Desventuras de Bolso — Baixe Esse Sistema Super Simples

André “Oneiros” Sitowski
Rolando Dados
Published in
2 min readAug 1, 2017

Olá roladores e roladoras de dados. Você é mais um dos vários RPGistas que sempre sonhou em criar seu próprio sistema? Então pare de pensar em um sistema super complexo e crie algo simples, porém funcional, primeiro, como o Desventuras de Bolso, do Acacio Pereira.

Em apenas 13 pequenas páginas, o Acacio conseguiu resumir a criação de personagens, regras do seu sistema, magias, equipamentos e ainda disponibilizou dois cenários e alguns monstros de fantasia medieval e aventura futurista, com direito a duas versões da ficha de personagem.

O Sistema

ficha de personagem desventuras de bolso

O Desventuras de Bolso conta com três atributos: Físico, Mental e Sorte. Onde o Físico determina quanto você tem de Pontos de Vida (4 para cada ponto em Físico), Mental determina com quantas Perícias você começa o jogo (4 para cada ponto em Mental) e Sorte te dá 2 Pontos de Vida e 2 perícias para cada ponto que você apostar ali.

Para testar seus atributos você vai jogar 1d6 (um dado comum com seis lados) e somar seu atributo, se você superar a dificuldade, que varia de 4 a 8, você foi bem sucedido no teste.

Na hora da porrada do combate, o teste ainda continua simples. O atacante rola 1d6 e soma sua perícia Combate. O defensor rola 1d6 e soma Físico. A diferença entre os valores de teste, se o atacante tirar um valor maior, é descontado nos Pontos de Vida do defensor. Simples, fácil e rápido, não? Se qualquer um dos atributos chegar a zero, o personagem morre.

O livreto do Desventuras de Bolso ainda conta com um sistema de combate avançado, mas não vou entrar nesses detalhes.

Basicamente, o sistema se resume a isso, mas no livreto ainda tem várias coisas muito legais que não poderiam faltar num manual. Além disso, se você ainda não percebeu, o Desventuras de Bolso é genérico, permitindo que você crie seu mundo e cenário de aventuras. Tudo muito rápido e simples, para quem está começando ou muito fissurado para jogar.

Mas Por que Criar o Desventuras de Bolso?

Ninguém melhor para responder isso que o autor, certo? Então, Acacio, responde aí!

Esse sistema eu criei por dois motivos. Um é porque eu não gosto da maioria dos sistemas do mercado, eles são longos e demora muito para criar o personagem. Já perdi de mestrar partidas por causa disso. O outro é que eu quero ser escritor, o RPG é um excelente meio de treinamento.

Tá certo! Então, se você se interessou, é só baixar o Desventuras de Bolso clicando aí em baixo… é grátis!

E se você quiser conferir o livro que o Acacio escreveu, é só clicar no botão abaixo (ou aqui) e ser feliz.

--

--

André “Oneiros” Sitowski
Rolando Dados

Criador e autor do finado site Rolando Dados, André é apaixonado por literatura fantástica, principalmente a tolkiana, e adora filmes, games e música.