As múltiplas faces de Burgess

Roteiros Literarios
roteirosliterarios
Published in
2 min readSep 5, 2014

Colaboração de André Sender

O começo da rua Cambridge, em Manchester, Inglaterra, é praticamente deserto. Galpões, fábricas e trechos interditados para obras lembram os cenários em que Alex DeLarge e seus drugues se divertiam em Laranja Mecânica. Talvez não seja coincidência ficar lá a sede da Fundação Internacional Anthony Burgess, criada para homenagear o autor da cultuada obra de ficção adaptada para o cinema por Stanley Kubrick.

Burgess nasceu e viveu seus primeiros anos em Harpurhey, subúrbio da cidade, e estudou literatura e língua inglesa na Universidade de Manchester. Seu frenesi literário começou em 1959, quando recebeu o diagnóstico de um tumor no cérebro. Ao final de 1962, já tinha publicado sete livros, incluindo sua obra mais conhecida, Laranja Mecânica.

A Fundação foi criada em 2003 pela viúva de Anthony, Liana Burgess, dez anos depois da morte do escritor, e tem, no térreo, um café e um espaço para apresentações artísticas decorado com objetos do autor — quadros, cartazes de filme e até seu piano.

Piano de Anthony Burgess na fundação em Manchester

Mas o grande atrativo fica no andar de baixo: uma biblioteca e um arquivo com os livros, discos, anotações e máquinas de escrever de Anthony Burgess. O acesso à coleção é controlado. Para visitar o local, que serve como centro de estudos de sua biografia, é preciso marcar horário com antecedência.

Mesmo sem uma visita agendada, porém, é possível conhecer um pouco mais dos gostos e da vida do escritor. Uma pequena área de exposição do lado de fora da biblioteca conta com livros que o inspiraram e quadros que faziam parte da sua coleção, além de discos que foram produzidos por ele.

Engine House Cafe

Endereço
Fundação Internacional Anthony Burgess
3 Cambridge Street, Manchester

Como chegar
A estação de trem mais próxima é a Manchester Oxford Road
Estações de tram próximas: St. Peter’s Square ou Deansgate-Castlefield

Para agendar visitas à biblioteca
Anna Edwards (arquivista)
anna@anthonyburgess.org

Originally published at http://novo.roteirosliterarios.com.br on September 5, 2014.

--

--