Redefinindo sua realidade

Por que você deveria se importar com Mindset

Cleiton Souza
4 min readOct 3, 2017

Mindset é traduzido como mentalidade, mas gosto muito de definir como “configuração da mente” ou ainda “maneira de enxergar o mundo”. E a forma que você enxerga o mundo define o que você é capaz de realizar.

Geralmente, o seu mindset não é algo que você possui consciência, algo que você construiu de forma estratégica e proposital. Seu mindset foi e é moldado a cada nova experiência da sua vida, a cada nova informação, não é algo fixo.

Porém, a base dele provavelmente foi construída durante sua infância e adolescência, por meio da sua educação e dos seus pais. Com isso, é possível dizer que o seu mindset é uma fusão entre o do seus criadores, do conteúdo que você consumiu e consome e as coisas que te fizeram acreditar.

Com o decorrer da vida, ele vai se modificando aos poucos, mas se você não tem consciência, a base continua lá, fixa e intacta.

Isso até parece algo bom, mas não é. Infelizmente a maioria absoluta de nós possui um mindset totalmente prejudicial ao nosso crescimento, pois é algo cultural, está fora do controle. Por isso, é tão importante saber do que se trata, ter consciência e moldá-lo (sim você pode), para que seja algo benéfico.

Sua mente pode trabalhar contra você, ou ao seu favor. É você quem a controla.

Junto com seu mindset, existe uma série de crenças limitantes, que são coisas as quais você acredita e que não permitem que você faça algo. Um bom exemplo é quando você acredita que ninguém ganha dinheiro sem passar por cima dos outros, e por conta disso, se conforma com o seu status atual.

Preste atenção ao meio que você está, as pessoas as quais convive, as coisas que você acredita. Identifique o que é tóxico e se afaste.

Carol Dweck separa as pessoas em dois grandes grupos: as que possuem mindset fixo e as que possuem mindset de crescimento. Dá até pra fazer uma analogia ao copo meio cheio ou meio vazio.

Mas nada impende de que com esforço, você passe de um grupo para o outro, basta ter clareza de onde você está e então começar a mudança para se realocar.

Mindset fixo

Aqui se tem a noção de que as coisas são estáticas. Inteligência, status, capacidade, entre diversas outras coisas. Você possui atributos fixos e nada que você faça pode mudá-los. É quando você diz que você é da área de humanas e não adianta você estudar, jamais vai conseguir fazer um cálculo complexo.

As pessoas aqui tendem a ser conformadas com a situação onde estão, evitam de arriscar pois “não adianta”. Vivem buscando desculpas ou culpados. O mundo precisa mudar e não você. Se sentem ameaçadas com o sucesso dos outros.

É comum que as pessoas com esse mindset se estabilizem muito cedo, e com isso não chegam nem perto do seu real potencial.

Mindset de crescimento

Aqui existe um desejo gigante por aprender cada vez mais. Tudo pode ser desenvolvido e construído: inteligência, capacidade, status. Para que você possua um determinado atributo ou desenvolva determinada habilidade, basta que você trabalhe duro nessa direção.

Pessoas inconformadas, sempre em busca de algo a mais, buscam novos desafios, aprendem com os erros e críticas, se inspiram com o sucesso alheio. Buscam soluções.

Como resultado, aqui é possível que se alcance conquistas de mais alto nível, uma sensação de livre arbítrio, onde você é o que desejar ser, e alcança o que deseja alcançar.

É binário

Se eu te falar que pra você alcançar o sucesso (seja lá o que significa pra você), é preciso que você trabalhe a partir de hoje, 18 horas por dia. O que você diria pra mim?

Muitos iriam argumentar, encontrar motivos e desculpas para tornar isso algo sem sentido. Outros iriam se organizar e colocariam a mão na massa para que isso seja possível, acreditando que dessa forma consiga chegar aonde deseja.

É nessas situações, nesses impulsos e reações naturais que se torna externa e visível a forma que você enxerga o mundo, a forma que você leva sua vida. No fim, tudo se torna uma questão de prioridades, de escolha.

Enfim

Não diga ao seu filho, ou a você mesmo, que conseguiu resolver um cálculo matemático porque é inteligente. Você conseguiu por ter se esforçado, estudado e aprendido. E pode fazer isso com qualquer outra coisa.

De fato uns podem ter mais facilidade do que outros, mas com objetivo, esforço e foco, tudo é possível. Você é o agente da sua própria mudança.

sai da média

--

--