Avaliação e mensuração de resultados em comunicação digital e social media

Só de ler o título desse texto você já franziu a testa e uma dorzinha de cabeça começou a martelar, não é mesmo? Eu entendo você.

Samyr Paz
Samyr Paz in RP Faz
Feb 20, 2017 · 8 min read
Assim que você se sente ao pensar em avaliação e mensuração de resultados?

Comece pelos objetivos e metas do planejamento de comunicação

Eu falei que avaliar e mensurar resultados em comunicação encontra uma aliada na tecnologia, certo? Também há um ponto negativo nessa aliança, que é a super valorização dos dados fornecidos por ferramentas de monitoramento, seja do Facebook Insights ou qualquer outro sistema do tipo. Quando eu tinha pouca experiência no assunto, olhava diariamente os gráficos de visualizações de página, alcance e engajamento, por exemplo, e sabe o que conseguia deduzir? Absolutamente nada! Quero salientar que não são os dados que vão fornecer as respostas para suas análises. Antes disso você precisa saber o que perguntar e para onde olhar, no meio de tanta informação.

Avaliação e mensuração de resultados não existe sem planejamento.

Onde você quer chegar com suas ações de comunicação? Qual o propósito do seu conteúdo legalzão, diferentão e super cool? O que você espera que as pessoas façam após ver a mensagem que você produziu? Antes de avaliar resultados, antes de colocar a mão na massa e produzir conteúdo, você deve ter as respostas para essas perguntas na ponta da língua. Tudo começa na definição de objetivos e metas, ou seja, avaliação e mensuração de resultados sequer existe sem a construção de um planejamento de comunicação.

  1. engajamento com a marca: neste objetivo você já conta com uma audiência que acompanha seu conteúdo, no entanto precisa qualificar esses seguidores para interagir com a marca nas redes sociais. Em resumo, você busca advogados e evangelizadores da marca, que irão defendê-la e recomendá-la. As metas podem ser números de comentários e compartilhamentos.
  2. gerar vendas e negócios: este objetivo é o que todo mundo quer, não é mesmo? Nem sempre. Como profissionais de Relações Públicas sabemos que construir reputação e confiança é consideravelmente mais importante que resultados de venda a curto prazo. Porém, estamos em um mundo capitalista que gira em torno de dinheiro e consumo. Em especial, marcas que vendem seus produtos e serviços pela internet irão associar os resultados diretamente ao seu trabalho. Metas? Volume de vendas e clientes interessados (leads).

Metas e KPIs (Key Performance Indicators)

Em cada um dos objetivos citados anteriormente, comentei quais metas poderiam estar ligadas a eles. Imagino que você já saiba o que são metas, mas vale uma breve lembrança: metas são resultados tangíveis e mensuráveis que você deseja alcançar no seu plano de comunicação. Atingir o seu objetivo passa pelo processo de alcançar essas metas. O mais importante para entender aqui é que você deve definir esses resultados quantitativos de forma plausível, isto é, mirar em metas que sejam possíveis alcançar. De nada adianta você definir metas de audiência de milhões de pessoas, por exemplo, se você está trabalhando com uma marca local ou de nicho. Mantenha os pés no chão, com metas claras e fáceis de medir, pois isso facilita a avaliação dos resultados.

Bônus: ROI (retorno do investimento)

ROI — Return of Investment ou Retorno do Investimento, é um cálculo super simples de fazer, que demonstra o quanto seu trabalho gerou de valor financeiro, em relação ao que foi investido para realizá-lo. Você deve ter pensado: “oh meu Deus, cálculo não!”. Pode relaxar, que esse aqui é barbada mesmo.

CONCLUSÃO: Não tenha medo de mostrar seus resultados

Avaliação e mensuração de resultados em comunicação é algo muito importante e não deve ser encarado de forma leviana. Espero que esse artigo tenha ajudado você a valorizar não somente esta prática, mas também os resultados que seu trabalho pode alcançar. Se você se aprimorar na prática deste tema, vai ver o quanto você é e pode ser valioso para empresas e clientes. Qualquer coisa que você for fazer, mínima que seja, já gera um resultado incrível. Então, fique de olho e não deixa ninguém te botar pra baixo. Lembre-se também que avaliação é um processo contínuo, que deve ser estabelecido desde o início do planejamento e se manter constante durante a execução dos programas de comunicação. No caso do digital, fica ainda mais fácil acompanhar os resultados, pois existem ferramentas que tornam a prática acessível e descomplicada.

RP Faz

Conteúdo sobre comunicação digital para RPs.

7

7 claps
Samyr Paz

Written by

Samyr Paz

Professor de Relações Públicas (Feevale). Doutorando em Comunicação e Informação (UFRGS). Coordenador de Eventos na AGECOM (Feevale).

RP Faz

RP Faz

Conteúdo sobre comunicação digital para RPs.