Conceitos Básicos do RPG

Rafael Panczinski
Vem Jogar RPG — Triunfo/RS
3 min readMay 24, 2019

Role Playing Games, RPG, são jogos mentais onde um grupo de pessoas se reúnem para, ao jogares, criarem uma história em conjunto. A seguir temos uma pequena introdução aos termos comuns de RPG, e que ajudarão a explicar melhor como funciona. Alguns RPG podem não conter algum desses elementos ou contê-los de forma não usual, no entanto a grande maioria dos jogos disponíveis se utilizam dos conceitos abaixo.

Mestre/Narrador/DM/Guardião

Dentre todos os jogadores, um assumirá o papel de mestre. Esse jogador não interpreta nenhum protagonista da história, ele criará o mundo de jogo, criará e interpretará os personagens coadjuvantes, desde um simples camponês até o grande vilão. Em um exemplo prático, se fosse um RPG eletrônico o mestre seria o computador, processando e gerando o mundo de jogo. Importante lembrar que o mestre não joga contra os jogadores, mas deve proporcionar desafios divertidos à todo grupo, inclusive a si mesmo.

Jogadores/Players/PJ/PC/Investigadores

Todos os demais jogadores tem para si o papel de um dos protagonistas da história apresentada pelo mestre. Eles que irão decidir quais ações seus personagens tomam em reação as situações apresentadas pelo Mestre. E nessa troca de ações e reações que a história é construída e o jogo jogado.

Sistema de RPG

Como todo jogo, ainda mais se desenvolvendo de forma mental, o RPG necessita de regras. Esse conjunto de regras recebe o nome de sistema. No entanto não existe um sistema de regras para todos os jogos. Cada jogo possui seu próprio sistema de regras, que podem estar presentes em mais de um produto inclusive. Por isso é comum ouvir dizer que “tal jogo é D20” ou “usa o sistema de D20”, quer dizer que aquele livro usa as regras do Dungeons & Dragons (sistema D20), sejam as originais ou derivadas do jogo original.

Cenário

Diferente do sistema de regras, o cenário é a descrição do mundo onde se passam as aventuras de jogo. O cenário abrange as descrições de regiões, adversários, ganchos de aventuras e qualquer outra coisa que não seja os personagens protagonistas. Existem diversos cenários prontos a venda, sendo Tormenta um dos mais famosos do país. Mas nada impede de criar o seu próprio mundo do zero ou utilizar um mundo oriundo de algum filme ou série.

Sessão

Cada encontro para jogar é denominado sessão. Basicamente quando alguém falar em sessão de RPG é a reunião para jogar, seja presencial ou online.

Aventura

É uma história com começo, meio e fim no RPG. Normalmente são jogadas em duas ou três sessões. Seria mais um menos como a historia de um filme ou livro. Por exemplo, o Star Wars Episódio IV seria uma aventura de RPG.

Campanha

Uma sucessão de aventuras jogadas com os mesmos personagens no mesmo cenário é caracterizado como uma campanha. Por exemplo, a saga principal de Star Wars seria uma campanha.

One-Shot

São chamadas assim aventuras planejadas para durarem apenas uma sessão. Normalmente são utilizadas para experimentar novos sistemas, apresentar o hobby a outras pessoas ou usá-las em eventos.

--

--