões criativas ou racionais.

Além disso, existem diversos fatores benéficos para sua saúde. Quando escurece, nosso corpo começa a produzir melatonina, que é responsável pelo nosso relógio biológico, além de afetar na qualidade do sono e de ser um antioxidante.

Quando você trabalha à noite, por estar com luz (lâmpada ou mesmo a tela do celular/computador), você vai estar diminuindo a produção desse hormônio. O que certamente vai desregular seu relógio biológico, diminuir a qualidade do seu sono e pode até causar insonia.

Então eu devo dormir menos?

Não. Você apenas deve ir dormir mais cedo. Ao invés de trabalhar uma hora à noite, vá dormir e acorde uma hora mais cedo. Inclusive, trabalhar pela manhã é muito mais vantajoso se você organiza suas tarefas antes mesmo de ir dormir.

Além de você não perder tempo com isso de manhã (dando abertura pra procrastinação), seu inconsciente trabalha na solução das suas tarefas enquanto você dorme.

Mas eu não consigo acordar cedo

Esse é mais um grande motivo pra você trabalhar de manhã. Se você está acostumado a trabalhar a noite, certamente não será fácil pra você inverter. Mas pode ter certeza, o prazer que você vai sentir ao ir contra o seu modo automático é maravilhoso.

Você certamente será impulsionado por isso e se sentira mais motivado. Principalmente quando chegar o horário que você normalmente acordaria e notar a quantidade de coisas que já fez, e com muito mais qualidade.

Se você está pensando algo como “meu caso é diferente, eu realmente sou melhor à noite”, eu não vou tentar te convencer: não acredite do que você está lendo, teste por ao menos uma ou duas semanas e tire suas próprias conclusões.

Eu ainda poderia falar sobre a importância dos rituais matinais e da sua alimentação para a qualidade do seu sono (e aí sim você poderia dormir menos), mas isso fica pra outro post.

Concluindo

Se você estiver executando um trabalho que não exija nenhum tipo de decisão, criatividade ou até nível de qualidade, talvez faça sentido você continuar produzindo a noite. Caso contrário, eu começaria a inverter isso amanhã mesmo. Ah, e eu nem citei que isso fará de você uma pessoa mais positiva e disposta :)

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Cleiton Souza’s story.