Quero ser um profissional Linux certificado pela Red Hat. E agora?

O universo da tecnologia é extremamente dinâmico e para acompanhar a demanda do mercado em encontrar profissionais com a expertise adequada nos mais diversos segmentos de TI a Red Hat está sempre se atualizando, lançando mão de novas soluções, assim como novos treinamentos, exames e certificações que reflitam esta nova realidade.

Se você, assim como eu, se deparou com a necessidade de certificar-se, verá que as opções são diversas, LPI, RedHat, CompTIA, entre outras. Mas, como você está lendo este artigo, vou partir do princípio que a escolha já foi feita e me ater as opções de certificações da RedHat.

Confesso que fiquei meio perdido com as diversas certificações e as diversas formas de obtê-las. Por isso resolvi compartilhar uma visão geral das principais, incluindo links para as páginas de treinamento oficial relacionado a cada uma delas, assim como informações sobre seus pré-requisitos e forma de aplicação dos exames finais.


RHCSA

Red Hat Certified System Administrator

É a primeira certificação que deve ser obtida, já que não há outras certificações como pré-requisito e ela é necessária para aqueles que desejam obter as próximas. Você pode optar por fazer somente a prova ou preparar-se através dos treinamentos:

  • RH124 — Red Hat System Administration I
  • RH134 — Red Hat System Administration II

Caso já tenha experiência como administrador de sistemas Linux, você pode optar por fazer o curso intensivo:

  • RH199 — Curso RHCSA Rapid Track Course

Exame: EX200 — Red Hat Certified System Administrator (RHCSA) exam.

Os cadidatos serão avaliados de acordo com o desempenho de realizar tarefas administrativas específicas mais comuns ao dia a dia dos administradores de sistemas. A avaliação é em um laboratório da Red Hat, preparado especificamente para a realização dos exames, sendo que os candidatos terão 2,5 horas para atingirem os objetivos. Não é permitido o uso de qualquer material externo bem como o acesso a Internet.

RHCE

Red Hat Centified Engineer

Esta é a certificação intermediária da RedHat, para obtê-la é necessário possuir a certificação RHCSA.

Você pode fazer somente a prova ou se preparar através do treinamento:

  • RH254 — Red Hat System Administration III

Caso você seja um administrador sênior, com bastante experiência em sistemas Red Hat, pode optar pelo curso intensivo:

  • RH299 — RHCE Certification Lab

Exame: EX300 — Exame Red Hat Certified Engineer.

O exame é prático com duração de 3,5 horas. Assim como o EX200, não é permitido o uso de quaisquer materiais externos e o acesso a Internet é limitado.

RHCA

Red Hat Certified Architect

É a certificação de TI fornecida para quem atingiu o nível mais alto de certificação da Red Hat. Diferente da RHCSA e da RHCE, a RHCA é flexível, sendo que o profissional de TI pode escolher em que área deseja concentrar a comprovação de suas habilidades.

De acordo com a área que o profissional escolher se especializar, o mesmo deve ser aprovado nos exames relacionados a área escolhida para obter o título de RHCA. Geralmente são cinco provas na área escolhida.

Cada exame tem sua duração e regras de aplicação definidas em sua própria página web. Veja um dos quatro links acima para mais detalhes de como obter a RHCA.


As certificações RHCSA, RHCE e RHCA são as certificações mais comuns e as mais reconhecidas em todo o mundo. Porém existem outras certificações e exames não mencionados neste artigo caso você queira aumentar seu expertise, para saber mais acesse:

Há diversas formas de realizar os treinamentos e exames da Red Hat, para saber mais acesse: