Informações e palpites das quartas de Libertadores

Rodrigo Seixas
Sep 4, 2018 · 5 min read

A semana passada mostrou muito do que há de pior no dito “espirito de Libertadores”. O Santos depois de erro e da Conmebol foi penalizado (no dia do jogo!) por escalar Sánchez de forma irregular na ida e o empate em 0x0 virou um 0x3. Na volta, o time desconcentrado e nervoso fez uma partida ruim e a torcida gerou uma confusão que precisou encerar o duelo com 10 minutos ainda para se jogar. O Palmeiras um dos melhores elencos do continente, teve Felipe Melo expulso com 3 minutos de jogo e passou a fazer catinba deste minuto até o minuto final do jogo. Com direito a gandulas arrumando confusão e mais um palmeirense expulso.

Agora na fase quartas de final, tenhamos mais jogo, tomara.

Abaixo os confortos com as informações e os palpites:

Grêmio x Atlético Tucumán

O Grêmio pegou o pouco conhecido Atlético Tucumán, que disputa sua segunda Libertadores seguida e tem aparecido forte na Argentina nos últimos anos representando o norte do país, região mais pobre e de times inferiores.

Ano passado ficou em terceiro no grupo em que tinha o Palmeiras e neste ano eliminou o Peñarol na primeira fase e o Atlético Nacional, o campeão de 2016 nas oitavas. Com alguns jogadores velozes como Acosta pela direita e Patrón, lateral de 22 anos na esquerda. O time treinado por Ricardo Zielinski costuma alterar esquemas e busca mais o jogo de contra-ataques. Rodríguez, o baixinho de 1,68m costuma atuar ao lado de Landro Díaz, mais fixo no ataque. Pode de ser um time perigoso, porém bem inferior ao Grêmio.

Nesta temporada o time de Renato Gaúcho não tem tido o mesmo rendimento. Maicon, sem Arthur, tem se sobrecarregado no meio de campo, sorte que é bom jogador, com noção de acelerar ou cadenciar o jogo. Com mais de 120 passes no segundo jogo contra o Estudiantes é o jogador mais importante no momento.

Luan está em um momento ruim, algumas jogadas já não funcionam como antes e Everton tem sido o mais perigoso no ataque. Convocado por Tite, é ótimo no 1x1 e tem velocidade para passar pelos adversários.

Palpite: Grêmio

River Plate x Independiente

O River Plate fez os primeiros 11 minutos contra o Racing muito bons. Vários jogadores no ataque, empurrados pela torcida no Monumental de Nuñez sufocando o time de Avellaneda até Pratto fazer 1x0. Após isso apostou nos contra-ataques, e com posse de 27% bateu o Racing por 3x0. Com grandes jogadores, Armani, Scocco, Pratto, Ponzio, Gonzalo Mártinez, Enzo Peréz, Maidana e Quinteiro — alias, o colômbiano fez ótima Copa do Mundo e com boa batida na bola é ótimo na bola parada e em passes de profundidade, é um ótimo camisa 10 e perigoso — tem um ótimo time.

Na volta da temporada argentina o time só sofreu 2 gols em 8 jogos. Porém venceu apenas três e empatou 5 com 4 0x0s.

Já o Independiente tem alguns jogadores do time campeão da Sul-americana passada. O time do técnico Ariel Holan, ex-treinador de Hóquei, adora movimentar-se em campo. É um time meio coringa, com lateral virando ponta e volante centroavante, por exemplo, durante o jogo: futebol total, aquele da Holanda de 1974. É um time perigoso com Meza, o principal do time, que atuou na Copa do Mundo.

Palpite: River Plate.

Palmeiras x Colo-Colo

Contra o Corinthians o Colo-Colo mostrou suas qualidade e deficiências. Apostando na experienciaria de alguns jogadores como Valdivia, Paredes, e Barrios o time é perigoso no sentido de se tiver liberdade esses jogadores ainda tem técnica para definir as jogadas, mesmo em fim de carreira e correndo pouco. Postado no 3–5–2 o time corre pouco e marca baixo, o criativo é Valdivia, participando na maioria dos jogos e fazendo o time funcionar quando tem espaço.

Não parece um adversário difícil ao Palmeiras, que não pode repetir o que fez contra o Cerro Porteño no Allianz e colocar a classificação na mão do futebol raiz e “de Libertadores”. Se jogar a bola que pode, com o elenco que tem, passa sem muitos sustos.

Felipão montou um time mais cauteloso, com jogadores que ficam mais na defesa e dão pouca liberdade ao adversário. No ataque cria as chances na qualidade dos jogadores, na bola parada e em contra-ataques. Não trabalha muito a bola e tem um futebol mais rustico e menos faceiro. Pode ser eficiente e levar o time longe, não agrada muito (a mim). Felipão montou time assim assim e surpreende os bons resultados, após alguns tempo de insucesso do treinador. Saber usar o elenco também tem sido importante.

Sem Felipe Melo, suspenso, por ser inconsequente, Thiago Santos, que jogou muito contra o Internacional entra na equipe.

Palpite: Palmeiras

Cruzeiro x Boca Júniors

O Boca Júniors melhorou muito em relação aquele time que ficou perto de não se classificar na primeira fase. Além da volta de Benedetto, que se recuperou de lesão, o time cresceu com novos reforços, um deles um bom goleiro e outro Zárate. Tévez é reserva, mais parece mais em forma e focado, tem atuado melhor.

Com uma variação de 4–2–3-1 e 4–3–3 é um time que privilegia muito o ataque pelo lado do campo. Pavón, pela direita, tem sido o jogador mais perigoso da equipe. Muito veloz e habilidoso foi o melhor em campo no jogo contra o Vélez no domingo. Marcou um gol com muita velocidade e deu um passe que virou pênalti. A chegada dos atacantes pelo lado só é possível porque há o trabalho de pivô dos centroavantes para a chegada deles e os passes em profundidade.

Ábila faz o pivô e lança Pavón no primeiro gol do Boca diante do Vélez. O terceiro gol deste jogo foi semelhante.

O Cruzeiro abdicou do Brasileiro para se dedicar as copas. Tem funcionado, mas também tem sofrido um bocado no final das classificações. Após fazer os 2x0 no Maracanã, em jogo de boa defesa e ataque letal, sofreu em casa, por acreditar demais na defesa e na vantagem. Pode ser castigado por isso no futuro. Porém tem um time com grandes jogadores e um técnico rodado.É um duelo bem equilibrado.

Palpite: Boca Júniors

Rodrigo Seixas

Rodrigo Seixas

Written by

Futebol além do óbvio

Rodrigo Seixas

Futebol além do óbvio

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade