Cascavel: quando ir?

Camila Agner
Rotas do Oeste
Published in
4 min readNov 9, 2017

Coberta. Aquecedor. Pijama quentinho. Todo esse aparato faz parte da rotina do morador de Cascavel durante o inverno. Sem falar, é claro, nas blusas, cachecóis, tocas e meias grossas, instrumentos essenciais para o guerreiro que entra em combate com as frias noites, madrugadas e manhãs, típicas da estação mais fria do ano.

Em Cascavel, quando o frio se aproxima, marca presença, não deixa de ser percebido. O inverno na Capital do Oeste certamente é intenso, com termômetros marcando temperaturas perto do OºC e muitas vezes negativadas. O vento forte, característica particular de Cascavel, sopra e torna o processo ainda mais gelado.

As paisagens ficam diferentes. A geada, quando ocorre, deixa os verdes campos cobertos de branco. A névoa também aparece no inverno, fazendo assim uma composição com o gelo que toma conta de todos os espaços que pode. Há o belo característico da cidade, mas com muito mais cinza, mais frio.

É possível afirmar que as estações são muito bem delimitadas e marcadas em Cascavel. O verão nas terras cascavelenses tem temperaturas bastante elevadas. O vento, que no inverno é um vilão, em tempos de calor se torna uma benção reconhecida por todos que esperam um pouco de amenização para o clima abafado. A primavera tem cara de primavera. Muitas flores. Muita beleza. Estação linda e encantadora.

O meteorologista do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), Cesar Duquia, explica que em condições climáticas normais, quando não há influência dos fenômenos El Niño ou La Niña, essas características bem delimitadas das estações são facilmente constatadas. “Cascavel tem estações muito marcadas. Quando entra o inverno, as temperaturas despencam. No verão, há tempo quente e úmido. Então, há uma sazonalidade bem marcada”, explica Duquia.

A região em que a cidade está localizada se caracteriza como porta de entrada de frentes frias, dos ventos da primavera e outros ingredientes, que estão diretamente ligados com os fenômenos registrados no Oeste. “É a porteira de entrada do Paraná”, destaca o meteorologista do Simepar.

Mas, então, quem vem de outras regiões, precisa se preocupar com o que? Na verdade, não há motivo para preocupações, mas certamente, alguns visitantes de Cascavel, a depender de onde vêm, sentirão algumas diferenças em relação aos locais em que vivem.

“Quem vem do Oeste de São Paulo, Centro Oeste e Sudoeste do Estado, ou ainda do Sul do Mato Grosso do Sul, não sente grandes diferenças, porque os comportamentos nesses setores são mais ou menos semelhantes aos que ocorrem aqui no Oeste. Já quem vem de Curitiba e região sente a diferença, porque a temperatura é mais amena nesses locais”, contextualiza Duquia.

O meteorologista complementa ressaltando que as temperaturas normalmente são muito altas em Cascavel. “A noite é muito quente. Diferente de um clima de cidades mais elevadas, como São Paulo e Curitiba, que tem um clima aproximado ao temperado”, explica. Se o visitante estiver no verão, precisa estar preparado para o calor intenso. Já se estiver no inverno, a preparação deve ser para o clima bastante gelado e frio. Há outro fator importante para que aquele que vem a Cascavel. É preciso preparar bem, principalmente durante o verão, os olhos para o belo pôr do sol. “Normalmente, o pôr do sol na região de Cascavel é mais colorido. A radiação solar é espalhada ou é influenciada pela quantidade de aerossóis ou partículas como pó, terra, queimadas. Há um espalhamento do espectro de radiação, com coloração mais avermelhada”, diz o meteorologista Cesar Duquia.

Essas características tornam o céu de Cascavel belo, magnífico. Finais de tarde se tornam extremamente especiais. Olhar para o céu e ver uma obra de arte é um grande privilégio de quem está em Cascavel. Podemos dizer que independente da estação, há beleza na paisagem cascavelense, pronta para ser contemplada.

Se, mesmo munido de todas essas informações, ainda restou alguma dúvida sobre qual período é o melhor para visitar Cascavel, deixa a gente contar um segredo: cada intervalo de tempo tem os seus segredos e as suas belezas!

Mesmo assim, sabemos que alguns preferem chuva, outros calor e outros querem mesmo é ficar naquele meio termo. Por isso, separamos uma escala de satisfação quanto ao tempo de Cascavel. Presta atenção:

Tabela Climática — Fonte: Climatempo

Agora deu pra entender a tamanha variação da cidade?! Portanto, se quer visitar Cascavel e já sabe o seu perfil, escolha o período ideal e bom passeio.

Queeeeeima!

Tá calor, mas dou conta…

Let it go, let it go…

--

--

Camila Agner
Rotas do Oeste

Jornalista resgatando o hábito de escrever “só por escrever”.