Acabei o TCC

Ah, esse é meio amigo João, que fez parte do ensaio. A plenitude dele me representa agora

Hoje foi dia de finalizar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) da minha graduação. Acertei os últimos detalhes com a orientadora e enviamos a "Dandara" para a gráfica.

Tudo bem que ainda não dá para dizer aos quatro cantos que estamos livres e formados. Precisamos apresentar e defender o projeto, receber a nota da banca e seguir a vida. Mas dá pra dizer que o trabalho acabou.

"Dandara" é uma revista que tem como público-alvo mulheres negras de 25 a 40 anos. A edição piloto tem 36 páginas com conteúdo sobre comportamento, representatividade, moda e beleza, cultura, perfil e um ensaio fotográfico.

A sensação de alívio é a melhor nesse momento. Sério: foram vários dias que fui dormir quase no horário de levantar. Ver que está tudo finalizado, em processo de impressão (sem mais nada para alterar, tirar ou por) é como se eu pudesse respirar de novo. Talvez eu derrame algumas lágrimas de orgulho quando realmente pegar o produto na mão. Ver e sentir além do arquivo digital.

Fazer um TCC é dolorido. Eu tive o privilégio de embarcar nisso com mais três amigos. Mesmo assim, parece que é um trabalho sem fim. Entretando, há caminhos para torná-lo mais fácil, como a escolha do tema e do segmento, por exemplo, para algo que lhe seja mais familiar, que mais lhe agrade.

No final, tenho certeza que você sente orgulho do que foi capaz de desenvolver. É mesmo emocionante chegar a este ponto. Assim como é entrar na faculdade, sabe? Você entra e pensa "eu estou na faculdade", agora você pega seu projeto e pensa "eu fui capaz disso".

Enfim, foi apenas uma divagação e uma breve comemoração. Obrigado!