Roupa Livre + Pimp My Carroça

Mari Pelli
Roupa Livre
Published in
3 min readApr 27, 2015

O Pimp My Carroça é um daqueles projetos que a gente admira muito e que vivia na nossa listinha de iniciativas que tínhamos vontade de fazer coisas junto. Um belo dia resolvemos escrever pra eles e perguntar: Como podemos ajudar vocês? Papo foi, papo veio e chegou o dia ☺ Fomos convidados pra participar da primeira edição do Pimp Nossa Coperativa.

Dessa vez, ao invés de fazer uma ação só com as carroças e os catadores, o coletivo vai dar uma repaginada completa na cooperativa. Além das carroças ficarem mais bem equipadas e bonitas, o ambiente de trabalho vai ficar mais bacana. Assim, além dos catadores, toda a comunidade envolvida nas cooperativas vai ser beneficiada!

Nós vamos contribuir Pimpando e Re-Roupando peças que estão encostadas por aí, para virarem roupas novas para os catadores e a comunidade. Estamos preparando uma oficina com as mulheres da cooperativa e um mutirão pra produção das peças durante o dia da ação, na quarta que vem dia 08 de Abril.

Quer vir com a gente? Estamos precisando de doações de roupas usadas, principalmente camisas masculinas e femininas. Elas vão ser a nossa matéria prima! Para doar, é só falar conosco pelo e-mail: nos@somos.etc.br ou pelo grupo do do Facebook. Temos um ponto de coleta na Vila Madalena — Rua Laboriosa, 89.

Ah! E participando da Oficina de Re-Roupa você também contribui para que a gente consiga financiar alguns dos nossos custos na ação. Principalmente uma parte da passagem de vinda da Gabi Mazepa do Rio pra SP e uma pequena ajuda de custo pra Elisa e Mari. Se faltava motivo pra se inscrever, agora não falta mais!

Conheça mais sobre o Pimp My Carroça:

O Pimp surgiu para questionar e mudar o descaso da sociedade em relação aos catadores e o destino de incontáveis toneladas de materiais recicláveis que são desperdiçados cotidianamente. No começo o trabalho se resumia ao trabalho artístico do Mundano, grafiteiro e idealizador do projeto. Ele percebeu que a pintura de frases de efeito nas carroças aumentava a interação das pessoas com estes trabalhadores, assim como uma carroça toda pintada e colorida deixava o catador mais feliz e as pessoas com menos preconceito. Os expressivos resultados fizeram com que ele levasse essa ideia a diversas cidades do Brasil e do mundo.

Hoje em dia, além das pinturas nas carroças, cada evento do Pimp leva para os catadores atendimento na área de saúde e bem-estar, equipamentos de segurança e ações de engajamento e conscientização da sociedade. É uma forma de agradecer e valorizar o trabalho das mais de 16 mil pessoas que sobrevivem honestamente da coleta de materiais recicláveis com suas carroças, contribuindo para que a gente não se afogue no nossos próprio lixo. Eles não acreditamo que a carroça e a tração humana sejam formas adequadas para a coleta e muito menos a solução pro problema do lixo (e por isso tomam atitudes para que a situação como um todo seja olhada com cuidado, através de seus manifestos). Mas é certo que não podemos ignorar a sua existência e o importante serviço que prestam à sociedade.

— post escrito com carinho por Mari Pelli.

Originally published at www.roupalivre.com.br.

--

--